sexta-feira, 24 de agosto de 2007

(A)gosto do Emigrante



O mês de Agosto está a chegar ao fim! Como é certo e sabido, mês de Agosto é o mês da regresso do emigrante a Portugal. E então é uma grande alegria! As aldeias enchem-se de emigrantes, e multiplicam as festas e romarias em sua homenagem! Encontra-se a família toda, a mãe, o pais , os primo, as prima, os tios, o irmãos, os sobrinhos, as comadres, a vizinhança toda. Agosto é o mês dos casamentos! ( é o mês onde estatisticamente há mais casamentos, muito graças aos emigrantes, que vêm cá de propósito para casar).

Lá vêm eles com o seu BMW vermelho, ou com o Mercedes amarelo, para as suas casas hiper megas grandes ( de gosto no mínimo duvidoso), com a arquitectura do país que os recebeu ( que bonito que é uma casa com arquitectura Suiça no Algarve).

O presidente da Junta faz as honras da casa e convida o artista da terra para actuar para os emigras todos… mas o momento mais alto, o mais esperado ( um ano de espera), é quando um desses grandes senhores da música popular vai lá a terra para fazer um espectáculo.

E enquanto existir Toni Carreira e o seu filhinho ( o Mickael… que é o delírio das miúdas e das mães delas.. e já agora de alguns gays disfarçados de macho que no fundo o acham “ fofinho”), enquanto existir Toy, Ana Malhoa, Mikaela, Rute Marlene, Ágata e Imanuel, eles acharão sempre que valerá a pena serem Portugueses ( mesmo que estejam em França, Luxemburgo, Canadá). Ninguém apaparica mais os cantores populares do que os emigrantes! E isto porquê? As cantoras é porque são jeitosas ( Boas, pronto!por norma não cantam nada). Quanto aos cantores ( machos) é porque são brejeiros ( e isso vende), ou então porque cantam músicas de chorar o chão da calçada, e o tuga no fundo gosta do sofrimento! Deve achar isso bonito!

Quando há festa rija na aldeia, o que nunca pode faltar é moças roliças, muito tintol, minis, chouriços, muito tremoço, pevides, e courato.

Eu tenho o maior respeito pelos Emigrantes! Afinal estão a esfolar o couro lá fora para ganhar a vida! Trabalham horas a fio, por vezes em situação precária! Matam-se a trabalhar !

Mas alguém me explica se há uma relação directa entre a emigração e o mau gosto?

Mas pior do que isso, fico verdadeiramente preocupada quando ouço coisinhas destas
( ver filme em cima). Alguém me explica o que é que é aquilo???? É que mil vezes ouvir o macacão do Toy e imagina-lo oleado na praia, áquilo!!!

É que só de pensar que vão para qualquer parte do mundo “ emigrar” e cantar aquilo, dizendo que é “ típico Português”, dá-me um ataque de caspa! É que até posso admitir que seja típico, mas não é típico berrarem e cantarem mal mas mal que dói!!
Já agora alguém me explica quem convenceu aquelas senhoras que cantam bem? Em quem se inspiraram? Na Júlia Pinheiro?Hum?

Não me admira nada que quando vamos viajar pensem que os Portugueses são todos umas cambadas de bimbos e que andam vestidos de nazarenas e de campinos!! Pudera!
E depois convencer que os Portugueses sabem mais do que fazer camas em hotéis? Que nem todas as portuguesas tem buço, pelos nas pernas, que não são vermelhuscas? Que nem todos os Portugueses são padeiros? Que nem todos têm bigode? E que nós Portugueses não passamos a vida a comer bacalhau com batatas!

Eu quando vi uma " nazarena" no aeroporto em Londres... percebi bem, que o nosso futuro está ameaçado! temos pena, a nova vaga de emigrantes é a minha esperança!

Como à restante não há nada a fazer ( é um caso perdido, mais que perdido), só me resta os conselhos:

Aproveitem os últimos dias para comprar umas cassetes na feira, para empaturrar de todos os petiscos de manha a noite..., beber até cair o vinho da terra, porque só daqui a uma ano há mais!

5 comentários:

Raquel Figueiredo disse...

emigrante, emigrante porque tu voltaste ?

canção dos ena pá 2000

Raquel Figueiredo disse...

emigrante
emigrante
porque tu voltaste ?

canção dos ena pá 2000

Blog da Mary disse...

Oi Mary, Passa lá no blog e participe da Campanha”Adoção, adote esta causa - meme ” Bjss

Bottled (em português, Botelho) disse...

Cara vizinha,

A parte do beber o vinho até cair eu até alinho, mas a cantilena...

E eu ainda digo que canto mal?

Pois fiquem sabendo, povo em geral, que eu ao pé destes sou um autêntico relógio suíço a cantar!

Hic Hic Hurra

Ticha disse...

Não entendo o mau gosto, mas justifico...Quando estás muito tempo fora, qualquer "coisa" que faça lembrar Portugal torna-se a última maravilha do mundo.