sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O típico almoço inglês

Dos hábitos mais estranhos que me tenho apercebido é que os ingleses não almoçam.

Nós portugueses temos uma relação próxima com a comida e é rara a ocasião de festas em que não haja comida em farta.
Para nós, a comida é muito mais do que uma necessidade básica, é um prazer.O que seria do Natal sem o bacalhau, o bolo Rei, sonhos e rabanadas? A maioria ( senão todas) das nossas reuniões familiares dá-se à volta da mesa e o mesmo acontece para com nosso grupo de amigos ( “ temos que ir almoçar”, “ temos que combinar jantar”) isso é a maneira portuguesa de dizer que nos temos que encontrar.

Para nós portugueses celebrar é comer, para os ingleses celebrar é beber.

Para os ingleses sentar à mesa e comer um maravilhoso almoço é algo que nunca devem ter feito na vida. Comer uma sandocha ou qualquer coisa parecida e em andamento ou sentados à secretária, parece algo normal. Não comer por e simplesmente também parece normal....
Ainda pensei.. será por forretice? Será que isto não representa a maioria? Pondo essas hipóteses de lado após ter comprovado empiricamente... digo-vos... “ lunch” é algo que não deveria estar contemplado no dicionário ingles, porque não “ existe”.

Ver beber 2 copos de coca cola ou cerveja seguidas à hora do almoço e não comer nadinha é algo que me tira do sério, mas que tenho visto muito boa gente a fazer isso.
Sinceramente, ficava a olhar para eles e a pensar " Então e a comidinha, não há?"
E não havia mesmo.

Isto tudo fica muito mais claro quando me dizem que jantam as 6 da tarde... Pois claro!
Eu antes de vir para aqui pensava seriamente que isso era algo " cultural" , muito inglês, ou então tinha a ver com o facto de anoitecer cedo.
Na minha versão naif achava-os um povo com costumes de velhas... com chá e bolinhos à mistura e xixi-cama à hora do Vitinho.

Hoje percebo que o motivo para jantarem a essa hora tem a ver com o facto de não fazerem uma refeição decente ao almoço ( ou simplesmente suprimirem-no!) e chegarem as 6 e estarem esganados de fome... porque chás e biscotinhos não enchem.a barriga...e gins tónicos à saída do trabalho já agora também não.

Em relação à comida inglesa posso-vos dizer que comi umas coisinhas boas de chorar por mais feito por uma pessoa que conhece como ninguém a comida inglesa ( mas claro não é comida que se faça diariamente em casa).

Mas aquilo que é considerado típico como o Fish and Chips ( e é o que mais se come)... não me lixem, mas isso ou douradinhos com batatas fritas vai dar igual.

Chamarem ao que comem “almoço”? Vá lá, não me ofendam!

9 comentários:

Raquel Figueiredo disse...

Vou enviar-te umas receitas deliciosas para vocês os dois fazerem! Esquece lá isso do beer-lunch...não te quero ver no verão com a barriga de cerveja !!!
Beijos

Nero disse...

Cara vizinha,
Nem sabe como a invejo por V. Ex.ª poder almoçar...

Pepita Chocolate disse...

Estou a ver que esses ares por aí, são um baú de novidades para ti.
vais dando notícis desses inglesinhos e mostra-lhe como é um bom almoço de faca e garfo.

Bjs

Bottled (em português, Botelho) disse...

Cara vizinha,

Como seria de esperar, eu identifico-me muito com essa postura muito britânica.

Viva a bebida!!!

Agora, como sou tuga de gema, também não posso deixar de me identificar com a nossa postura.

Viva a comida!!!

Se alguém, depois disto, escrever aqui que eu dou para os dois lados... está certo! Mas só neste caso, notem bem!!!

Hic Hic Hurra

Mary disse...

É POR ISSO Q ADORO SER TUGA! comer comer comer comer!!! "bora fazer qq coisa"... " podias la ir jantar"... "que fazes amanha???"... "th um almoco combinado".... "domingo bora à praia?" "opah almoco sempre com a mamae"...... ai meri... é por isso que o meu cagueiro está como está!!! pq n tou a cháááá orabem!!! :) bye bye! th q te ir visital!

Meia Manga disse...

Pois, pois... Eles é que têm os valentes PIB's, as altas taxas de empregabilidade e os grandes índices de desenvolvimento humano... Mas quando toca à comidinha, quem é que fica na cauda da Europa? Nós não!!

Malu Almeida disse...

ai maria...douradinhos com batatas fritas...essa matou-me! a melhor maneira de descrever fish and chips LOLLLOLLOL só tu!

Regedor disse...

eu prefiro os douradinhos.. tb estou no uk e confirmo a alimentacao ca nem sequer permite a correcta fabricacao do coco!

Edite Esteves disse...

Parabéns pelo blog.
Partilho os meus:
http://meditacaoparaasaude.blogspot.com
Muito grata!