quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Viva Melhor

Depois do telejornal da noite da TVI é publicitado um livro que se chama “ viva melhor”..Quem o publicita é o boiola cada vez mais boiola do Gocha e mais um brasileiro que se ainda não percebi bem quem é… mas deve ser um “ doutor” qualquer ou então um vendedor de banha da cobra brasuca daqueles que tem a lábia toda.

O que eu sei é que o raio do livro tem tido uma grande saída e deve ser um dos livros mais vendidos de Portugal. Eles pelo menos dizem isso e apresentaram um número astronómico de vendas… e eu se tinha dúvidas tive toda a certeza que o boiola do Gocha e que o Brasileiro “ doutor” afinal até se safam e bem… e isto porque fui a casa da minha avó e ela tinha lá o bendito livro.

E se a minha avó, tem o livro e há anos que não via um livro novo lá em casa… e ainda por cima ter dado quase 40 euros por ele… eu só tenho que dizer… “ Gocha querido, podes ser boiola e eu odeiar os teus blazers às riscas cor-de-rosa! Mas que tu sabes vender, ai sabes, sabes! Porque convencer a Dona Augusta a comprar um livrinho e as velhotas todas da rua dela , tenho que reconhecer o teu talento”.

E foi bonito, ter visto a cara da minha avó com quase 90 anos de idade, dar à netinha lições de nutrição e mais uma receitas de tofu e de seitan…. E mais umas mezinhas para tudo e alguma coisa… e a “ cura” para todas as doenças de “ a” a “z”.

E eu como interessada que sou e ver os olhos verdes da minha avó a brilharem de orgulho a mostrar-me uma receita de bolonhesa de soja fiquei cheia de orgulho da minha avó modernaça! Comer soja, está na moda e a Dona Augusta no topo dos 90 anos… está muito mais a frente do que eu, que não consegue nem por sombras sucumbir aos prazeres da carne e que ama de coração um bife Portugália com um ovo estrelado!

Descobri então que o livrinho bem mais do que ensinar os “ truques para tudo” propicia algo bem mais importante que é uma espécie de clube “ viva melhor”, isto porque quem não tem o livrinho, está fora! As velhotas reúnem-se para falar dos benefícios do tomate, do limão, da alcachofra, da soja e do seitan tudo com vista à dobradinha da idade, e eu só posso ficar feliz por isso! E enquanto se prendem nisso, esquecem-se de declinar as doenças todas que têm ou que acham que têm ! E o clube é altamente selectivo regido pelas regras do “ viva melhor”! Não saber que o limão e que o tomate não combinam é um sacrilégio, não saber que o abacaxi é excelente para emagrecer e os benefícios da cenoura , é quase tão grave como não saber fazer renda ou pregar um botão.

Quando ouvir o autocarro inteiro, por norma cheio de velhotes, a não falar de doenças entre eles, está prometido uma cartinha de agradecimento profundo ao Gocha e ao amigo! É sinal evangelização foi bem feita! O segredo da venda do livro, pode ser o que quiserem chamar, eu até posso admitir que o efeito das riscas do blazer do Gocha tenha um efeito hipnotizante, que a conversa do brasuca seja música para os ouvidos das velhotas, que elas estejam saturadas de ler as historinhas do Daniel Steel, ou então simplesmente estejam cansadas de fazer as rendinhas para o enxoval quando as netinhas só casarão daqui a um monte de anos… o que é certo é que é um best seller de vendas, os marketters que expliquem o fenómeno.

Eu, pela minha parte, “ainda” não me deixei corromper pelo livro“ viva melhor”, mas de tanto falar fiquei com vontade de o levar para casa de casa da Dona Augusta à socapa! A sorte é que até sou uma boa neta, por isso, só por isso, não o faço. Mas pronto, troco um sorriso gigante da Vóvo por um pudim de soja ( por mais horrível que aquilo seja) sem pestanejar, e quando lá for a casa prometo converter-me ao clube por umas horas. E se 40 Euros é o preço para se viver melhor… acho que já me convenci… a felicidade estou a ver que não é assim tão cara!

