quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Speed Dating




Ia a passear na rua quando, dei de caras, com um anúncio de “ speed Dating” que se vai realizar hoje à noite, num pub perto de casa, uns dia antes do Valentine's day. Quem está sozinho e deprimido, nesta época, pelo seu estado de “ solteiro", não ficará certamemente melhor. As superfícies comerciais bombardeiam a vista, com decorações burlescas, frases apaixonadas, peluches, corações e setas de cupido por todo o lado.


O pub, lá deve ter percebido que, pode ganhar uns bons trocos e simultanemente ter uma função social e ser uma pequena ajuda para os corações solitários. O álcool pode ser, consoante as circunstâncias, uma ajudinha para esquecer e afogar as mágoas, ou, por outro lado, fazer de qualquer totó ou um tímido invertebrado, um Dom Juan por uma noite ( ou umas horas). Não só aos seus olhos, mas também, aos olhos de quem também já bebeu uns copos.


Pensei nisso do Speed dating e percebo o motivo. Hoje em dia, cada vez é mais dificil conhecer pessoas, e aposto um dedinho como vai estar cheio o bar. A partir da universidade e depois do ambiente de festa e de euforia, entra-se no mundo do trabalho cheio de responsabilidades. O tempo torna-se precioso, escasso e começa a ser muito difícil conhecer novas pessoas e sair do círculo de conforto. Nesta altura, as amizades já estão consolidadas, os grupos de amigos formados, depois começam a saídas em grupos de casais, os casamentos dos amigos e, para quem está solteiro, torna-se difícil sair deste espiral e conhecer novas pessoas fora desta bolha. Se nos primeiros encontros, tudo tem a ver com as primeiras impressões e “ feelings” como seria num encontro que dura apenas uns minutos? Neste tipo de encontros, todos os pormenores contam. Sim, não há tempo para avaliar inteligência ou o “ interior”. Tudo tem a ver com linguagem corporal e com a mensagem passada nesses escassos minutos. Tudo depende também do que uma pessoa está a procura quando vai ao tal speed dating. Provavelmente, se está à procura de uma relação séria, um homem vai observar mais do que uma copa de soutien DD e a mulher, vai procurar mais do que um rabo bem composto numas levis 501.


Se há pessoas que acham este tipo de encontros uma parvoíce, eu acho que depende muito do espírito que se enfrentar isto. Há muita solidão encapotada, muitos solteiros que juram a pés juntos que não acreditam no amor, mas estão desejosos de voltar a acreditar e a sentir a barriga com borboletas. E outros, que lá vão procurando por outros meios. Lembro-me de uma professora de inglês, divorciada e já na casa dos 50 e muitos anos, ter-me contado, em tom de secretismo, que tinha conhecido o seu namorado na Internet. Tenho também uma amiga que trabalhou numa agência que ajuda pessoas a encontrar companheiros e não estava, propriamente às moscas. Por que raio é um tabu tão grande e é visto com tanto secretismo? As pessoas, tem a capacidade de admitir muita coisa, um terrível jeito para conduzir ou para fazer contas. Quando se trata do amor ou da falta dele, há um silêncio que pesa como culpa, e ninguém gosta de admitir que é pouco iluminado ou pouco afortunado neste campo.


Naquele pub entrarão hoje, certamente, corações inquietos, pessoas profundamente crédulas e outras cépticas em relação ao amor. O que esperam no final deste encontro vai divergir só em parte. Os cépticos, terão a vontade escondida provarem que estão profundamente errados e os crédulos, de provarem a sua certeza inequívoca no amor.

3 comentários:

MissLilly disse...

aqui no UK existem imensos sites do genero, em que a pessoa pode incluir as caracteristicas que procura e o site faz um matching de pessoas que vivem na zona e tem interesses comuns.
A verdade? a verdade e como dissest e bem, com tanto tempo passado no trabalho e em transportes nem sempre sobra tempo para conhecermos pessoas novas. Se incluirmos ai expatriados como nos as duas, em que muitas vezes podemos nem querer uma cara metade mas simplesmente amigos a coisa torna-se ainda maior. Tenho o sentimento de que em Londres (especialmente) as pessoas sao mto sozinhas e nao tem assim mtos amigos. e falo de amigos a serio! eu propria sinto isso, com o tempo q passo a trabalhar, em viagens, em transportes nao tenho conhecido assim mtas pessoas novas.
se ajudar alguem, why not?
nada contra :)

S* disse...

Não entendo o que levará as pessoas a aderirem a uma coisa dessas... mas, se resultar, que tudo corra pelo melhor.

S* disse...

Não entendo o que levará as pessoas a aderirem a uma coisa dessas... mas, se resultar, que tudo corra pelo melhor.