quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Vai uma Starbica? Não, prefiro um Starbalino!




Esta semana abriu o Starbucks no centro Comercial Allegro em Carnaxide . Isto jamais seria “ notícia” se fosse mais um posto de café Delta no centro comercial de Santa Comba Dão…mas calma, como abriu um Starbucks e o português é um bimbo de primeira e fez questão de noticiar isto, como se tratasse de uma grande inovação.

O Starbucks nas grandes cidades como Nova York e Londres está estrategicamente colocado às saídas das estações de metropolianos ou noutros sítios quaisquer de grande movimento… em Portugal não, está num centro comercial em cascos de rolha e com dezenas de cafés à volta….

A grande vantagem do Starbucks a nível mundial é a localização. Como as suas lojas estão tão bem localizadas, as pessoas tem apenas duas hipóteses…. ou perdem o amor ao dinheiro e desembolsam o equivalente a 1, 90 Euros por um café americano ( sim.. só nos é que bebemos expressos) ou então andam mais uns metros ( ás vezes bastantes) para consumir um café uns bons cêntimos mais barato. É claro, as boas localizações têm um preço (altíssimo) e a falta de concorrência e de opções fazem com que seja incontornável ir a uma dessas lojas.

Aqui, o Portugal os markeets da marca pensaram e bem… que não seria preciso gastar uma renda ao preço do barril do petróleo por centímetro cúbico para colocar num sítio estratégico, onde passam milhares de pessoas por dia, simplesmente porque o tuga funciona de maneira diferente…

Pelo menos por um tempo, a lógica vai inverte-se e são os tugas que fazem fila e que fazem questão de andar mais um bocado ou até uns quilómetros na “ viatura”só por um café da griffe.
Já estou a imaginar o centro comercial ao fim-de-semana cheio de famílias que vão propositadamente lá só para a “bica” ou os mais abonados para o lanchezinho com a
“ patroa”. Porque? Porque são bimbos e porque durante uma semana terão tema de conversa no subúrbio.
Imagino no dia da inauguração... se o café foi a borla, era ver em cada esquina do Aleggro um tuga com 50 cafés mamados em cima e já a tremer dos joelhos ....
Não percebo...quer se dizer, num sítio onde há milhares de cafés o que me leva alguém a pagar 1, 30 por um café se o pode consumir por 50 cêntimos?
Eu perceberia … que em nome de um café milagreiro que me fizesse emagrecer 4 kilos num fechar de olhos, até valesse as filas de espera do Starbucks e já agora o preço absurdo…. Aceito também se for pela novidade e benzo-me com água benta se for por sistema.

Eu acredito que ao preço do café os senhores em três tempos ainda ficarão a perder… porque tuga que é tuga, gosta da lembrancinha e de surra não hesitará em levar a chávena de café para “ decô” para um sítio tão evidente com para cima da televisão, ou para colocar palitos em cima da mesa do almoço domingueiro.

Depois para os mais resistentes, ainda podem passear-se o resto do dia com um copo do Starbucks na mão como se fossem muito hippies, mesmo depois do café estar gelado e fazerem cara de quem bebe um mazagran cheinho de limão, só para o “estilo”.

" É um estarbuques fáxavor!!"… é a frase de ordem. Venha daí !





6 comentários:

Anónimo disse...

Eu sei que sou uma cusca do pior... mas ainda queria saber o que te fez andar aos pulinhos no dia 19... may you tell me? :)

Rabodesaia disse...

Sim, digo. Digo no blog e tudo, mas como sou super superticiosa prefiro dizer com mais garantias... a atirar alguma coisa para o ar, que depois não passa de uma ideia.
Tudo o que disser aqui... fica-se a saber tb no meu trabalho,etc... o blog não é anonimo.
Mas sim, eu vou matar toda a curiosidade.

beijinhos

Kitty Fane disse...

Tb n percebi muito bem essa do Starbucks num... Centro Comercial. Ainda por cima em Alfragide... :-D

Rabodesaia disse...

sim... é uma ideia que só deve pegar mesmo em Portugal!

MiSs Detective disse...

slfragide é que é yeah yeah yeah. muito bom este teu post, muito bom.

João J. disse...

Vê lá tu... estive lá ontem, e nem vi... mas não há café que se compare ao que me servem no HP.. cliente habitual de vez em quando tem direito a pequenas borlas... ;)