segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Alegadamente

Hoje em dia nada é certo. Alegadamente somos felizes ou tristes, alegadamente somos ricos ou pobres, alegadamente há crime e pedófilos, alegadamente há corrupção, alegadamente houve cheias na região de Lisboa... e alegadamente houve vítimas que perderam a casa.

Alegadamente este é o nosso país, alegadamente somos portugueses e somos o país do alegadamente.

E ele o, “ alegadamente” pousa na boca dos jornalistas, como uma borboleta numa flor .... o "alegadamente" atravessa transversalmente as notícias de uma ponta a outra.... tantas e tantas vezes que dá-me gases!

Deve ser a palavra da moda que se ensina nas faculdades de jornalismo e de comunicação social... o "alegadamente" está na boca deles, assim como nos broncos do “ opina tudo” está a palavra “ relativo”.

No fundo está ela por ela... Se na matemática houvesse o “ alegadamente” no meio a complicar as contas... nunca dois mais dois seriam quatro!
Uma chatice... imagino!

Quando ouço alguém dizer... “ alegadamente” qualquer coisa, penso sempre que alguém irá “contra-argumentar” com o “ isso é relativo”, que no fundo é a resposta possível ao vazio que o “ alegadamente significa”. Assim, “ alegadamente” é o que antecede qualquer “afirmação” do “ intelectualoidobronco”, e “ isso é relativo” é a resposta do “ broncointelectualoide”.

Alegadamente é aquela palavra que permite dizer todas as coisas possíveis e impossiveis, porque a palavra nada o compromete...

E sim.... é uma boa palavra que poderá anteceder um insulto como “és uma filho da puta” , porque alegadamente é o toca e foge... e adquire uma personalidade invisível que sabe tudo e não sabe nada.... e ofende alguém?

Talvez o “ só sei que nada sei” da filosofia socrática tenha sido aplicada na prática pela comunicação social. E é bonito isso!

E o “ alegadamente” aparece em todo o esplendor e em viva voz...é uma “ aculturação” da comunicação Social...cultura para todos e serviço público de filosofia aplicada a leigos.

No país de certezas absolutas em que toda a gente opina sobre tudo o "alegadamente " veio estragar o esquema. E qualquer dia estará a dominar nas conversas das tascas e dos cafés de esquina enquanto se bebe um cafezinho e se dá uma dentada no pastelinho de nata...que alegadamente nem nata tem, enquanto se comenta as trivialidades do dia-a-dia..

Quanto aos problemas digestivos que a palavra me provoca, um Activia é capaz de me resolver o problema em 10 dias...é a Fátinha que diz no anúncio.... e alegadamente é eficaz.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim senhora, parece um excelente post...presumivelmente sabes escrever sobre coisas que muitos pensam mas por alguma razão não se fala disso. Parabéns Mary.

Bébe

Bottled (em português, Botelho) disse...

Cara vizinha,

Ontem na Grande Lisboa a palavra de ordem era outra: alagadamente!!!!

Digo eu...

Hic Hic Hurra