quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Regresso de férias:parte III ( Algarve)





Foi a caminho do Algarve em plena A2 e ali mesmo no carro que o meu namorado decidiu que devíamos dar um novo rumo à relação.
No carro??!! ( Está doido varrido! Não podia ser noutro lado qualquer?)

“Sim no carro! Ah e tal!” ( Eu toina, olhava para todo o lado! No carro? Modernices de certeza!)

Ainda que tenha estranhado não quis dar a parte fraca e acabei por ceder! “ bora lá a isso”. E se sempre soube que era distraída, tirei as duvidas todas… o carro tinha leitor de DVD e eu nunca tinha percebido.

Estava na hora, bem sei… pelo menos de eu perceber pelo menos 90% das piadas que ele manda graças ao DVD dos gatos fedorentos ( série Fonseca).

Juro que pensei durante as suas imitações de sketck inteiros dos Gatos que aquilo com uma caixa de aspirinas era capaz de tratar do problema. Mas pondo a mão na consciência, assumi a minha “ mea culpa”. Eu ( rabo de saia) é que sou uma iletrada que não estou socializada com as expressões fedorentas! O problema está em mim ( e por isso é que não me rio) e não na incapacidade do rapaz em representar e contar anedotas! Não… não! Isso é que não!

E lá fui eu, durante duas horas a caminho do Algarve a aculturar-me em Gatos Fedorentos.

Foi precisamente a propósito de um sketck entre Diogo Quintela e Ricardo Pereira ( ver filme acima) e influenciada pela minha ida férias para o Algarve que de repente fiz uma associação de ideias lógica entre o ATUM e o Algarve!

Isto porque, falar do Algarve implica, se formos honestos, a falar de atum ou vice versa. Não vos falo dos bifinhos de atum suculentos á moda algarvia. Nada disso, falo sim, do atum em lata mergulhado em óleo e que faz parte da mochila obrigatória de qualquer turista que se preze.

E o atum estava precisamente na mala detrás do carro, ali pronto a ser transformado numa apetitosa refeição do “desenrasca “ , o companheiro fiel nas horas de maior aperto!
O amigo para levar para a praia ( das mais variadas formas), o amigo do almoço, o amigo do jantar! Enquanto o sol queimava na praia no Algarve, os bifes iam passando, as noites tornavam-se longas .. o ATUM acompanhou-me! Um bom amiguinho!

É incrível como a imaginação à volta das receitas com atum crescem a medida que a fome aperta: “ eh espera lá, temos uma lata de atum!”E o atum de pobre rapidamente adquire um nome queque de “ Salvador”! Porque o é de facto, não de um casamento qualquer de uma tia, mas sim, o Salvador de estômagos a roncar de fome.

E o atum torna-se o melhor dos pitéus, com sabor a caviar! A lata de atum acredito eu, que esteja na casa de qualquer português ! E numa casa de um turista, se não houver pelo menos meia dúzia de latas foi por puro esquecimento, tosco, e imperdoável!

E perguntam-me vocês: Então mas o verão dela no Algarve foi ATUM? Não em parte! Acompanhou-me de perto nas férias e serviu de mote para piadas fedorentas (sim, agora sei-as todas).

“O que tu queres sei eu!” ( diriam vocês) )e sim! De tanto escrever e a hora do almoço a passar, bem que marchava uma saladinha de ATUM, nem que fosse para relembrar as férias de verão que já passaram! As latas foram reabastecidas em minha casa e ou bem me engano, ou encontará uma em qualquer parte, por ai! Talvez ainda encontre uma perdida na bagageira do carro, e um novo rumo seja dado ( se for capaz).
Salvador onde está o menino?

4 comentários:

Anónimo disse...

Querida,

Por momentos pensei que ias contar aquela paragem já perto da serra à chegada ao Algarve em que…bem não interessa! UFA. A parte de eu só dizer 10% de piadas que não são do Gato Fedorento é que não me parece nada bem, os Gatos Fedorentos é que dizem 60% de piadas inspiradas em mim, logo as minhas piadas apenas são 36% inspiradas no Gato Fedorento. Seis vezes três, dezoito, é fazer as contas. Logo acertamos “as contas”, é melhor passares na farmácia para comprares Hirudoid. E a capacidade em representar e contar anedotas? Duas bisnagas!

Concordo que o Atum é um fiel companheiro mas diga-se de carácter interesseiro. Assim de repente o que vamos comer? Posso fazer uma saladinha de Atum com feijão fraude, perdão, frade. Óptimo, é rápido, saudável, sabe bem no verão, não enche muito, não custa nada. E uma pasta de atum? Parece que não mas faço muito bem! Humpf!

Já o fiel amigo, o grande Bacalhau (sim, com maiúscula) é tudo menos interesseiro. Ás vezes é preciso demolhar, esperar, mudar a água, colocar gelo, além de uma confecção mais complexa e demorada. Sim o Bacalhau é um fiel amigo desinteressado, é um interesse intrínseco às suas qualidade não sendo menos do que o típico manjar em noite de consoada. Já agora, recomendo a receita do Dr. Magalhães da Fonseca, astrofísico, para um bacalhau à Zé do Pipo excelente disponível http://www.youtube.com/watch?v=9ZCUu4_R3kY .
São de facto duas instituições Portuguesas de relevo, o Bacalhau e o Atuuuuum.

Adiante sobre as férias, o que eu quero sabes bem, mais e ainda melhores férias destas para breve, em clima tépido como o Algarve estava este ano, frio ou quente não importa. Desde que seja sair daqui, de preferência para um sítio bem diferente e na companhia do José, Maria, Miguel, Ricardo e Tiago!

O feliz visado!
NG

Rabodesaia disse...

babe,

tu realmente não sabes contar anedotas ( mas eu vou já a farmácia comprar hirudoid à pala da minha insistência na afirmação) mas nas contas estás lá! Darias um excelente assistente do nosso antigo PM.. passou-te uma carreira ao lado... para mal dos fraudulentos!

e eu ainda me esticava mais nas minhas afirmações, mas depois a tua surpresa hiper mega prometida ia por água a baixo... concluindo não é só o atum que tem um carácter interesseiro, eu também um niquinho! ;)

M.U

Rabodesaia disse...

PS: peço desculpa aos leitores por este diálogo a dois mas estão convidados a meter a colher, é a dois mas público como vêem.

fica prometido que o formato habitual voltará dentro de momentos!

Raquel Figueiredo disse...

ai o AMOR
ai o Amor é tã lindo
tã lindo que é o AMOR
é tã lindo qui até a minha menina Maria já sabe anedotas dos gatos fedorentos
Ai Maria o ATUUUUUUUUUUM !!!
quero conhecer o moço que anda a contar-te anedotas sobre o Atummmm!
;-)
beijos princesa