segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Feira das vaidades?

Há uma teoria que diz que as mulheres vestem-se mais para agradar às amigas e ao mulherio em geral do que agradar ao sexo oposto ( e a si próprias).

Se eu poderia ter algumas reticências em aceitar isso, tirei parte das minhas dúvidas quando assisti a uma desfile da Maria Gambina na moda Lisboa/ cascais este sábado.

A roupa dela pode ser tudo, aquilo poderá arte… e eu, posso até desde já admitir que poderei ser uma bimba , e que por isso não tenho sensibilidade artística de entender “aquilo”…mas que é feio é! Se é arte, é discutível… indiscutível é que terrível!

Aquela roupa poderia ser a roupa escolhida pela nossa pior inimiga como roupa para o primeiro encontro com a braza mais braza de sempre! A certeza, certíssima é que seria o primeiro e último encontro certamente!

Ou seja, a roupa da estilista Maria Gambina não está feita para agradar ao sexo oposto, não pretende salientar as curvas das mulher e todo o glamour que possui… bem pelo contrário… faz de qualquer modelo de capa de revista em mulher “ sofrível”…. E numa mulher normal em pacóvia total!

Durante o desfile qualquer mulher que estivesse naquela sala, por mais camafeu que fosse, ficava com ego elevado! Qualquer modelo lindíssima que ali estava a desfilar, estava transformada em Felisberta Desgraçada… um bombom, para o mulherio em geral, sempre com o olhar de lince a tentar encontrar no meio da perfeição, uma ponta de celulite.

Qualquer trapinho das senhoras nas bancadas sobressaia perante o desfilava na passerele.
Se foi essa estratégia de marketing seguida pela estilista foi de mestre, conhece bem a psicologia feminina…é um elogio às feiosas e endinheiradas nortenhas ( na sua maioria) suas clientes que lhe enchem os bolsos!

Se não foi, e realmente acha aquilo belo, está tudo doido!!!

Se “aquilo” vende prova que a mulher que o compra, para além de não ter um palminho de testa é a alegria da pior inimiga ou da amiguinha mais sonsa…. se quiser parecer uma saco de atar batatas e gastar uma pipa de massa, está no bom caminho! O desfile que apresentou serviu para agradar às mulheres… (que se rejubilaram a ver as manequins em mulheres sofríveis e pindéricas) …teoria aceite!

Mil vezes a Zara e afins, que me perdoem! E pensei em como um top de 14 euros fazia mais vista do que um top de algodão branco com mangas de balão com armação em metal… Pensei várias vezes na feira de vaidades que me cercava e desfilava fora da passarele para ver e ser vista. Pensei se só seria eu que via naquele desfile um atentado à beleza e á criação artística...

Mas pronto… aquilo é MODA e ARTE … é o que dizem, vou ver se aponto aqui no caderninho para não me esquecer mais.


PS: as fotos estão no link do comentador Sbs na caixa de comentários!

4 comentários:

Filipa disse...

Muito resumidamente, moda, não é beleza, é como a palavra indica, estar na moda. Regra geral, ser alternativo e singular. Se um estilista conseguir marcar a diferença a partir daí, é um bom ponto de partida para vender o que nós achamos bonito, que para eles é básico. O que dá dinheiro as marcas não é a sua alta costura. Isso dá-lhes reconhecimento e publicidade. O que lhes enche os bolsos são os pobres como nós que compramos umas jeans ou algo que não ultrapasse os 200 euros pelo estatuto que a marca nos confere. Por ser cara e extravangante.

Miss Lee disse...

e fotos, não há??

Anónimo disse...

Por acaso refere-se a isto?

http://img518.imageshack.us/my.php?image=13102007198gc1.jpg

http://img165.imageshack.us/img165/1362/13102007199be3.jpg

http://img227.imageshack.us/img227/3025/13102007200wp5.jpg

Eu só estava à espera que as meninas caissem para trás com tanta inclinação. Ainda era para ter oferecido um bolinho ou um salgadinho, algumas tinham um ar tão sub-nutrido, mas elas nem olharam não sabem o que perderam, humpf! A moda deve pagar mesmo mal.

S.B.S.

João Morgado disse...

E fotografias, tens alguma?
Fiquei curioso...

*