sexta-feira, 29 de junho de 2007
Conversas Envenenadas: o Calcanhar de Aquiles das Mulheres
Ai que pirosa! Olha-me só aqueles sapatos… terríveis! Mas comprou aquilo onde? Para ai na sapataria chunga Guimarães!O vestido é de fugir, faz-lhe umas ancas! Ancas e não só! Parece-se ainda mais baixa! Mais baixa não… uma anã!
Ui, olha-me o cabelo… ri… di…cu… lo! Tinta de supermercado, vê-so logo! Ui… ve.. ve … o penteado! Que labrega! Ai… não posso! Tem um anel de curso… que bimbice!
Deve estar cheia de inveja de eu estar aqui com o ex dela!!! Roi-te toda, ele está aqui comigo!! Está aqui comigo e já perdeu o mau aspecto quando estava contigo, já perdeu o aspecto magrelas!(e olha com ódio para ela) Ai que nervossssssss essa gaja!!!! Sabes… estava sempre a por de dieta o rapaz… essa bolita! Ai… ainda por cima estou bronzeada deve estar cheia de inveja essa gorda!
Devia ter vergonha e começar a fechar ela a boquinha! Gorda! Eu sou muitoo mais gira!! Se te contasse o que o Pedro me disse dela… quando formos jantar todas conto, para vocês se rirem!
Por falar nisso onde é que ele anda?
Ai… Ve-me só aquela gaja a olhar para mim… feiaaaaaaaa todos os dias! Olha-me aquilo… toda vermelusca e escaldada! Com aquela pele, quer ficar bronzeada?? Nem que beba óleo tropical!!! Ainda por cima está com aquele gajo, está-me a provocar! Mas também desde que está com ela… olha como está mais gordo! Aposto que só comem porcarias! Essasinha tem mesmo cara que nem uma refeição decente sabe fazer!... è bem feita, ele merece!E se lhe meter os palitos ainda melhor!! Esse trole… fogo… tava cega! E ela deve estar muito contente… coitada! Ela é uma convencida, com a mania, só pode! Quem é mais gira, eu ou ela? Ai a cabra está com o vestido parecido com o meu… mas fica-lhe mal! É um pau de virar tripas, desengonçadaaa, olha-me aquela auto-estrada no cabelo!!
Mais valia comprar tinta para o cabelo no supermercado do que ir ao cabeleireiro de 6 em 6 meses fazer madeixas! Olha, sabes como se chama a gajas como ela: inteligência artificial! Ai… olha… ele também não valia nadinha! Um egoísta daqueles… sabe lá o que é dar prazer a uma mulher! Muito mausinho…. Por isso é que o suportava… por amor!! Aquele flirt com o brasileiro… foi uma tontice! Mas é bem-feita… fiz muito bem… ao menos separei-me desse trole, e ele foi para os braços da Gorda! Por falar nisso, onde é que ele anda?
Olha… vieram-me contar que viram o Pedro a falar com desengonçada bimba! E que estavam em grande clima! Oh amiga , tem calma!
-Quem te disse?
Opa, pediram-me para não te dizer nada! Mas que foi super descarado e olha… viram-nos a sair juntos daqui. Abraçados! Como foi capaz? Tu és muito mais gira que a bimba!! Tu és linda e inteligente!
Mas isto não é nada de novo…Disseram-me que ele já se tinha feito à Ana, e a Inês, mas elas não te contaram nada, porque tiveram pena de ti…uma cabras foi o que foi!
Aliás a Ana só não teve nada com ele… porque ela não quis.
E eu como tua melhor amiga, tinha que te contar isto! Acho que deves pensar mesmo que esse gajo não é para ti!
Olha Pedro, vieram-me contar que a tua namorada desconfia de ti! Que acha que tu a andas a trair com a tua ex namorada!E eu como melhor amiga dela…e amiga dos dois… achei por bem vir falar contigo!Pedro….ok… ela é bem engraçada! Mas dai à Claúdia desconfiar de ti…achei muito mal da parte dela! Acho uma parvoíce depois das provas de amor que lhe deste! E própria acabei de falar agora com ela… e disse que ela nem devia dar ouvidos a esses rumores. Que tu a amas e que sempre foste correcto até quando a Ana se fez a ti… enquanto ela!!! Pedro, eu como tua amiga tenho que te contar isto… a Cláudia anda a trair-te!Está a ser uma cabra sem escrúpulos! Só não posso dizer-te ainda com quem… estão a olhar para nós há demasiado tempo. É uma longa história!
Olha, amanha vou passar perto de tua casa a noite, que tal irmos jantar?
quinta-feira, 28 de junho de 2007
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Acredita, tu consegues!
Este é o anúncio do American Express que há uns meses passava na televisão…. O primeiro prenuncio do que vinha para ai. Será?
Aventurou-se, viveu…fez fortuna, teve sucesso!
(...)O que te falta é um pequeno gesto.
Acredita, tu consegues!!”
Fui buscar este pequeno anúncio a propósito do Senhor que todos falam: Joe Berardo!E falar de Joe Berardo é falar de imensa coisa, é falar de vinhos, falar de desacatos com o Governo, é falar do benfica.. do Rui Costa e OPA, é falar do Museu Berardo que foi inaugurado ontem.
A propósito disso, cheguei à conclusão de que a cultura não é apenas uma questão de elites é também uma questão de modas.
A mediatização do museu, do próprio Berardo foi publicidade positiva para si.
A mim pelo menos aguça-me a vontade de ir lá ver a exposição, e de ir o mais depressa possível...é uma questão de modas está claro, isto a ter atenção aos numeros astronomicos de visitas nas últimas 7 horas: 12 mil pessoas!
Mas mesmo admitindo que seja uma questão de modas, que mais de metade daquelas pessoas sejam da brigada do croquete e os fura salgadinhos, pouco interessa...não difere muito dos que visitam carradas de museus no estrangeiro, não em busca dos salgadinhos... mas em busca das fotos da praxe num museu qualquer. Além dos realmente interessados e entendidos na matéria, há outra parte que até vai sem fé nenhuma e sai de lá rendido... e isso já é um progresso!
O homem de negro ( Joe) tem uma mente iluminada com uma visão de economicista.
Ele é a prova Marxista de como o dinheiro gera dinheiro( ou melhor milhões).Não dá ponto sem nó e o que dá é tão forte como o nó de marinheiro. Já está naquela fase que não ambiciona apenas dinheiro, mas reconhecimento social e um lugar na história. Chamemo-lhes... vaidade social!
Joe Berardo já prometeu entradas grátis para os funcionários públicos e para os sócios dos principais clubes… bom golpe!
Quando Jardim bater as asas madeira fora...será que cometerá a loucura de tentar a ocupar o “ trono”? A acreditar pela imprevisibilidade do homem, pelo slogan do anúncio, e pelas imagens que passaram já está bem posicionado… tem um lugarsito sentado, e a frase essa não lhe sairá certamente da cabeça:
“ Acredita, tu consegues!”
PS: Além da vaidade social …tinha que acrescentar isto ( thanks Nuno;))… é um “terrorista”, quase todos os homens de negócio o são… e quem disser o contrário.. meu amigos…. ( de boas intenções está o inferno cheio). A sua téncica preferida é a destabilização, é o Rosbespierre das empresas ( BCP, Benfica, Sogrape). Não voam cabeças, mas quase… com o objectivo de pertubar para reinar, e de sacar uns bons milhões.Um bluffer, um óptimo jogador de poker, para alguns...que faz com que valorize tudo o que mete a mão ( as obras de arte.. segundo alguns estão valorizadas muito acima).
Marketing pessoal, o que quiserem! Blafejado de sorte, chica espertisse, sacanisse ou inteligencia ... é o homem que se fala... o Homem do momento.
terça-feira, 26 de junho de 2007
Abre a Pestana!
Hoje li um artigo da Isabel Stiwell que dizia qualquer coisa do género como
: “ devemos desconfiar das pessoas que não gostam de dormir e que acordam bem humoradas!”