19 comentários:

Ticha disse...

Mery,

Que tal abrirmos uma cantina "viva melhor"?!!

Anónimo disse...

Não tenho o afamado livro e dei com este seu blog por acaso, mas não deixei mesmo assim de o ler.
Antes de mais não percebo porque motivo chama o Sr. Goucha de boiola. Se não gosta dos blazers do Sr. apresentador, problema seu. Cada um veste-se como gosta e não deixa por isso de ser menos Homem. Tomara a si, provavelmente, ter a humanidade que este Sr. tem.

Claro que só quem se está a borrifar para os animais, não prescinde dos "prazeres da carne". Depois vêm as maleitas e os ai-ais. Já que não é por respeito aos animais, que seja então por respeito à saúde do seu corpo, mas devia ponderar seriamente em evoluir e deixar esses "prazeres" moribundos esvanirem-se nas doenças que transportam.
Siga o exemplo da sua avó e preocupe-se hoje com aquilo que mete na boca.

Anónimo disse...

Apesar dos seus vinte e quatro anos, é mais velha do que a sua avó. Tem assim tantos problemas com a sua sexualidade, que a opção sexual dos outros a incomoda? Sabe o que quer dizer: «O homem é a medida de todas as coisas?» Não me parece. Nós vemos o mundo segundo aquilo que somos. O seu horizonte é muito pequeno. Respeite para ser respeitada.
Não gosta de comida vegetariana? Há quem goste.
Por acaso tenho o livro. Já experimentei o tratamento para o colesterol. E sabe uma coisa? Até resultou. Numa semana, baixou de 230 para 190.
Não me considero velha, só tenho mais seis anos que a menina.
Não se esqueça que o silêncio é de ouro e a palavra de prata.
Pense e repense antes de dizer seja o que for.

Anónimo disse...

Eu acho aquele apresentador brasileiro do viva melhor um gatoitaliano.

Anónimo disse...

Acho aquele apresentador do viva melhor um gatissimo, parece um com superman.

Anónimo disse...

"...Quem o publicita é o boiola cada vez mais boiola do Gocha"


desculpa lá, mas tu és de onde? "boiola"!!!??? isso é brasileirice demais para o meu gosto. Andas a vêr muitas novelas, andas...

Anónimo disse...

olha boiola es tu

fica sabendo k graxax ao programa dele ja se ajudarm mtax familias

olha te ao espelho antes de falares dos outros!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O livro tem ajudado muitas pessoas e se o leres vais ver que não é tao mau como pintas, e não seja tão mal humurada deixa viver quem quer e como quer não devemos criticar os outros cada um é como é e mais nada.

Anónimo disse...

A mãe vira-se pra o filho e pergunta:

- Queres chocolates??
- Não - diz o filho
- Então não compro - diz a mãe.


Hahahahaha!!!!

Anónimo disse...

Ele é médico e a familia tem tradição de naturalista. Só não utiliza uma linguagem técnica porque a maioria não ia perceber nada. A divulgação que faz custa muito dinheiro por isso o livro custa 40 Eur. Sabe muito bem o que diz pois ele proprio é naturalista. Até agora não encontrei nenhuma incongruencia da sua parte. Diz-me qual é a tua habilitação? E em que te apoias para dizer o que disseste?

Anónimo disse...

Céus, tanta indignação por algo tao pequeno. Se a autora do texto acha que o Goucha é boiola, tanta chatice porquê? Não há nada de mais importante na vida com que se indignarem. Não vos chateia o preço do pão, do leite, dos transportes? O estado da saúde, da educação? A exorbitância do preço dos combustíveis????

Eu gostei do teu texto, mesmo não subscrevendo o rótulo que colocaste ao apresentador e autor do famoso livro. Tão famoso que me chamou a atenção e decidi fazer uma busca na net a respeito dele e dessa forma aqui vim parar.

E .. boa saúde para todos e vivam melhores (demasiada acidez deve fazer mal ao estômago).

Anónimo disse...

mas agora nao se pode ser ironico? nao se pode brincar e falar da forma que se quer? eu até achei bastante piada à forma como toda esta historia foi contada.

abraço

Anónimo disse...

Olá, menina! A sua avó, parece ter uma personalidade mais firme do que você. Digo isto porque você estragou o texto com essa bobagem de chamar o Goucha de boiola! Como brasileiro, sinto muita pena que vocês importem essas coisas pra Portugal. O Brasil tem tanta coisa boa e vocês teimam em copiar as piores coisas. Uma baixaria. Tinha tudo pra ser um texto lindo. Bem escrito, com muita riqueza de detalhes e até em sentimentos. Tudo perdido e logo no inicio! Eu li o resto já com o pé atrás. já decidido que uma pessoa assim nao serve pra amizades... Menina, saiba que o Goucha é uma pessoa admirável. E ainda que não fosse, você nao tem o direito de ofendê-lo. Peça uns conselhos a sua avó. Com certeza ela tem muita coisa boa pra lhe ensinar. Talvez você nao soube aproveitar a educação dos seus pais... Não sei que idade tem, mas parece uma adolescente mal resolvida, revoltada com a sociedade, mal integrada... tem gente que fica assim mesmo, não aprende nunca. Sabe, eu nem acho que você mereça um comentário... Estou escrevendo pensando nas demais pessoas que vão entrar no seu blogue...

Rabodesaia disse...

senhor anónimo,

eu agradeço mil vezes ao senhor Goucha por dar um sorriso a minha avó e pela contribuição para a sua vida se melhor!
chamar boiola ao senhor Goucha, pode ser um insulto para si, para mim... para mim é uma constatação.
E não tem nada de ofensivo a não ser que ache que a homosexualide é uma ofensa.
longe de ser uma adolescente, sou uma adulta bem resolvida com a vida... e por isso brinco e tenho as minhas opiniões livres de terceiros.
Admiro quem me escreve indignado porque em momento algum falei mal do livro, bem pelo contrário.
de qualquer forma, está sempre convidado a comentar e eu sempre que póssível a responder aos meus respeitados leitores.

Anónimo disse...

Fiquei indignada quando vi que no seu blog só incluia o Sr Goucha e o outro doutor. pois se por acaso for ver a RTP1 e a Sic pelo menos na hora da "Praça da Alegria" e do programa "Fátima" respectivamente, vai verificar que nesses programas tambem fazem publicidade ao livro2Viva melhor".Na minha opinião , as pessoas tem que ter mais atenção ao que dizem e não tem o direito de ofender quem quer que seja, seja ele Homossexual ou de outra raça. cada pessoa tem direito à vida. Além disso, tomara muitos homens da idade dele terem uma mente tão aberta como ele tem para falar sobre certos assuntos

Rabodesaia disse...

Minha querida,

Este post tem um ano...na altura não havia em mais lado nenhum (
pelo que saiba).

Chamar "boiola" ao senhor Goucha, pode ser um insulto para si, para mim... para mim é uma constatação.

E não tem nada de ofensivo a não ser que ache que a homossexualidade é uma ofensa.

Anónimo disse...

Ola a todos, indignação!!!! com os comentario desta menina!?!?! peço desculpa, mas mal faz em expressar o que vai na alma? a todos os que não que gostaram, quantas vezes não chamaram nomes a alguem? e mais ainda, apontar o dedo a alguem é muito facil, principalmente quando nem sequer se identificam! que mal faz gostar de um bom bife? sabiam que os vegetais não conseguem substituir as proteinas da carne?

bem por agora é tudo. divirtam-se.

Anónimo disse...

Há pessoas que não sabem ler nas entrelinhas!
A prova disso é a quantidade de "anónimos" que aqui postaram a apontar o dedo à autora do texto!
Eu adorei o texto e subscrevo!
Eu gostei das suas palavras!
Bem haja!

~Viviana disse...

Olá . Será que me poderias dizer o que diz no livro sobre o cha de freixo ?