segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Honestidade Compensa ( parte II)

Escrevi um post há uns meses a dizer o quanto a honestidade compensa! E sim, reafirmo que a honestidade compensa mesmo e tem um retorno…

http://mariarabodesaia.blogspot.com/2007/12/honestidade-afinal-compensa.html

“Sou uma mulher com sorte! E se tinha dúvidas ( poucas é certo) ontem tive a certeza quando me livrei de boa de levar no mínimo um par de estalos, uma perna partida, um braço ou um murro no olho…”
(…)

Nesta semana fui ao Colombo fazer algumas compras. Entretanto tive que ir a casa de banho, fecho a porta e deparo-me com um saco de uma loja pendurado na maneta da porta. Alguém se tinha esquecido daquilo lá.Abri o saco e vi o que lá estava dentro… um conjunto de lingerie acabado de comprar e com os talões todos lá dentro. Era pavoroso… mas era novo, e vinha com talões!

Fiquei a olhar para o saco sem saber o que fazer… Ainda me pus a espera uns minutos, de saco na mão à espera que a dona legitima aparecesse…mas NADA! Desisti passado uns minutos… e sai porta fora!
Alguém iria entrar a seguir a mim naquela casa de banho… alguém teria o mesmo dilema… devolver? Ficar com o saco e trocar por outra peça ( visto que tinha os talões)?

Então, lá fui eu feita toina devolver as peças a loja! Sou crente na lei da compensação…. E tinha razão… não encontrei uma nota de cem euros a saída da loja… mas safei-me da outra que estava atrás de mim na fila da loja… não me ter espancado!
Então não era que estava a dona das peças perdidas estava, precisamente atrás de mim na fila para comprar novamente o conjunto pavoroso???”


E passou-se uns mesitos….
Na semana passada perdi o meu PDA… jurava que o tinha posto na carteira… mas não! Tinha caído no meio da rua…

Não notei por falta dele ( jurava que estava na mala… sempre cheia de coisas… essa seria apenas mais uma!) até que o meu irmão me liga eufórico de raiva a dizer que eu tinha perdido o PDA no meio da rua… e que alguém o tinha encontrado.

-Como?? Disse eu… impossível! Impossível! O PDA está na mala!Vai lá ver!!
-Não João!! O PDA não esta na tua mala! Já lá fui ver! Está com ele!!
- Com ele quem?
- Sim, veio um gajo ter comigo no msn e disse-me que ontem tinha sido o dia de sorte dele, porque tinha encontrado o PDA!! Deste foi um grande presente a alguém! E agora deve andar todo contente…. Duvido que o devolva! Entrou no Msn só mesmo para chatear! Está-se mesmo a ver!
- Como assim? Como ele tem o teu e-mail?
- Tinha posto o meu e-mail nos contactos!

Após me ter dito mil vezes que era inconsciente…e “ como era possível eu ter deixado cair uma coisa daquelas e nem ter topado e blá blá blá”, e eu te-lo acusado de se ter apropriado do meu PDA e inclusive ter posto o e-mail dele nos contactos como fosse dono e senhor…. Engoli em seco, baixei as acusações… que seria poço sem fundo….e disse-lhe com a minha fé inabalável“ tem calma, ele vem parar de novo ás minhas mãos”.

-Mas tu és parva? Como é que tens tanta certeza?
- Porque tenho! Aliás tenho a certeza absoluta! ( não tinha, mas precisava de acreditar!)

A seguir a essa minha fé, ou inconsciência natural… escrevi-lhe (ele tinha adicionado o meu irmão ao msn e eu envie-lhe um mail). Porque não basta ter fé, é necessário mexer os cordelinhos para que a fé seja concretizada. Mandei o mail a pedir para que me entregasse o PDA… e uma semana depois tinha o PDA comigo nas minhas mãos! Sorte? Lei da compensação? Bom senso do rapaz (Tiago) que o encontrou?

Não sei quais foram as suas reais motivações! O que é certo é que eu acredito que se nós damos recebemos também de volta. E a minha maneira de lhe agradecer é este post, é a minha maneira de dar algo. A vida encarregar-se-á de lhe retribuir em dobro! Como eu sei? Fé natural ou inocência pura…

5 comentários:

Anónimo disse...

Sabias que na Suíça há o hábito de dar 10% do valor do bem perdido a quem o devolve? Acho que deverias compensar a honestidade do Tiago! Beijinhos! JP

Anónimo disse...

Maria
Podes é agradecer à ASAE que se meteu no assunto.
Sem isso, chapéu.

Inspector Serôdio, José Serôdio disse...

Com Fé ou sem Fé, está escrito:
«dá e receberás em dobro»

Tiago Afonso disse...

Ora boas..
Diverti me a encontrar e diverti-me a devolver... (tb me podia ter divertido a vender), mas não sei bem porque.. (pk a minha madrinha estava muito preocupada com a pessoa que o possa ter perdido)... E depois de reflectir um bom bocado decidi devolver. E desde já as maiores felicidades e etc..

Bottled (em português, Botelho) disse...

Cara vizinha,

Eis um belíssimo exemplo de como a Humanidade poderia funcionar.

Vale a pena continuar a acreditar.

E por alguma coisa o mundo é redondo, não é?

Hic Hic Hurra