domingo, 4 de fevereiro de 2007

Os "Chairmen"

Não percebo nada de futebol! Aliás só gosto de ver jogos, ou da selecção nacional em jogos realmente importantes ou então jogos que à partida já sei que vou ver uma vitória. Os meus comentários de futebol são tão profundos como os comentários políticos de um taxista qualquer!

Os taxistas são os maiores treinadores de bancada portugueses e quase que podiam fazer um sindicato STPM ( Sindicato dos Taxistas por um Portugal Melhor!). Se o Professor Marcelo nos 30 minutos que tem direito ao fim-de semana na RTP, consegue influenciar mais do que um discurso no Parlamento ( quem não se lembra da questão do “ Contraditóro “ que fez tremer a estação Big Brother ) o taxista sempre com o seu discurso de “ Velho do Restelo” durante oito horas por dia, tenta influenciar a sua clientela com o típico “ Isto está muito mal! A culpa é do Governo”.

O Governo é sempre um gajo mau, responsável por tudo e por nada, independentemente da cor que o represente! Têm sempre uma resposta na ponta da língua para a crise, e não se afligem em fazer um lançamento de bola parada bem certeira contra o guarda redes “ Governo”.
Levam-se a sério, acreditam no que dizem e ninguém os pode levar a mal por querem ser a “ consciência” do povo! Mesmo com o cotovelo de fora do carro, mesmo mandando cotoveladas linguísticas, mesmo conduzindo por Lisboa fora com a mesma habilidade com que falam, são os gurus da diplomacia do táxi!

Se para a política tem sempre um comentário certeiro, para o futebol também. Há uma quantidade de “José Mourinhos” por aí, de “ Figos” e de “ Cristianos Ronaldos” por Portugal Fora… Serem taxistas foi nem mais nem menos do que um erro do destino fruto de uma finta mal feita.

Tenho ideia de que a maioria é benfiquista, mas se calhar não passa disso… de uma ideia! Alguns falam do “ Bifica” do “ Glorioso” e mostram o cartão de sócio na carteira com tanto orgulho quanto as mães mostram as fotos dos filhos, mesmo que eles já tenham 30 anos e a fotografia seja de quando eles tinham 5. A sua equipa é como um filho, mesmo que seja indisciplinado e mostre maus resultados, ninguém lhe pode virar as costas… se apresentar bons resultados, ainda melhor! Trata-se de um amor incondicional sem “ses” à mistura.

Ser do “ Sporting” ( ou "Sportem", como dizem) é ser anti-maioria, é ser “ anti-poder” também concerteza que os há ( taxistas) , mas provavelmente só se manifestam quando o clube ganha ou então quando estão perante os “ deles”! Com tanto “bifiquista” não vá ele começar a malhar na equipa toda, treinador e presidente … e perder clientela!
Se a democracia é o governo da Maioria, a Oligarquia (o governo de poucos) é o regime por excelência do taxista sportinguista. O chairman é ele próprio ( nem que seja o chairman do seu táxi) e o seu “ governo” é dos “ dele” que lá se sentam e que manifestam o seu clubismo verde e branco.

Da Catedral ou de Alvalade o sítio de culto.. e bem vistas as coisas, é mesmo ...o seu táxi! Democráticos ou Oligárquicos.. eles estão por todo o lado… os “chairmen”.

2 comentários:

Anónimo disse...

atençao CHAIRMAN=HOMEM DO PODER... ou seja na cadeira do seu taxi! percebi a 1! :)

2007 o ano que promete! disse...

... eu ñ digo q esta hora do comment ta errada! São 22H37!