Já tinha escrito aqui no blog sobre os junkblogs e de como hoje em dia
os blogs são autênticas La Redout cheios de publicidade. No Brasil,
recentemente, a Sephora e três bloggers estão a ser investigadas pelo Conselho
Nacional de autorregulamentação publicitária (Conar) por “sugerirem” nos seus blogs um produto da
YSL quando na verdade era publicidade paga.
Muitas das bloggers portuguesas, e falo aqui no feminino porque é mais
frequente, são vistas como a voz amiga, aquela que dá conselhos tal como uma
melhor amiga faria connosco e partilha as suas experiências. As marcas sabem disso, sabem o poder que uma
determinada blogger pode ter sobre os leitores e por isso paga-lhes muito menos
do que gastariam num anúncio publicitário em televisão ou jornal. Em troca, tem
um “ testemunho” credível de alguém que jura a pés juntos que aquilo ( que
neste caso lhe estão a pagar) é incrível e que faz TODA a diferença na sua
vida. Não se vê em parte alguma que aquilo foi pago pela marca.
No contexto de crise que vive Portugal, ainda me custa mais que isso
aconteça, principalmente, quando é “sugerido” um tal CLA maravilhoso que a fez perder não sei
quanto de massa gorda, ou do creme milagroso que acaba com todas as olheiras e
que não são capazes de passar sem ele. E chateia-me
porque há 2 anos atrás viviam a usar cremes do supermercado e agora aparecem a
referenciar cremes caríssimos que para a maioria das pessoas e para elas
próprias estão totalmente inacessíveis. No fundo, estão a divulgar um mundo de
fantasia quando na verdade só lhes é possível à conta das borlas que têm.
Lamento ainda mais, porque há
gente a acreditar nisso e a gastar uma pequena fortuna porque a “ amiga” do
blog disse que creme era miraculoso e por isso se calhar até vale a pena.
Quando a publicidade é escancarada, tudo bem! Quando é porque a amiga do blog,
em jeito de solidariedade feminina, publica que comprou um bâton incrível e que
fica impecável durante 12 horas com um brilho fora de série, isso já roça a
filha da putice. Quando são criticadas, dizem sempre que as pessoas têm é inveja e que deviam ter era vergonha na cara. E isto, à vista de todos, tem passado impune.
Sim, há gente a acreditar, não sei bem como, que há bloggers que se
vestem diariamente com a roupa que fotografam “de forma amadora” no blog, que
nunca repetem a mesma roupa durante um ano inteiro, que todos os dias colocam
maquilhagem impecavelmente perfeita com os produtos de grife caríssimos, que o
cabelo é sempre cortado em cabeleireiro de renome e só usam produtos de luxo no cabelo, usam sempre sapatos
com10 centímetros de altura e nunca se cansam, nem os estragam a andar na
calçada portuguesa, vão a restaurantes, bares e hóteis da moda e isto tudo, com empregos de 1000 e poucos euros! A imagem que passam é que uma mulher normal, com emprego normal deve então poder fazer isto tudo.
Com esta ginástica financeira tão
apurada, bem que podiam dar umas dar umas dicas ao Senhor Ministro Vítor
Gaspar. Ele e todos nós,
certamente, agradecíamos.
1 comentário:
Ps: Anokas o teu comentário foi apagado sem querer. Peço desculpa.
um beijinho
Enviar um comentário