Eu acho que deve haver desconfiança, realmente! Eu pelo menos desconfio!!!Será que aquele toino que está sempre a sorrir , aquele engomadinho de meia tigela quando vai ao café, nos engana com tanga do adoçante e mete lá outra coisa qualquer?
Será que anda tomar alguma droga?
Depois da desconfiança vem a inveja: "Como tu estás sempre assim, tão bem disposto, sem aspecto de sono, todas as manhãs desde que te conheço??? TU NÃO ÉS NORMAL!"
Pois é, a normalidade tem sempre por ponto de medida nós mesmos! Porque nós temos sempre a pretensão de que somos o “ normal” e os outros são ou não consoante o nosso próprio padrão. Isso em tudo, na inteligência, na beleza, etc…
E a normalidade para mim é acordar sempre cheia de sono, com vontade de dormir mais 2 horas pelo menos, e sem vontade de falar!
Faço um esforço para largar a almofada, resisto contra o despertador, pelo menos 3 vezes, não dirigo uma palavra nos próximos segundos. E prometo a mim mesma que no próximo dia me deitarei mais cedo!Ok… eu sim, sou normal!
Por isso, tendo por mim este padrão, tenho que concordar com a Isabel Stiwell e “desconfiar” dos super sorridentes e bem dispostos matinais com 2 horas de sono em cima! Que acham que a vida é curta demais para perder a dormir7 horas por noite. Que fazem contas de cabeça com o tempo que uma pessoa média “ gasta” a dormir!
Desconfio, porque os invejo, desconfio porque acho anti-natura estar bem disposto quando se acorda! E é tão estranho para mim que penso que é tão impossível como espirrar e manter os olhos abertos!! O despertador irritante toca… quando se tem 2 horas de sono e um dia inteiro pela frente, quando está um calor horrível ou então um frio que não apetece sair da cama fofa …. E há sempre uns cromos que sorriem assim que abrem a pestana nos primeiros 3 segundos? Que estão com uma felicidade porque vão ter que acordar, gramar horas de transito, gramar o chefe?
Não pode ser! Desconfio Sim!! Invejo-os também… e não liguem o meu mau humor! Dormi pouquinho hoje!
: “ devemos desconfiar das pessoas que não gostam de dormir e que acordam bem humoradas!”
Eu acho que deve haver desconfiança, realmente! Eu pelo menos desconfio!!!Será que aquele toino que está sempre a sorrir , aquele engomadinho de meia tigela quando vai ao café, nos engana com tanga do adoçante e mete lá outra coisa qualquer?
Será que anda tomar alguma droga?
Depois da desconfiança vem a inveja: "Como tu estás sempre assim, tão bem disposto, sem aspecto de sono, todas as manhãs desde que te conheço??? TU NÃO ÉS NORMAL!"
Pois é, a normalidade tem sempre por ponto de medida nós mesmos! Porque nós temos sempre a pretensão de que somos o “ normal” e os outros são ou não consoante o nosso próprio padrão. Isso em tudo, na inteligência, na beleza, etc…
E a normalidade para mim é acordar sempre cheia de sono, com vontade de dormir mais 2 horas pelo menos, e sem vontade de falar!
Faço um esforço para largar a almofada, resisto contra o despertador, pelo menos 3 vezes, não dirigo uma palavra nos próximos segundos. E prometo a mim mesma que no próximo dia me deitarei mais cedo!Ok… eu sim, sou normal!
Por isso, tendo por mim este padrão, tenho que concordar com a Isabel Stiwell e “desconfiar” dos super sorridentes e bem dispostos matinais com 2 horas de sono em cima! Que acham que a vida é curta demais para perder a dormir7 horas por noite. Que fazem contas de cabeça com o tempo que uma pessoa média “ gasta” a dormir!
Desconfio, porque os invejo, desconfio porque acho anti-natura estar bem disposto quando se acorda! E é tão estranho para mim que penso que é tão impossível como espirrar e manter os olhos abertos!! O despertador irritante toca… quando se tem 2 horas de sono e um dia inteiro pela frente, quando está um calor horrível ou então um frio que não apetece sair da cama fofa …. E há sempre uns cromos que sorriem assim que abrem a pestana nos primeiros 3 segundos? Que estão com uma felicidade porque vão ter que acordar, gramar horas de transito, gramar o chefe?
Não pode ser! Desconfio Sim!! Invejo-os também… e não liguem o meu mau humor! Dormi pouquinho hoje!
segunda-feira, 25 de junho de 2007
sexta-feira, 22 de junho de 2007
Santo António Vs São João
Equilíbrio de poder? Ou braço de ferro entre santinhos?
Mangericos ou martelinhos?Quem é o mais poderoso?
Segunda feira, o "Pós e Contras" será aqui no Blog! : Santo António vs São João!!
PS: Mais uma vez terei a nobre missão de fazer a minha pesquisa in loco!
Prometo não ser tendenciosa!
PS 2: desafio toda a vizinhança e restantes leitores do blog a participarem no debate e me enviarem argumento a favor de um dos candidatos: Santo António ou são João??
Por isso: Aldeia Lusitana, Sofista, Diario de uma Gestora, e Gato Escaldado,shimmilya toca a tomar uma posição! Até 10 argumentos!
O debate está lançado a partir de AGORA!( Os resultados serão conhecidos na segunda feira!!!!).
quinta-feira, 21 de junho de 2007
Até que a voz lhe doa!
Não há estilo musical que retrate melhor os Portugueses do que o fado. O fado é destino puro, não só na sua essência da palavra ( latim- fatum, i- destino) mas no seu modo de ser cantado. É uma melacolia triste, de aceitação do “ destino”, de contemplação da saudade.
O fado é solitário e sentido, quase que chorado ao nosso ouvido.
Ao Tuga puro corre-lhe fado nas veias, fado….e minis pronto!!Há uma melancolia incrustada e tirando as jolas e o futebol são poucas as que lhe propiciam felicidade e um sorriso honesto. O Tuga arrastasta-se e vive da saudade carregada de símbolos messiânicos: sebastianismo ou salazarismo…
Eu não tenho idade para ter vivido o salazarismo, mas começo a entender o que se queria dizer com “ censura”, e começo subitamente a perceber esse sentimento de saudade, muito embora não partilhe de todo…. Estranha-se que Salazar tenha ganho o melhor português de sempre… eu começo a achar que há mais salazaristas do que se pensa e que há uma nostalgia tímida e inconfessável pelo Fado, Futebol e Família , os três “F” do Estado Novo. De propósito ou não, acho que está ai a nascer um novo conceito de “socrazatismo”… isto olhando para as notícias que têm rebentado nos últimos tempos respeitantes ao PM.
Voltando ao fado… ao destino, e à melancolia, o nosso pessimismo foi contabilizado em números. Segundo o Eurobarómetro divulgado ontem em Bruxelas 88% dos portugueses confessa que a situação económica do país é má e que não há melhoras à vista. A cantiga do costume! Bem longe da média europeia, onde o grau de satisfação é de 52 %, e onde Holanda e a Dinamarca conseguem obter 99% de satisfação! Coisa impensável!
O mais incrível é que parece que a economia do país é uma coisa exterior a nós. “Está mal!” Está na ponta da língua!
Mas os créditos ao consumo no interior de muitas casas ( muitas mesmo) continuam a disparar os lucros para a Cofidis, Cetelem, Mediatis, Ge Money e por ai fora. Créditos com taxas de juro altíssimas com o isco de “ sem porquês”, para carros, viagens, roupa, telemóveis, plasmas…
Se está mal, ninguém se lembra! Se está mal não parece, olhando para os consumos não essenciais a disparar. Perdeu-se hábitos de poupança e uma lógica do “ amanhã logo se vê” impera.
Enquanto assim for, o pais continuará a cantar o fado, a cambalear de coxo, com uma melancolia cerrada….em qualquer esquina, em qualquer casa, em qualquer sítio, até que a voz lhe doa.
O fado é solitário e sentido, quase que chorado ao nosso ouvido.
Ao Tuga puro corre-lhe fado nas veias, fado….e minis pronto!!Há uma melancolia incrustada e tirando as jolas e o futebol são poucas as que lhe propiciam felicidade e um sorriso honesto. O Tuga arrastasta-se e vive da saudade carregada de símbolos messiânicos: sebastianismo ou salazarismo…
Eu não tenho idade para ter vivido o salazarismo, mas começo a entender o que se queria dizer com “ censura”, e começo subitamente a perceber esse sentimento de saudade, muito embora não partilhe de todo…. Estranha-se que Salazar tenha ganho o melhor português de sempre… eu começo a achar que há mais salazaristas do que se pensa e que há uma nostalgia tímida e inconfessável pelo Fado, Futebol e Família , os três “F” do Estado Novo. De propósito ou não, acho que está ai a nascer um novo conceito de “socrazatismo”… isto olhando para as notícias que têm rebentado nos últimos tempos respeitantes ao PM.
Voltando ao fado… ao destino, e à melancolia, o nosso pessimismo foi contabilizado em números. Segundo o Eurobarómetro divulgado ontem em Bruxelas 88% dos portugueses confessa que a situação económica do país é má e que não há melhoras à vista. A cantiga do costume! Bem longe da média europeia, onde o grau de satisfação é de 52 %, e onde Holanda e a Dinamarca conseguem obter 99% de satisfação! Coisa impensável!
O mais incrível é que parece que a economia do país é uma coisa exterior a nós. “Está mal!” Está na ponta da língua!
Mas os créditos ao consumo no interior de muitas casas ( muitas mesmo) continuam a disparar os lucros para a Cofidis, Cetelem, Mediatis, Ge Money e por ai fora. Créditos com taxas de juro altíssimas com o isco de “ sem porquês”, para carros, viagens, roupa, telemóveis, plasmas…
Se está mal, ninguém se lembra! Se está mal não parece, olhando para os consumos não essenciais a disparar. Perdeu-se hábitos de poupança e uma lógica do “ amanhã logo se vê” impera.
Enquanto assim for, o pais continuará a cantar o fado, a cambalear de coxo, com uma melancolia cerrada….em qualquer esquina, em qualquer casa, em qualquer sítio, até que a voz lhe doa.
quarta-feira, 20 de junho de 2007
Trabalho de casa
Não, não estou armada em professorinha! E ao passo que isto vai, qualquer dia, qualquer professora se habilita a levar uma sova porque marcou trabalho de casa para o fim-de-semana, ou mandou um puto ao quadro fazer um exercício qualquer.
Amanha estarei ausente.Só voltarei na segunda feira!
Contudo peço-vos uma ajuda: novas ideias para o blog, novos temas, sugestões e críticas.... e sim!! Comentem e até a minha caixa de correio ficar no limite máximo de armazenamento! Eu prometo responder a todos!
Será que vai estar sol?
Encontramo-nos segunda no sítio do costume!
Amanha estarei ausente.Só voltarei na segunda feira!
Contudo peço-vos uma ajuda: novas ideias para o blog, novos temas, sugestões e críticas.... e sim!! Comentem e até a minha caixa de correio ficar no limite máximo de armazenamento! Eu prometo responder a todos!
Será que vai estar sol?
Encontramo-nos segunda no sítio do costume!
Diz-me o que ditam os Astros hoje!
A Astrologia sempre me despertou um certo interesse. E esta talvez seja mesmo a palavra indicada “ INTERESSE”. Isto... porque só me interessa quando corre bem para o meu lado! Quando tem piada ler umas coisas giras dos signos e tal, quando
“ interesseiramente” é prazeroso e frutífero para mim!
E começando por explicar isso… e desculpem-me a redundância, é um “ interesse interesseiro”! Devo-vos dizer que sou uma pessoa cheia de sorte, segundo os astros…
Pertenço à maioria de curiosos que não pesca nada de astrologia, mas que não resiste a dar uma espreitadela nas últimas páginas dos jornais para ver o ”horóscopo”. Como os jornais diários gratuitos que dão diariamente por Lisboa são dois ( pelo menos), leio pelo menos 2 horóscopos por dia, e claro.… escolho “ interesseiramente” aquele que mais me convém. E por isso, sim… sou uma grande sortuda! Estou sempre no dia perfeito para qualquer coisa!
Se é verdade, se acontece o que os " astros ditam"… não sei. Suponho, assim à grande que falham e bem! Mas isso pouco interessa, já tive a minha parte lúdica! E mesmo que falhem...não existe livro de reclamações, nem provedor de " astrólogos" , nem ninguém vai pedir uma indemnização aos astrólogos por terem falhado as previsões...porque verdade seja dita...ninguém leva "aquilo" sério.
O curioso é que a teoria de que inefabilidade dos astros pregada pela Maya, pela Lina qualquer coisa… vai por água a baixo, quando se contradizem entre signos e no mesmo dia. Será que há engarrafamento nos astros? Será que há uns choques frontais entre vénus e Saturno ou o diabo que os valha que faz lixar o mapa astral entre os astrólogos de jornais? Umas valentes bebedeiras astrais?
Será que o trânsito caótico na VCI, ou na Segunda Circular… também se passará lá no negrume dos céus? Será que é por isso que a " mensagem" vem sempre a cambalear, ou trocada, confusa...e sim, contraditória?
Se for ainda mais longe…na reflexão, será que os astros são elitistas? E é por isso nas revistas das donas de casa os astros ditam: cuidado com o forno, nas revistas cor de rosa: ditam cuidado com o chefe, e nas revistas femininas, cuidado com as operações plásticas e com os peelings realizados em clínicas não certificadas?
Marotos dos astros… sempre atentos, lá de cima! Sempre prontos a ditar um bom conselho, seja à sopeira ou dona de casa, à executiva, ou à Tia ou amante de jogador de futebol!
No fundo a astrologia da revista e do jornal é feita para esboçar um sorriso diário! É um bom escape para explicar o mau feitio de peixes e explicar também que o ascendente xpto faz com que afinal seja só mais ou menos mau feitio… ou pouco, nada mesmo...mau feitio? Ou seja… os astros além de elitistas ainda são relativos? e que por isso, a excepção faz a regra e a regra a excepção?
Mas eu acredito à mesma … ou por cortesia leio, ou por graça… ou porque se calhar parte de mim quer ser enganada...ou então porque gosto simplesmente de saber que sou uma sortuda todos os dias em pelo menos um dos jornais….
E amanhã ( não precisarei saber “ler” os astros para o saber) que quando abrir um e mais outro, e mais outro jornal… os astros “ ditarão” a minha boa sorte à mesma… aquela que “ interesseiramente” escolhi!
terça-feira, 19 de junho de 2007
Apontamento
Hoje não tive tempo (...) para escrever..
Deixo o "Apontamento" de Pessoa, o meu estado de espírito para hoje, cantado Pelos Coldfinger (Margarida Pinto)!
Vale a ver e ouvir! Um bombom para quem não conhece!
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Barrigas ao Alto
Verdade seja dita, os Records do Guiness são quase por definição uma amostra da limitação da mente humana. Quer dizer…. O que se poderá pensar quando se ve record como o do homem que inalou leite pelo nariz e deita pelo olho, o record do mundo do homem com piercing na língua, que levanta 11, 51 kg e aguenta 5 segundos… do record do mundo do homem que tem uma barba de não sei quantos metros!! O record do maior bolo de chocolate do mundo! O Record do mundo de pais Natal! ( podia falar agora do Benfica… e o record de sócios… mas fica para a próxima!) O que é que interessa?
De modo geral os records servem basicamente para fazer de meia dúzia de nerds que fazem dos record’s de coisas totalmente ridículas a sua razão de viver, que afinal não são nerd’s de todo ….são nerds recordistas de alguma coisa! É uma forma de desculpar a anormalidade e de premiá-la, colocá-lo num livro de record’s do mundo e perpetuar para toda a eternidade uma quantidade enorme de excêntricos, nerds, e o que quiserem chamar. Uma forma de tornar atractivo o que é totalmente repelente. Será isso?
Sim… sem dúvida, eles foram os melhores do mundo um dia em alguma coisa! Os imbatíveis!E para quem tenha dúvidas, imagino que têm o livro gravado a ouro em casa e outro emoldurado na parede: “ vês filhinha, o papá é o campeão do mundo em inalar leite pelo nariz e deitar o leite pelo olho!” A miúda poderá ir para a escola dizer, que o papá é um espectáculo, e calará todas as criancinhas, mesmo aquelas que dantes calavam todas as outras quando diziam: “ O meu pai é polícia e pode prender vocês todos!”.
( claro que quando crescer será somente a filha do anormal!).
Enfim, como já deu para perceber não sou propriamente fã dos record’s do Guiness (além de achar parolo) pela nulidade que servem, mas não consegui ficar indiferente ao record do Guiness de mulheres grávidas em Oeiras este fim-de-semana! Pelo menos uma das poucas vezes que me lembro, alguma coisa com um motivo válido e social.
Quando nos saltam aos olhos números preocupantes como 60% dos casais não têm filhos, quando se verifica que a sociedade portuguesa está cada vez mais envelhecida, se calhar até percebo a iniciativa porque precisamente este record’ s têm um efeito social apelativo e “obrigam” a colocar na agenda da comunicação social um tema que merece destaque: Cada vez nascem menos crianças em Portugal! Cada vez é mais raro nascer um bebe. E as maternidades fecham como causa ou consequência disso?
Porque é que as pessoas não tem filhos? E porque é que têm? Hoje em dia a questão coloca-se mais ao contrário. Porque sim, porque aconteceu, porque é giro, porque estava na hora, porque todos os amigos já têm, porque querem alguém que lhes siga os passos, ou então se sejam tudo aquilo que não foram mas que quiseram ter sido, pelo instinto de sobrevivência, porque é muito mais giro uma casa cheia, porque se tem dinheiro, porque não é assim tanto dinheiro, porque não se quer ficar sozinho na velhice, porque um bebe é um safa para o casamento, porque ela queria muito ter filhos, porque ele queria muito ter filhos. Porque ele quer uma menina igualsinha a mae, porque ela quer um miúdo parecido ao pai. Por medo, por amor, por narcisismo, por por por...
Não me espanta se qualquer dia qualquer casal que tenha mais de 4 filhos vá parar ao livro de Record’s. (Isto se pensármos que uma família com 3 filhos já é considerada numerosa).
Mudam-se os tempos… mudam-se as vontades!
sexta-feira, 15 de junho de 2007
Incríveeeeeeeeeeeelllllllllllllllll
Já passou os 5000!!!:) Agora além dos óculos, vou ter que dispensar no meu tasco uma pomada especial para os calos nos dedos!!!
Vocês são lindosssssssss!!!:)
PS:
A pedido de muitas famílias, o link para o manjerico é este:
http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=manjerico&btnG=Procurar+imagens&gbv=2
Vocês são lindosssssssss!!!:)
PS:
A pedido de muitas famílias, o link para o manjerico é este:
http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=manjerico&btnG=Procurar+imagens&gbv=2
Cheira bem, cheira a Lisboa
Depois do rescaldo dos santos, das marchas terem passado, do cheiro a sardinha a assada ter-se dissipado do ar, das noivas de Santo António terem jurado os laços de amor eterno..... e pousado feitas “ suspiro “ para a revista Maria e blá blá blá... já estou em condições para escrever um post sobre a noite de Santo António!
O que leva as pessoas a sairem em força nessa noite? Será que no fundo todos temos uma veia bimba e aproveitamos esta mítica noite para soltar a bimbice que há em todos nós? ( mudastiiii mesmo?)
Será que há algum efeito nessa noite em que nos faz saber a letras do Quim Barreiros de cor e salteado, Ruth Marlene e Micaela? Será por isso que se traulateia mais facilmente uma música popularuxa ou pimba do início ao fim, do que o nosso próprio Hino... em que verdade seja dita, ao longe e ao perto, só se ouve aquela parte “ ás armas!!!!??” Reminiscências, pensei eu... antes de sermos portugueses, muito antes, nascemos bimbos, e só depois é que somos polidos! Será isso?
Onde quer que se vá começa ser costume ouvir-se “ O SLB...slb... slb” e também o
“Portugal olé, allez” (ou derivados) por toda a parte... na noite dos santos não foi excepção! Todos parecem estar particularmente felizes, tudo a cantar, esquecendo-se que tiveram que estacionar o carro a cascos de rolha, e que tem provavelmente uma hora de caminho a pé assim que a noite terminar! Que está tudo caríssimo, que o mês ainda vai a meio!O que interessa?
A propósito de um post que escrevi há uns tempos sobre a felicidade, percebi nessa noite que a felicidade se calhar tem um preço... 1 Euro/ 1 euro e meio! ( o preço da jola) e percebi isso facilmente ao olhar à minha volta e ver rostos bestialmente felizes e rosadinhos de felicidade estampada na cara! Ou seja... a felicidade tem um preço ( o preço da jola) e uma cor: o “ rosado”
A sardinha, a febra e a entremeada... a ginginha, a jola e a sangria.... abunda na noite de Santo António, será coincidência, ou está aqui o “feminino” em peso? Reparem... “a” artigo femininino do singular a reinar na noite! Fiquei feliz com a minha descoberta! O mangerico é excepção....( e por falar em mangerico... só por curiosidade... procurem no google “ manjerico” por imagens...e terão uma surpresa!)
Talvez a noite de Santo António seja isso mesmo...Tal como no Carnaval de Torres Vedras... há talentos inatos que vêm ao de cima!( Tanto macho mascarado de “gaja” dá para estranhar, ou será que não? ) Esta é a noite dos cantores, dos engraçados, dos AA( Alcoólicos Assumidos), dos poetas de andaimes e da bimbice que há em todos nós!
Mistura-se tudo por entre vielas dos bairros típicos de Lisboa, a música sobe de tom, e os fogareiros e os tascos em cada esquina completam a moldura da festa.Na noite dos santos, e por um dia Lisboa recupera o misticismo e o gosto popular. Os lisboetas e os “ adoptados” tornam-se mais “alfacinhas” adeptos do bairrismo típico e menos suburbanos. Talvez uma das noites mais democraticas do ano, a festa faz-se na rua e sim, cheira bem, cheira a Lisboa!
quinta-feira, 14 de junho de 2007
Tenho uma ambição
Se Carmona Rodrigues tem o direito de sonhar com uma maioria absoluta... eu também tenho!! 5 mil visitas até a proxima semana! será possível?
Malta toca a fazer refresh!
Malta toca a fazer refresh!
quarta-feira, 13 de junho de 2007
A teoria da Raposa, Urso e do Javali
O caso poderia ser digno dos Ficheiros Secretos, mas que se saiba ainda não é! Devido à gravidade da questão, eu própria me disponibilizei pelos meus próprios meios a ajudar a desvendar o caso das Vinhas Destruidas!Para isso contei com algumas ajudas fundamentais:
- Um Ex Pide ( conhecido por Bufo vermelho)
- Populares da localidade ( Arminda de Jesus, Feliciano ( o Trotinetes), o presidente da Junta Joao Santinho, Elvira Gomes, e uns comerciantes locais).
- E além disso suportei a minha investigação através de imprensa nacional.
A pergunta era simples: Quem é que andou a destruir as vinhas na terriola? As respostas foram várias como não se poderia deixar de esperar. Todos concondam que a situação é no mínimo estranha! Ninguém deu por nada!
Um diziam que poderia ter sido uma “ raposa”, “ urso” ou “ javali”...mas mais insólito que tudo foi quando cruzando várias informações, e depois de reflectir durante algum tempo cheguei a 3 nomes, que derrepente me pareceram evidentes:
- Pinto da Costa ( a raposa)
- Mário Lino ( o urso)
- Abel Xavier ( o javali)
E porque Pinto da Costa? Pinto da Costa tem uma esperteza matreira, de limpar tudo o que está a sua volta e continuar impune! ( Hoje foi formalmente acusado para o Processo Apito Dourado.... mas o senhor é esperto, ou então usa Xau... e vai-se safar à grande, ou muito me engano!).
Pinto da Costa poderá ter tentado pregar as vinhas a sua inocência no caso do apito dourado, mas como elas não deram trela, ele como do costume, tratou-lhes da saúde!( com o Pinto da Costa não se faz fricassé) É uma teoria possível!Pinto da Costa é um dos suspeitos.
Mário Lino ( O Urso) provou que é o maior troca tintas do País, com esta história da Ota, Alcochete e o diabo que o valha e das calinadas consecutivas. Ningúem aqui no nosso país duvida que ele é um grande “Urso”. O Urso já estava na altura de ir para a Prateleira sossegadinho, mas obstinado como é, pensou que era engraçado dar cabo de umas quantas vinhas, para ver se trata das insónias sem comprimidos ( esta é a segunda teoria). Poderá ser outro dos suspeito.
Abel Xavier ( o Javali) a suspeita vem a propósito de uma entrevista que deu ao Público no fim-de-semana em que dizia que “gostava de passar despercebido!”( Nós sabemos, amor! Basta olharmos para ti, para percebermos que és um rapaz que não gosta nada de dar nas vistas.... com um papagaio ao ombro... personificas o Carnaval, mas tudo bem!). Então depois desta entrevista percebi logo que o “ Javali” era ele, e vendo bem até é parecido. A entrevista poderia então ser uma gracinha, e uma indirecta...( só pode!!) porque sim ele, pelo menos uma vez na vida, supostamente poderia passar “despercebido” , sem que ninguém ficasse encadeado com a sua imagem e estragar as vinhas da região sem ser apanhado ( terceira teoria).Ele é outro dos suspeitos.
As teorias estão lançadas! Teremos Ficheiros Secretos?
- Um Ex Pide ( conhecido por Bufo vermelho)
- Populares da localidade ( Arminda de Jesus, Feliciano ( o Trotinetes), o presidente da Junta Joao Santinho, Elvira Gomes, e uns comerciantes locais).
- E além disso suportei a minha investigação através de imprensa nacional.
A pergunta era simples: Quem é que andou a destruir as vinhas na terriola? As respostas foram várias como não se poderia deixar de esperar. Todos concondam que a situação é no mínimo estranha! Ninguém deu por nada!
Um diziam que poderia ter sido uma “ raposa”, “ urso” ou “ javali”...mas mais insólito que tudo foi quando cruzando várias informações, e depois de reflectir durante algum tempo cheguei a 3 nomes, que derrepente me pareceram evidentes:
- Pinto da Costa ( a raposa)
- Mário Lino ( o urso)
- Abel Xavier ( o javali)
E porque Pinto da Costa? Pinto da Costa tem uma esperteza matreira, de limpar tudo o que está a sua volta e continuar impune! ( Hoje foi formalmente acusado para o Processo Apito Dourado.... mas o senhor é esperto, ou então usa Xau... e vai-se safar à grande, ou muito me engano!).
Pinto da Costa poderá ter tentado pregar as vinhas a sua inocência no caso do apito dourado, mas como elas não deram trela, ele como do costume, tratou-lhes da saúde!( com o Pinto da Costa não se faz fricassé) É uma teoria possível!Pinto da Costa é um dos suspeitos.
Mário Lino ( O Urso) provou que é o maior troca tintas do País, com esta história da Ota, Alcochete e o diabo que o valha e das calinadas consecutivas. Ningúem aqui no nosso país duvida que ele é um grande “Urso”. O Urso já estava na altura de ir para a Prateleira sossegadinho, mas obstinado como é, pensou que era engraçado dar cabo de umas quantas vinhas, para ver se trata das insónias sem comprimidos ( esta é a segunda teoria). Poderá ser outro dos suspeito.
Abel Xavier ( o Javali) a suspeita vem a propósito de uma entrevista que deu ao Público no fim-de-semana em que dizia que “gostava de passar despercebido!”( Nós sabemos, amor! Basta olharmos para ti, para percebermos que és um rapaz que não gosta nada de dar nas vistas.... com um papagaio ao ombro... personificas o Carnaval, mas tudo bem!). Então depois desta entrevista percebi logo que o “ Javali” era ele, e vendo bem até é parecido. A entrevista poderia então ser uma gracinha, e uma indirecta...( só pode!!) porque sim ele, pelo menos uma vez na vida, supostamente poderia passar “despercebido” , sem que ninguém ficasse encadeado com a sua imagem e estragar as vinhas da região sem ser apanhado ( terceira teoria).Ele é outro dos suspeitos.
As teorias estão lançadas! Teremos Ficheiros Secretos?
terça-feira, 12 de junho de 2007
Mudei de look!
Como devem ter reparado, o blog mudou de look! Já tinha começado a alterar algumas coisinhas, mas desta vez foi mesmo a sério!
Espero que gostem da alteração!! Decidi por um look mais citadino e feminino também! :) Nova estação...que se adivinha... guarda saias novo!
Espero que gostem da alteração!! Decidi por um look mais citadino e feminino também! :) Nova estação...que se adivinha... guarda saias novo!
O Novo Dicionário de Língua Portuguesa!
Já fazia falta: o pequeno dicionário de bolso de língua portuguesa
Ades- ( EX: ades isto, ades aquilo!!!) Conjugação do verbo “ader”. Um dos verbos mais utilizados na língua portuguesa!
Alevantar - O acto de levantar com convicção, assim com o ar de "a mim ninguém me Lixa!! Alevantei-me e fui-me embora!"
Aspergic - Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.
Assentar - O acto de sentar, só que com muita força, como se fossemos praticamente um tijolo no cimento da estupidez.
Da-se- termo utilizado em qualquer situação e mais alguma. ( EXEMPLO: admiração, alegria, tristeza, raiva).Sufixo da palavra(...) imprópria para o dicionário.
Destrocar - Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.
Destrocer - Torcer várias vezes.
Deslargar - Largar várias vezes o que quer que seja.
( EX: Deslarga-me páaaaaaaaaa!!!)
Entropelar - Tropelar duas vezes seguidas. Penso eu de que…
Eros ou Eurios - Moeda alternativa ao Euro adoptada por alguns portugueses.
Exensar- Termo que para ser bem utilizado tem que ser dito rápido para que algumas pessoas percebem que se quer dizer "deves pensar".
Falastes, Dissestes e afins - Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex: EU falei, TU falaste, ELE falou, TU FALASTES. Eu tenho um carinho especial por estas pessoas…. É que o o esforço que se faz para dizer :” fizestessssssssss” é de louvar
Fracturação - O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura... Não predura.
E ne migos - O que vou ganhar depois de alguns lerem este Dicionário...
Fanix, fonix e fosca-se- termo utilizado em qualquer situação e mais alguma.
( Nota: não há uma regra para ser utilizada)
Germinado- Utilizado quando se fala em casas ( ex:tenho uma casa germinada).
Le- em substituição de “ lhe”…. Assim sendo… “Eu disse-le!”
Mê - A forma mais prática de articular a palavra MEU e dar um ar afro à língua portuguesa, como Bu ou Maning (muito em Moçambique). Ex: Mê carro.
Nha- assim como Mê, é a forma mais prática de articular a palavra Minha. Para quê perder tempo não é? Fica sempre bem dizer Mê Tio e Nha Mãe por exemplo, e poupa-se imenso tempo. Né mesmo?
Númaro – ( então a conjugação numaro teuze é brilhante)
Oros- Moeda alternativa ao Euro adoptada por alguns portugueses ( ver Eros ou erios)
Parteleira - Local ideal para guardar os livros de português do tempo da escola.
Perssunal - O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol. Ex: "Sou perssunal de futebol". Dica: Deve ser articulada de uma forma rápida.
Pitaxio - Aperitivo da classe do Mendoim.
Prontus - Do latim arcaico ( prontus, pronti). Serve para iniciar uma oração
( prontus é assim!) ou para finalizar a mesma com ênfase ( já disse que é assim… prontus!) Usar o mais possível. Sempre! “Prontus” é bonito!Fica sempre bem nos lugares mais bem frequentados da sociedade.
