quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ai Colón...


Há uns dias atrás, dei com uma notícia de uns protestos violentíssimos  no Panamá, mais precisamente, na cidade de Colón a propósito de uma medidas do Presidente para a privatização das terras da zona Franca.

Vi umas imagens do local e percebi que se aquela cidade já era estranha e medonha com um sentimento de insegurança, imagino neste dias... é que eu já lá estive. Cólon é, provavelmente, a cidade mais feia onde estive na vida. Vamos fazer um exercício, pensem numa cidade muito feia, ok? Multipliquem por 5 e têm Colón. Não fui enganada, sabia que era cidade para lá de feia e perigosa, tinha lido em tudo o que eram livros de viagem, mas não era para ver monumentos, para ver a natureza e passarinhos que lá fomos. É que Colón é uma zona franca e, como tal, era tudo muito barato.

Fomos preparados e com a lição bem estudada. Apenas com umas notas no bolso e desprovidos de tudo o que pudesse chamar a atenção e apitar o alerta “ turista totó”. Apanhámos o comboio e lá fomos em direcção a Colón.

A zona franca fica dentro da cidade, cercada por muros altos. Para lá entrarmos, tívemos que mostrar o passaporte e dizer o motivo por que queríamos entrar. Não pensem que dão de caras com um shopping luxuoso. Não, as lojinhas/ amazéns são em edifícios modestos, mas lá dentro,encontram-se perfeitas pérolas ao preço da chuva. Comprei umas all-start, três camisolas da Gant, e mais umas coisas que não me lembro por menos de 50 euros . E sim, coisas verdadeiras.

Dentro das muralhas não era assim tão mau… era feio, mas não era tão inseguro quanto pensava. O meu marido ( na altura namorado) foi a Colón à espera de encontrar Iphones baratos, mas isso não vimos por lá, pelo menos descaradamente.

Saí da zona franca Colón com um saco preto, daqueles do lixo, para vocês verem o nível de sofisticação que tinham as lojas. Saí de lá até ao comboio, de táxi, por nos garantirem que era menos perigoso, com um saco à Pai Natal e a rezar para não ser assaltada. Não fui! Ufa!

Seguramente quem vai apenas a Colón, não vê o que é o Panamá e a beleza que o país tem. Aliás, fica com uma ideia totalmente errada, porque o país é extremamente seguro, civilizado e bonito! Encontrei no Panamá o mais feio ( Colón) mas também as ilhas mais bonitas que vi na vida ( San Blás) e que estão em estado puro, sem água canalizada, telemóvel ou eletricidade. Sem dúvida, um país que nunca mais vou esquecer e uma agradável surpresa. Panamá é, sem dúvida, um país de se tirar o chapéu.

Sem comentários: