terça-feira, 25 de março de 2008

Não há Coincidencias

Está tudo louco! Então o que dizer da miúda que saltou para a cima da professora por causa do telemóvel? “ Dá-me o telemóvel” gritava a miúda em viva voz, enquanto que a minorca da professora, defendia-se como podia.

Os putos estavam malucos com o espectáculo. Um artolas qualquer filmava com o telemóvel (presumo) um filme para passar para o You Tube.

O rei da câmara, deve ter tido o seu grande momento, deve-se ter sentido o rei… presumivelmente pensou que seria o rei do bairro ou dos bairros vizinhos, porque fez o feito histórico de filmar um momento e colocá-lo no YOUTUBE. Melhor ainda, enquanto a professora e a aluna lutavam por causa do telemóvel… ele, o espertalhão tinha um telemóvel a filmar tudo.

Os outros que estavam na sala, pareciam anestesiados, como quem está quando vê telenovelas porque estavam impávidos e serenos a assistir ao espectáculo decadente.

Durante segundos ninguém se mexeu… isto porque talvez seja extasiante ver ao vivo aquilo que os nossos desejos mais secretos pedem “ aquela estúpida devia levar tantas e tantas!”. Mas há uma grande diferença entre aquilo onde nos leva a imaginação…e essa sim, pode andar aí a espancar quem quiser… e outra é quando a imaginação se transforma em realidade.

A miúda não percebe que por mais que esteja indignada, há uma hieraquia que deve ser respeitada… e que por mais que a professora seja uma parvalhona ( eu cá não sei!) … ela tem que engolir este sapo, como terá que engolir muitos sapos pela vida fora! Porque gente estúpida há em todo o lado… e andássemos todos ás turras… e ia ser bonito!

A seguir à guerra das avaliações dos professores… a segunda guerra por eles deverá será contra os telemóveis , mas mais precisamente com câmara de filmar… isto porque enquanto é um aluno a “ bater num professor” dá pena… e é revoltante! E diga-se.. até dá jeito que apareça no YOUTUBE.... filmar um professor a coçar o rabo, a insultar alunos, a mandar o apagador à cabeça, adormecer na vigília de testes e tal… isso já é mais chato! Garanto que assisti a todas estas situações… e garanto também que nunca vi um professor a ser agredido.

Os bons professores impõe-se apenas com o olhar e disciplina, os maus professores com berros e a semear o terror pelas turmas. Felizmente há excelentes professores! E infelizmente também há professores maus… o que não significa que devam ser maltratados… mas sim avaliados, quanto ás suas competências pedagógicas. Um padrão de excelência implica haver avaliação… assim como há também nos alunos( és bom, passas, não és bom chumbas!)

Talvez não tenha sido à toa o filme ter sido tão amplamente divulgado, principalmente quando neste momento se fala na avaliação dos professores. Ou então é daquelas coincidência tão grandes, mas tão grandes, que até dá jeito e faz ampliar um caso isolado como um padrão comum do que se assiste nas escolas… a palavra Bulling nunca esteve tanto na moda. E não é que até calha bem?




.

2 comentários:

Ticha disse...

Esta situação é o retrato das escolas portuguesas e da juventude de hoje, os adolescentes são fruto da educação que têm e a escola (com bons e maus professores) não consegue fazer milagres, pois a educação vem de casa...

João J. disse...

Tal como a vizinha ticha diz, este é o retrato da juventude de hoje. A falta de respeito impera, e o sentimento de impunidade com estas situações é grave... suspensão para estes meninos ainda era pouco.