Prutugal - País ao lado da Espanha. Não é a Francia.
Rondana - Uma roldana que ronda à volta de si mesma.
Sande- Abreviação comum de sandwiche e de " sandes". ( EX: uma sande…duas sandes!)
Shampum ou shampom- vem do latim ( shampum, i)Líquido para lavar o cabelo.
Stander de vendas - Local de venda. A forma mais famosa e difundida é sem dúvida o Stander de Automóveis.
Tufone- Forma queque de dizer “ telefone”.
Tipo - Juntamente com o "é assim", faz parte das grandes evoluções da língua portuguesa. Também sem querer dizer nada e não servir para nada, pode ser usado quando se quiser, porque nunca está errado nem certo. ( EX:É assim... tipo tázaver?)
Treuze- Numaro que vem a seguir ao 12.
Xaulas, xolhos, xorelas, xamigos- prefixo “ X” que liga todas as palavras que começam com vogais.
Zaulas, Zolhos, zorelhas, zamigos- prefixo “ Z” que assim como o “ X” liga todas as palavras que começa com vogais. vaizá zaulas?? ( vais ás aulas?)
Ades- ( EX: ades isto, ades aquilo!!!) Conjugação do verbo “ader”. Um dos verbos mais utilizados na língua portuguesa!
Alevantar - O acto de levantar com convicção, assim com o ar de "a mim ninguém me Lixa!! Alevantei-me e fui-me embora!"
Aspergic - Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.
Assentar - O acto de sentar, só que com muita força, como se fossemos praticamente um tijolo no cimento da estupidez.
Da-se- termo utilizado em qualquer situação e mais alguma. ( EXEMPLO: admiração, alegria, tristeza, raiva).Sufixo da palavra(...) imprópria para o dicionário.
Destrocar - Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.
Destrocer - Torcer várias vezes.
Deslargar - Largar várias vezes o que quer que seja.
( EX: Deslarga-me páaaaaaaaaa!!!)
Entropelar - Tropelar duas vezes seguidas. Penso eu de que…
Eros ou Eurios - Moeda alternativa ao Euro adoptada por alguns portugueses.
Exensar- Termo que para ser bem utilizado tem que ser dito rápido para que algumas pessoas percebem que se quer dizer "deves pensar".
Falastes, Dissestes e afins - Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex: EU falei, TU falaste, ELE falou, TU FALASTES. Eu tenho um carinho especial por estas pessoas…. É que o o esforço que se faz para dizer :” fizestessssssssss” é de louvar
Fracturação - O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura... Não predura.
E ne migos - O que vou ganhar depois de alguns lerem este Dicionário...
Fanix, fonix e fosca-se- termo utilizado em qualquer situação e mais alguma.
( Nota: não há uma regra para ser utilizada)
Germinado- Utilizado quando se fala em casas ( ex:tenho uma casa germinada).
Le- em substituição de “ lhe”…. Assim sendo… “Eu disse-le!”
Mê - A forma mais prática de articular a palavra MEU e dar um ar afro à língua portuguesa, como Bu ou Maning (muito em Moçambique). Ex: Mê carro.
Nha- assim como Mê, é a forma mais prática de articular a palavra Minha. Para quê perder tempo não é? Fica sempre bem dizer Mê Tio e Nha Mãe por exemplo, e poupa-se imenso tempo. Né mesmo?
Númaro – ( então a conjugação numaro teuze é brilhante)
Oros- Moeda alternativa ao Euro adoptada por alguns portugueses ( ver Eros ou erios)
Parteleira - Local ideal para guardar os livros de português do tempo da escola.
Perssunal - O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol. Ex: "Sou perssunal de futebol". Dica: Deve ser articulada de uma forma rápida.
Pitaxio - Aperitivo da classe do Mendoim.
Prontus - Do latim arcaico ( prontus, pronti). Serve para iniciar uma oração
( prontus é assim!) ou para finalizar a mesma com ênfase ( já disse que é assim… prontus!) Usar o mais possível. Sempre! “Prontus” é bonito!Fica sempre bem nos lugares mais bem frequentados da sociedade.
Prutugal - País ao lado da Espanha. Não é a Francia.
Rondana - Uma roldana que ronda à volta de si mesma.
Sande- Abreviação comum de sandwiche e de " sandes". ( EX: uma sande…duas sandes!)
Shampum ou shampom- vem do latim ( shampum, i)Líquido para lavar o cabelo.
Stander de vendas - Local de venda. A forma mais famosa e difundida é sem dúvida o Stander de Automóveis.
Tufone- Forma queque de dizer “ telefone”.
Tipo - Juntamente com o "é assim", faz parte das grandes evoluções da língua portuguesa. Também sem querer dizer nada e não servir para nada, pode ser usado quando se quiser, porque nunca está errado nem certo. ( EX:É assim... tipo tázaver?)
Treuze- Numaro que vem a seguir ao 12.
Xaulas, xolhos, xorelas, xamigos- prefixo “ X” que liga todas as palavras que começam com vogais.
Zaulas, Zolhos, zorelhas, zamigos- prefixo “ Z” que assim como o “ X” liga todas as palavras que começa com vogais. vaizá zaulas?? ( vais ás aulas?)
segunda-feira, 11 de junho de 2007
Back!
Cheguei! As férias foram curtíssimas, tão curtas que até parece mal dizer " férias", mas tudo bem: o nome dá para me enganar durante uns míseros dias e eu fico contente à mesma!
Ups... não estava assim um GRANNNDE tempo... mas rabo de saia, não quer saber disso para nada e quando está de férias, a não ser que chovam picaretas ou neve... vai para a praia à mesma.
Sabem aquelas barraquitas que há nas praias? Pois é, eu dantes gozava com o bimbo que ficava lá todo o dia quer chovesse e estivesse frio, quer fizesse 40 graus... e agora tou igualsinha, qualquer raio de sol, é um dia maravilhoso de praia. As diferenças é que não vou nem para a barraquita, nem vou para lá coser tapetes de arroilos ou fazer rendinhas. Não fico rabo pregado ao chão horas a fim! ok! Vou caminhar e tal pela praia, tomar uns bons banhos... mas na forma, tenho uma bimbice incrustada... de insistir em ir para a praia mesmo com frio! Que interessa?
Mas tudo bem, ganhei um tom mais saudável, graças às técnicas menos " saudáveis" para conseguir este arsinho (Ir a praia a horas de almoço).
Estes dias, teve um cheiro a mar, a coco ( do bronzeador) e a limas ( das caipirinhas)!
Ainda me sinto mais ou menos em férias... quarta feira é feriado aqui por lisboa, e ainda tou a meio gás. Ui... sardinhas!!Que venham elas!
Amanha volto à carga com novos post!
beijos
Ups... não estava assim um GRANNNDE tempo... mas rabo de saia, não quer saber disso para nada e quando está de férias, a não ser que chovam picaretas ou neve... vai para a praia à mesma.
Sabem aquelas barraquitas que há nas praias? Pois é, eu dantes gozava com o bimbo que ficava lá todo o dia quer chovesse e estivesse frio, quer fizesse 40 graus... e agora tou igualsinha, qualquer raio de sol, é um dia maravilhoso de praia. As diferenças é que não vou nem para a barraquita, nem vou para lá coser tapetes de arroilos ou fazer rendinhas. Não fico rabo pregado ao chão horas a fim! ok! Vou caminhar e tal pela praia, tomar uns bons banhos... mas na forma, tenho uma bimbice incrustada... de insistir em ir para a praia mesmo com frio! Que interessa?
Mas tudo bem, ganhei um tom mais saudável, graças às técnicas menos " saudáveis" para conseguir este arsinho (Ir a praia a horas de almoço).
Estes dias, teve um cheiro a mar, a coco ( do bronzeador) e a limas ( das caipirinhas)!
Ainda me sinto mais ou menos em férias... quarta feira é feriado aqui por lisboa, e ainda tou a meio gás. Ui... sardinhas!!Que venham elas!
Amanha volto à carga com novos post!
beijos
quarta-feira, 6 de junho de 2007
Greve Geral
segunda-feira, 4 de junho de 2007
Síndroma da Menina Bonita Desaparecida
Ela chamava-se Kenji Ohmi era de origem japonesa e desapareceu, uma manhã da residência universitária de wisconsin e nunca mais foi vista. Era uma rapariga envergonhada, óculos muito graduados, pouco popular. Nenhum jornal deu atenção ao caso, e passado uns meses foi encontrado o seu corpo num lago.
Na mesma altura, precisamente na mesma universidade, uma rapariga linda de seu nome Andrew Seiler, daquelas miúdas que poderiam ser candidatas à miúda mais popular da universidade, loura e vistosa desapareceu também e á sua volta ergueu-se uma onda de solidariedade imensa, com direito a toda a atenção mediática, de jornais, programas televisivos ao estilo de Oprah Winfrey , revistas e rádios.
Todos falavam da rapariga desaparecida, todos especulavam sobre o que lhe poderia ter acontecido. Ao contrário de Kenji, Andrew apareceu passado alguns meses… e confessou que tinha ela própria fingido um rapto.
O que é que se passa? Então com que linhas se cose a tão chamada solidariedade?
Porque é que há casos que têm atenção dos media, e outros que não? Porque é que há casos que provocam histeria mediática e outros que não? A que se deve esta assimetria de informação?
Reportando ao caso da Madeleine…. Há uma crueldade, uma espécie de discriminação positiva à volta de si!( esperemos que ao menos seja benéfica!) Na mesma altura que Madeleine, desapareceram 800 crianças em todo o mundo e quem ouviu falar delas? Não que o caso da Madeleine não seja merecido de toda a nossa atenção, mas há sem dúvida uma agitação fora do normal à volta da menina, que ultrapassou fronteiras, que consegui angariar milhares de donativos de famosos como da J K Rowling ( autora do Harry Potter), Ricard Brason, entre muitos outros .. futebolistas, empresários famosos… e porque não conseguiram os outros desaparecidos tanta “solidariedade”, a mesma que comoveu a opinião pública?
Há uma realidade crua que se imagina por trás de tudo isto… Madeleine é bonita, lourinha, olhos azuis grandes como berlindes, com um sorriso cativante, inglesa, a personificação de um anjo, da beleza e da inocência que fazem como que comova mais as pessoas. Este fenónemo é chamado pelos especialistas de : “ Síndroma da Menina Bonita desaparecida”.
Chocante? Há teorias que defendem que há uma escala de noticiabilidade, que nos ajudam a perceber o fenónemo. Há certos ingredientes que fazem com que se conquiste a atenção dos media, que pouco tem a ver com a tragédia em si, mas com quem está envolvido nela. E isso explica porque a atenção se vira mais para uns casos e explica outros. A beleza é um dos ingredientes e a nacionalidade é outra. As linhas da tragédia são cosidas com uma linha de nylon inconsciente e como se uns tivessem mais direito do que outros.
A mesma sociedade “solidária “ choca-se quando um filme bonito, com uma bonita protagonista , é lhe furtada a possibilidade de um final de filme ainda mais bonito e perfeito. Há teorias que defendem que um cidadão americano vale 10 vezes mais do que um árabes, cem vezes mais do que um chinês e mil vezes mais do que um africano numa situação idêntica de mortos numa catátrofe. Que por exemplo as meninas louras têm sempre mais protagonismo em comparação com os morenos, meninos, homens mais velhos, negros ou latinos.....
E o pior, e o mais chocante, é que somos nós próprios que seleccionamos e escolhemos, que damos a mão ou a rejeitamos, que nos fazemos “juízes” com uma escala inconsciente do drama. Que rejeitamos ou nos comovemos....
Se todos somos iguais, então não haverá uns mais iguais que outros?
Uma questão a reflectir!
----------------------------------------------------
PS:ver http://www.policiajudiciaria.pt/htm/pessoas.htm
domingo, 3 de junho de 2007
De Grote Donor Show
“Manela, afinal era mentira! “ O olhar era desolador e triste, como de uma criança que se confronta com o facto do Pai Natal e do coelhinho da Páscoa, serem apenas fruto de uma fantasia. No seu gabinete presidencial em Queluz, a cadeira de “ boss” rodava imparável acompanhando o desalento do director Moniz, enquanto assistia ás imagens na televisão do canal holandês BNN! Como era possível?
Acabava por perder mais um reality show de grande audiência, que poderia arrecadar à estação de Queluz os primeiros lugares do sharing nacional, e milhares de euros de publicidade! Depois de horas, dias, semanas perdidas, com os seus acessores, com o louraço alemão Piet Hien , com a sua Manela, a preparar com os juristas da estação o discurso invocando “ serviço público” e um “ programa de grande interesse nacional”, afinal… foi a fundo perdido! O programa afinal era uma fraude e pior do que isso: todos sabem agora!
O programa era nem mais nem menos do que “ o Grande Dador” ( De Grote Donor Show)! E secretamente Moniz já afiava as unhas para trazer para cá o Reality show directinho Holanda. Na Holanda o prémio final do reality show era um “ rim”. Os candidatos eram doentes renais em lista de espera para um órgão, enquanto o dador era o jurí que decidia que era o justo merecedor!
Semanas antes, comentava com a Manela:
-Estes Holandeses são uns sacanas bem inteligentes! O Piet Hien já me garantiu que o programa era nosso e que poderíamos adaptar à realidade Portuguesa! Manela, desta vez joguei alto com ele: Prometi-lhe que a Xaninha nunca mais era protagonista da novela da noite!
Propus-lhe que então fizéssemos o programa mais audaz: “O Grande Dador Célebre”!
( parou durante uns segundos para enfatizar isto!) e oferecíamos nada mais nada menos do que uma doação de cérebro a uma celebridade Portuguesa!
Vai ser canja arranjar uns quantos… uma viagem paga ao Brasil e uma capa na “ LUX” e está feito! Á classe política já tenho o Mário Lino em vista e prometo-lhe que indo para o nosso programa deixará de mandar as maiores calinadas nacionais…! É irrecusável, Manela!
- Zequinhas e quem será o dador?
- O dador será um dos cromos que ficou em na lista de reserva da “ Bela e o Mestre”. Temos lá uns putos com potencial, já me estive a informar que nunca chumbaram na vida e que reconhecem a fotografia do Fidel Castro e da Isabel Figueira. Por isso à partida são mais ou menos normais.
( As lágrimas corriam no rosto um do outro fruto da admiração mútua. A Manela estava orgulhosa do maridão! E o maridão orgulhoso pela grande ideia que teve!)
A notícia caiu assim como uma bomba e o zequinha e a Manela passaram para o lado de lá e sentiram na pele a intrujice, aldrabice, falsidade, impostura e desonestidade dos “ grandes irmãos” holandeses, que lhes tinham passado a perna.
Afinal eram todos actores e de “ reality” o programa não tinha nada! Uma falsidade! Uma coisa era terem feito pela calada, e só alguns saberem que era mentira ( que é o normal). Outra coisa era assumirem isso, e lhe terem estragado o negócio da sua vida: o maior programa de “ serviço público” logo a seguir à “ Bela e o Mestre!”.
O “ Grande Dador” morreu ali em solo Holandês! Sorte que casalinho Moniz não abriu a boca e andou a espalhar a notícia pelo 24 horas e pelo Tal e Qual de que tinha o programa quase comprado…( só a mim claro!) senão suspeito que quem teria não só o cérebro, mas a cabeça a prémio, seriam eles.
sexta-feira, 1 de junho de 2007
Um pequeno tributo
Ser criança é dizer a verdade e perguntar as coisas que os adultos não têm coragem: "Olha és menino ou menina?"( a um travesti... ou uma gaja macha!)
Ser criança é andar com a boca besuntada de chocolate e andar a brincar cheia de nódoas ( porque a mamã em casa... tem SKIP!)
Ser criança é pular o dia inteiro e chegar a casa e pular também!
Ser criança é sorrir sem vergonha quando só tem dois dentinhos e dizer bem alto: "tenhe etes!!!"
