sábado, 27 de janeiro de 2007

O Senhor Professor Maconde


De certeza que alguma vez na vida, já tivereram um professor engomadinho, que veste aqueles fatos perdidos no tempo ( para ai da Maconde), que até custa serem reais. Conheci alguns na faculdade dessa espécie que não está tão em extinção quanto isso. Os engomadinhos, são uma espécie de Bráulio, uns cromos ao quadrado, que para além de nos ensinarem ( e bem) as diversas matérias dos programas , ensinam-nos também que as camisas ás riscas com gravatas aos quadrados combinam! Eu agradeço profundamente essa sensibilidade à “arte” que me foi adquirida nesse belos tempos de faculdade, não a uma sensibilidade à arte cubista, mas à arte da cromice ao cubo!

O Sr. Professor Maconde, nunca esquece o pormenor dos botões dourados nos punhos, nem tão pouco no blazer, para dar um toque de realeza à sua imagem. É totalmente picuinhas, adora cadernos todos sublinhados com régua a vermelho e verde… trata os filhos por “ Você”, porque apesar de se considerar um intelectual de alto gabarito, sofre com um mal de não ter tirado o curso na Harvard University e por ambicionar ascender ( nem que seja de look cromo) a tal elite! De vez em quando, sai-se com essa “ como é que se diz isto em português!” e liga as frases com a pronuncia americana mais serrada com um “well”.

O seu projecto de vida apesar de tudo é fazer parte da Opus Dei e por isso, torna-se um beato incorrigível, daqueles que vai para a missa, bater com toda a força a mão no peito, e emociona-se quando o filho é baptizado por um cardeal. Não vai a Fátima por ser popularuxo, mas ao Vaticano. Faz férias com a sua mulher nas termas ou então numa ilha anti-civilização no meio do nada, carregada de nevoeiro, com mau tempo, onde se abstrai a preparar os seus próximos summer school, ou então o seu livro direccionado para uma minoria de “ilumiminados”.

O Sr. Professor Maconde, fala como escreve, e pensa como fala… é complicado apanhar tal raciocínio, e no dia que se acompanhe, arranja logo maneira de sacudir dos ombros do seu blazer Maconde e com botões dourados, quem ouse fazer tal escalada.

Trata por tu, todos os temas da actualidade, abomine a política nacional por não se reger pelos princípios ideológicos dos livros que lê.

Odeia ser Portugûes (embora na sua educação não se permita dizer), e o que é nacional.. é sempre mau ( ao contrário do slogan tão publicitado). Veste a bandeira americana no seu íntimo, mas fuma um charuto cubano à noite enquanto lê Marx.

1 comentário:

Catarina disse...

eheheh, conheço uns assim...mesmo assim! escreves bem miuda!!