terça-feira, 9 de outubro de 2007

Tento na língua

Eu fico realmente sensibilizada e quase que me vêm as lágrimas aos olhos de emoção quando cai na minha caixinha de correio os comentários do blog. Porque isso significa em termos gerais duas coisas:

1- Alguém teve a amabilidade de ler as palermices que escrevo quase diariamente ( ultimamente ando um bocado baldas!)
2- Cumprindo a primeira premissa, alguém se deu ao trabalho de comentar e perder uns minutos de vida nisso!

Assim, tenho acima que tudo que me curvar o melhor que posso e agradecer-vos humildemente.

Pois é, há uns tempos atrás escrevi um post ( http://mariarabodesaia.blogspot.com/2007/08/viva-melhor.html) e hoje, recebi um comentário de alguém que é feveroso fã do Goucha ( só pode) e que se sentiu indignado por ter chamado “ boiola” ao senhor e de eu estar a dizer que odiava o casaco do senhor às riscas…

“Antes de mais não percebo porque motivo chama o Sr. Goucha de boiola. Se não gosta dos blazers do Sr. apresentador, problema seu. Cada um veste-se como gosta e não deixa por isso de ser menos Homem. Tomara a si, provavelmente, ter a humanidade que este Sr. Tem”

A paixão tem dessas coisas ( vamos lá ser honestos) e é a prova de como quem ama é cego…
É que chamar “ boiola” ao senhor é um insulto, nisso tenho que reconhecer e pedir todas as minhas desculpas…. É sim!! É um insulto a todas as bichonas por este muito fora que não têm culpa nenhuma de eu não ter arranjado um termo mais apropriado.

Mas pronto… para não ferir mais susceptibilidades e ter leitores indignados, crio aqui mesmo um conceito ( gouchola) que será aplicado a seres altamente efeminados com casacos às riscas e óculos a condizer! E agora, venham-me lá dizer que insultei o senhor!!! ( mas sejam justos!)

Poderia perfeitamente ignorar o comment é verdade…. Mas quando tive dois em alturas diferentes a dizer o mesmo, pensei… ora bolas, se calhar tenho o clube de fans do Goucha e do programa ( você na TV ) á perna? Será isso?
(Posso jurar-vos a pés juntos que não faço parte dos ressabiados que ligaram para o programa, e não ganharam patavina… não, nada disso! )


Ok... Fiquei preocupada! ( avó se ler isto, não se chateie comigo! Eu até fui meiga com o senhor!) E juntando um mais um e pegando nos comentários dos tesourinhos deprimentes … não só tenho o clube de fans à perna do Goucha, mas por todos os leitores que usam laca ou gel a empastar o cabelo... e pode ser mau marketing para o blog!

Quanto a mim, só me resta uma solução... tento na língua( senão estou tramada e não tenho as botinhas de lã pelo natal feitas pela vovó!)... e eu não me esqueço quando tiver que falar do Senhor e abrir a boca a chamá-lo "Boiola" (" gouchola" é mais aplicado)
É melhor é....antes que me caia um dentinho de vez!

7 comentários:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Cara vizinha,

O único comentário que se me oferece fazer nesta altura é aquela expressão ingaylesa de indignação: "Oh my Goucha!"

E obrigado pelos votos de boas férias!

Hic Hic Hurra

Miss Lee disse...

Maria,

quem tem que ter tento na língua ao classificar pessoas são os jornalistas e os advogados. Esses sim, devem guardar para si as alegações e opiniões e dizer, escrever ou publicar apenas os factos (Neste caso diriam apenas que o casaco é às riscas.)

Ao cidadão comum, a falar (neste caso escrever) numa situação pública ou privada, é-lhe dado todo o direito de manifestar a sua opinião, seja ela favorável ou não. Tem é que aceitar as consequências do que diz.

(Se chamar puta a uma puta ela pode chatear-se, processá-la e ganhar! Porque a menina não tem nada que ver com a sua profissão e não lhe pode chamar nomes feios! Ensinamentos do meu professor de direito...)

Neste caso, o máximo que pode acontecer, é o Manel processá-la por ofensas e merdas assim. Mas aqui entre nós, não me parece que haja juíz nenhum que condene uma menina por escrever umas verdades!

Que o Goucha é uma GRANDE QUERIDA até na Estónia se sabe!! Não tenha tento na língua, jamais! Não deixe que paneleiro nenhum lhe castre a verborreia discursiva! E se eles não gostam do que a menina escreve... pois entãoq ue não leiam! A net é um espeço público, ouve-se e lê-se o que se quer e o que não se quer...

e com isto matei mais 5 minutos de trabalho!!
cumprimentos!

dc disse...

Grande Maria,

Vim visitar este blog através da SuperBock e não é que me deparo com mais um post à liberdade de expressão em blogs...

Como se isso pudesse sequer ser discussão!!! Poder pode, afinal pode-se tudo... That's exactly my point!! Ora se o blog é seu... Você escreve o que bem entender nele! Tem liberdade para isso. Assim como os leitores têm liberdade para não ler... Embora já não a tenham para censurar!!

Opiniões toda a gente tem! Mas achar que se é o lápis azul e que a PIDE está a atacar na blogosfera é exagero! Escreva o que quiser, as pessoas hão-de sempre responder-lhe aquilo que lhes apetecer também, como é óbvio. Mas já que estamos numa de opiniões, expresso a minha que sou contra a "blogocensura"... No meu blog eu escrevo aquilo que eu bem entender!

"E mai nada!"

P.S. - O termo Gouchola é lindo! :)

Pistolero disse...

Muito bom, gostei de ler.

Bom trabalho.

Luís Nogueira disse...

1º- Gosto do que escreves
2º- Perco tempo a ler o que escreves.
3º-Goucha assume-te de vez, que a malta grama contigo na mesma! :)

Filipa disse...

Eu nem vou falar o que eu já vi sobre o sr! Utilizando as palavras tb deste grande querido que é o José Carlos Malato, "como o Goucha já foi feliz em Cabo Verde"!!! E de certeza em outros sítios também. E olha que diabo! Faziam uma boa dupla, apesar de nunca os ter visto juntos!

Marquês disse...

Cara vizinha,
Saiba V. Ex.ª que é uma questão de comparação afectiva.
Ou seja, se o Goucha sabe quem é a Soraia Chaves, podem existir sérios indícios de que é menos mariconço do que aquele seu amigo de há algumas semanas.
Por outro lado, se ele afirmar que o actor favorito dele é o Clooney, o Pitt ou o Russell Crowe, ou mesmo o Orlando Bloom, dúvidas não restam de que lhe devemos dar a morada e telefone do amigo de V. Ex.ª (sim, aquele que não sabe quem é a Soraia).
Por outras palavras, o clube de fâs do Goucha tem à perna o clube de fâs da Soraia!
Os melhores cumprimentos atrasados.