terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Do Inferno Vicentino ao Paraíso são 2 kilómetros

Podia ser decretado o menú oficial dos jantares de anos: bifes com cogumelos, ou então para dar um ar mais chique à coisa: “bifinhos au champinhons”. Já tinha feito esta reflexão uma vez, e mais uma vez se comprova… basta afrancesar um menu e derrepente, uns simplíssimos bifes com cogumelos, com sabor a comida pouco apurada e pobre em condimentos ( nem um simples.. alho!) fazerem a delícia dos ouvidos de muitos: “ parece-me bem! Parece-me uma coisa com nível!”

Então, para não falhar à tradição.. fui a um jantar de aniversário de uma grande amiga onde o menu era: Bifinhos com cogumelos! Para ser sincera, o jantar em si… estava fraquito, e até eu num dia pouco ou nada inspirada consigo fazer melhor, mas também como no jantar estava mais pessoas do que em alguns casamentos ( mais de 100 pessoas) até desculpo o “chef” por não ter passado bem os bifes de porco, pelas natas no bife terem carradas de maisena e leite ( para fazer render o molho) , dos cogumelos serem de lata… e parecerem borracha… e falha grave, não ser acompanhado de arroz e de salada… mas apenas por batatas fritas ( que acho que não combina nada…e que pessoalmente odeio!).

De resto o espaço era giríssimo, no Estoril com uma decoração exótica. Tinha imensas plantas, uma piscina interior no meio, e pinturas tribais nos tectos, imensas velas que fazia com que a iluminação artificial não fosse necessária. A bebida à descrição fazia com que as pessoas estivessem especialmente condescendentes com a comida francamente má e cara demais para o que era… mas ambiente exótico e tribal transpirava a “ peace and love” e embalava todos os que lá estavam num “ tá-se bem!” colectivo! Depois do jantar, foi-se para o bar no mesmo espaço onde nos mantivémos até as 3 ao som dos “clássicos” de finais da década de 80 e 90, onde se entoava e cantava-se as músicas com tanta alma como os nossos jogadores da selecção cantam o hino nacional… ou seja… só se ouvia a parte do refrão ( mas era sentido!).

Depois daí desci ao purgatório ( se for meiga) , mas como tenho mão pesada… ao inferno! Fui a uma discoteca, no autódromo do Estoril, chamada : 2001! Aí compreendi a célebre frase de Winston Churchill, “A democracia é o pior sistema de governo com excepção de todos os outros”. A democracia tem destes males… fui para ali por arrastamento da maioria e deu para comprovar que nem sempre a maioria é a voz da razão, e aquilo era muito mau! Para já, uma discoteca no autódromo do Estoril… já é no mínimo estranho… para além disso era noite de Carnaval ( o que logo daí não me desperta uma especial simpatia). Se bem, que o facto de ser Carnaval, e de haver uma grande maioria de mascarados, me fez pensar muitas vezes se aquilo seria ilusão carnavalesca… ou realmente eu estava rodeada de velhos barrigudos, bimbos com os dentes com tanta abertura como uma baliza sem guarda redes, mulheres que eu chamo “ por trás liceu, à frente museu” e um ambiente que nem 3 noites seguidas de bar aberto, me conseguiram fazer abstrair do insólito de tudo aquilo que me rodeava. O DJ era velho, estava acompanhado de uma gajo estilo paisinho de família … com bigodaço farfalhudo, a decoração era terrível cheia de espelhos para dar maior amplitude ao cúbiculo, os gajos dos bares não era giros ( estavam com um polo verde desbotado, poupa à Elvis, seria o traje oficial da Disco?).

Não me aguentei lá muito tempo, como é óbvio! A “maioria democrática” dispersou-se para casa e eu continuei a minha noite ( e vingá-la!), que ainda estava no ínicio e partimos rumo ao Jazebbel! Não poderia ir para casa com tamanha azia… ou não haveria Sais de Fruto que me safassem tal banhada!
Jazebbel a partir das 4 está sempre bom! Chegámos lá, por volta das 4:30/ 5 da manhã!
A essa hora é a melhor para lá se entrar pois a primeira triagem de velhos vai-se toda embora mais ou menos a essa hora! A partir daí o fumo do charuto capitalista é menos intenso, a música está muito melhor e sim… não se apanha a morangada do Nuts que com 3 imperiais ( mesmo que sem alcoól) finge ou está mesmo toda besana! Têm o bom gosto de não por a música típica Carnavelesca ( “ mamae eu quero”) nem música a puxar para os “ comboios” e coisas do género! E lá sinto-me bem e aconchegada sem me sentir uma autêntica sardinha em lata com molho brasileiro ou pimba!E diverti-me bastante e safei a noite que se avistava fracassada!

Depois daí, já eram 7 da manhã, e ainda houve tempo e fomeca para um excelente pequeno- almoço no Girassol, num ambiente quase familiar… com olhos colectivos ( de todos os que lá estavam ) de sono, fome e ressaca à mistura. E enquanto eu me deliciava com um maravilhoso croissant quente e aconchegava o estômago com um chá… havia quem continuasse a noite.. pela manhã dentro com mais umas cervejas à mistura, com o mote sempre presente: “ beber , beber e beber.. para não ressacar”.

4 comentários:

2007 o ano que promete! disse...

... as coisas que aprendo ctg, nem sabia que o autódromo do Estoril tinha uma discoteca! LOL

Anónimo disse...

Miúda! Tens estado ai a sair a grande.. lux 3 semanas consecutivas! jazebbel! Tas ao rubro? lux quinta?:)

Raquel Figueiredo disse...

Grande Maria!!!
o 2001 é uma "discotheque" muito má, má mesmo ...
Temos que combinar uma noitada dessas.Já tenho saudades de ir para acama às 7h da matina
beijinhos

joão disse...

Como eu te compreendo, recapitulando o teu dia:
Acordas-te, olhas-te ao espelho e pensas-te " que gaja é esta!"
Foste jantar com amigos e " a comida pouco apurada e pobre em condimentos bla bla bla..." o porco mal passado bla bla... depois entras-te no purgatório.... é aqui que n percebo, aonde é que andas-te nos ultimos 35 anos? vamos fazer assim, pergunta aos paizinhos que certamente conhecem o 2001, sim porque "mulheres que eu chamo “ por trás liceu, à frente museu” como te referes a quem ali estava, certamente a tua mae já ai entrou!
Certamente que ao contrario de ti que falas-te mal de tudo e todos, quem por ali estava nem sequer reparou em ti....mas isto é algo que nunca te ensinaram!
Já agora procura nas paginas sociais da internet qualquer coisinha sobre o 2001 !
Esta tua mensagem foi certamente muito triste e demonstra a falta de caracter que tem em ofender muita boa gente pois o pior que viste no 2001 é melhor pessoa que 20 de ti!