Ser criança é pensar que as nuvens são feitos de algodão doce! É acreditar que se fizerem um buraco na praia, veem do outro lado chinesinhos a sorrir para eles.
Ser criança é cheirar a óleo johnson e a água de colónia.
Ser criança é acreditar que se correr muito toca no arco iris e tem lá um cestinho cheio de doces ( o melhor dos tesouros).
Ser criança é falar com mimo e agarrar na mão da mãe como se nunca a quisesse perder.
Ser criança é berrar até doerem os pulmões porque o príncipe da Floribella, afinal... morreu!
Ser criança é sonhar que a lua é feita de queijo e pensar que anda um ratinho em cima a comer o queijinho!
Ser criança é dizer que o leite vem do pacote e que o dinheiro vem do multibanco.
Ser criança é aprender a tabuada, as letras e tudo mais! É saber de cor as músicas do noddy e do bob e obrigar os pais a gramar com isso no carro... que depois até se tornam fãs.
Ser criança é ir sonhar em ir para a escola vestida de bailarina, ou de tropa.
Depois disso é o desprender o aprendido, voltar a reaprender, desaprender outra vez...
sonhar com o que se aprendeu... desaprender o que se sonhou.
-------------------------
PS: Para todas as outras que não têm tudo isto e o que escrevo não passa de uma miragem de um livro cor-de-rosa que nunca leram, para todas as que nunca tiveram possibilidade de se sentar num banco numa escola, não sabem o que é o amor dos pais, uma refeição para comer,os acessos à saúde,à liberdade, à segurança, o sensação do sabor a doce...para essas especialmente,escrevi para que este dia não fosse esquecido pelos priveligiados ( eu própria)que tiveram a sorte de ter tudo isso de mão beijada!Nós que tivemos a possibilidade de o " sermos" de facto..
O " meu pequeno tributo" é por isso, um texto do que deveria ser o conceito universal de ser "criança" que vem a propósito deste dia ( que se diz ser "mundial").
Ser criança é andar com a boca besuntada de chocolate e andar a brincar cheia de nódoas ( porque a mamã em casa... tem SKIP!)
Ser criança é pular o dia inteiro e chegar a casa e pular também!
Ser criança é sorrir sem vergonha quando só tem dois dentinhos e dizer bem alto: "tenhe etes!!!"
Ser criança é pensar que as nuvens são feitos de algodão doce! É acreditar que se fizerem um buraco na praia, veem do outro lado chinesinhos a sorrir para eles.
Ser criança é cheirar a óleo johnson e a água de colónia.
Ser criança é acreditar que se correr muito toca no arco iris e tem lá um cestinho cheio de doces ( o melhor dos tesouros).
Ser criança é falar com mimo e agarrar na mão da mãe como se nunca a quisesse perder.
Ser criança é berrar até doerem os pulmões porque o príncipe da Floribella, afinal... morreu!
Ser criança é sonhar que a lua é feita de queijo e pensar que anda um ratinho em cima a comer o queijinho!
Ser criança é dizer que o leite vem do pacote e que o dinheiro vem do multibanco.
Ser criança é aprender a tabuada, as letras e tudo mais! É saber de cor as músicas do noddy e do bob e obrigar os pais a gramar com isso no carro... que depois até se tornam fãs.
Ser criança é ir sonhar em ir para a escola vestida de bailarina, ou de tropa.
Depois disso é o desprender o aprendido, voltar a reaprender, desaprender outra vez...
sonhar com o que se aprendeu... desaprender o que se sonhou.
-------------------------
PS: Para todas as outras que não têm tudo isto e o que escrevo não passa de uma miragem de um livro cor-de-rosa que nunca leram, para todas as que nunca tiveram possibilidade de se sentar num banco numa escola, não sabem o que é o amor dos pais, uma refeição para comer,os acessos à saúde,à liberdade, à segurança, o sensação do sabor a doce...para essas especialmente,escrevi para que este dia não fosse esquecido pelos priveligiados ( eu própria)que tiveram a sorte de ter tudo isso de mão beijada!Nós que tivemos a possibilidade de o " sermos" de facto..
O " meu pequeno tributo" é por isso, um texto do que deveria ser o conceito universal de ser "criança" que vem a propósito deste dia ( que se diz ser "mundial").
A Verdadeira História dos Portugueses na Letónia
Estava um grupo de cinco portugueses e dois espanhóis na Letónia e um deles lembrou-se:
-“ Já compraste prenda à tua mãe?”
- Não, e tu?
- Ganda bronca! É melhor comprar qualquer coisa, senão acabou-se os tupperwares com comidinha para a semana inteira, e a roupa passada a ferro!!
- Ui nem me fales nisso!! Isso era uma desgraça!! Já viste o que era deixar de brincar ao sou " muito independente" , mas quem me faz tudo é a minha mãe... porque me esqueci da prenda para ela???
A palavra foi-se espalhando no grupo, tudo porque o amor de mãe, tupperwares cheinhos de comida boa da mamã e roupa passada a ferro, não tem preço! E mãe há só uma!!!
E tudo começou assim!! Bons filhos, que se lembraram de como era bom levarem um souvenir para Portugal para as mamãs. O problema era que tinham pouco dinheiro e queriam alguma coisa “ mesmo, mesmo típica do país”. Até que algum iluminado se lembrou:
- “ Olha, que tal uma bandeira?”
- Epa, grande ideia , souvenir inesquecível! Mais representativo da Letónia do que isto, é impossível! ”. ( sorria de feliz, com a ideia de génio do amigo!)
- Oh Carlitos, mas isto é um bocado difícil por aqui… ainda não vi lojas chinesesas por aqui a vender bandeiras…e se calhar os supermercados não dão bandeiras com alguns trocos de compras…. como em Portugal.
- Está complicado….E que tal se for aquela? É grande e tudo!!! ( apontando para uma bandeira num edifício)
- Excelente! Vamos curtir um bocado a gamar a bandeira da Letónia e vamos relembrar os velhos tempos de quando roubávamos a bandeira do Mac na Segunda Circular!
Eramos os rebeldes do Técnico…. Fogo! Lembraste-te quando roubámos 10 bolos à Dona Deolinda lá no bar do IST?? Somos Ganda malucos!! ( o olhar ela longíquo e de orgulho)
E os pobres rapazes lá foram em busca da prenda da mamã mais que perfeita… típica e recordar os tempos de rebeldia em Portugal.
Roubaram a bandeira e aperceberam-se:
- E agora quem é que fica com ela?
- Eu é que fico….
- Não… eu é que fico!
- Eu! Eu! Eu!
- EUUUUU!!! Eu quero mais do que tu!!!
- Calma rapazes, porque não dividimos a bandeira por todos? Vamos ser civilizados, e partilhar uns com os outros!!!Rasgando-a aos pedacinhos! Boa??
- Boa!! Tu quando fumas umas brocas, até que dizes umas cenas bacanas!
Nesse preciso momento da partilha, foram surpreendidos pela Polícia!!
Como é que é possível? A polícia olhar para aqueles rapazinhos de 24 anos e não perceber como umas crianças de barba feita daquelas idades têm o direito de brincar! Recordar o nosso país é em grande parte fazer distúrbios, mandar papéis para o chão, cuspir para o chão, roubar sabonetes, toalhas e champôs do hotel… e porque não gamar uma bandeira? E porque não partilhá-la, rangando-a e dividindo-a com os amigos?
Os Tugas tiveram azar, não deveriam saber letão senão ter-lhe iam dito: “Amigo, toma lá uma notas para ires beber uma mini!”
E se calhar até se safavam... teriam ido beber também com o senhor agente e teriam ficado com o nariz, tão vermelhusco como a Rena Rudolfo… e ter sido uma noite de loucura só ultrapassável quando o “grupo de rebeldes” gamou a bandeira do Mac na segunda circular! ( fogo”gandes” malucos!)
Mas a sorte não esteve do seu lado… há dias assim… É a prova como uma boa ideia e boas intenções pode levar a resultados trágicos e a mal entendidos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)