quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Inglesices #2: as lojas

Neste país, onde o tempo não é certamente um dos maiores atributos, seria expectável que o comércio de rua fosse fraco e que os shoppings imperassem. À partida, o tempo de chuva e de frio, não é à primeira vista, convidativo a grandes passeios na rua. A verdade, é que não podia estar mais enganada.
Em Inglaterra, as ruas de comércio de qualquer cidade e a qualquer hora do dia, têm movimento. As pessoas por aqui, passeiam alegremente nas ruas, como se tivessem sempre uns agradáveis 20 graus. As lojas repetem-se e nas high street de qualquer cidade são sempre as mesmas, o Marks and Spencer, River Island, WHS, boots, Robert Dias,H&M, New look, HMV, Debenhams, Jonh Lewis e não há mês que não haja promoções numa destas lojas. Ao fim-de-semana, então, qualquer que seja a cidade, tem mais pessoas na rua principal, num sábado ou num Domingo de manhã, do que qualquer rua da baixa de Lisboa em vésperas de Natal.

A cultura é assim, nasceram sempre com este tempo e, por isso, aceitam-no da melhor maneira e vivem felizes com isso. Ao longo destes anos, tenho-me vindo a habituar, e dou por mim a achar que, um dia com 5 graus, até está bom. O frio foi-se tornando tolerável e o “ calor” e temperaturas de 20 graus em Portugal em pleno Inverno, fazem-me ter a sensação que cheguei a um qualquer país tropical.

Portugal, com um clima temperado o ano inteiro e com temperaturas simpáticas, tem shoppings a cada esquina. Há cada vez mais pessoas, a fugir das lojas de rua, seja pela conveniência, seja pelo tempo, pela dificuldade em estacionar, seja pela posição estratégica que os shopping têm. A verdade é que não deixa de ser um contra senso.

 No entanto, as lojas de rua em Inglaterra enfrentam agora algo, que os shoppings não conseguiram até então, que foi abalar o comércio de rua . Esta ameaça, são as lojas online, que fazem frente ao comércio de rua, por conseguirem melhores preços e pela sua conveniência. As lojas de livros e de material informático estão a sofrer mais com este aumento da procura. Uma vez que , as lojas, enchem-se de curiosos, que experimentam, perguntam e passam horas nestas lojas para, no fim, comparem online.

Tirando Londres, o comércio em Inglaterra fecha ás 6 e no Domingo às 4 da tarde. Nos Shoppings até podem estender um pouco mais (8 da noite) mas a verdade é que, dificilmente, um Inglês vai para o Shopping à hora de jantar ( leia-se 6/7 da noite).

Como será o futuro a partir de agora? Terão as lojas locais que estender as horas de fecho? Serão ainda mais competitivas no preço? Conseguirão aguentar esta concorrência?  É notável os esforços que as lojas tradicionalmente de rua estão a fazer, para acompanhar esta tendência online e aliciando os consumidores. Quem vai sempre ganhando com esta guerra de preços, somos nós. E a malta agradece.





Para votar é aqui ( blogue estrangeiro de língua portuguesa):
http://aventar.eu/blogs-do-ano-2012/blogs-do-ano-2012-votacoes-2a-fase/ 
obrigada

7 comentários:

MissLilly disse...

Por acaso ja tinha pensado nisso e mto. Como e q em Portugal passamos a vida nos shoppings com tanto sol bom la fora? aqui se esta sol toda a gente vai para a rua celebrar em qualquer pedaco de relva que encontram. e depois gosto imenso de qdo ha um pequeno shopping esta totalmente integrado com o comercio de rua, do qual eles gostam bastante. Cheers to that :)

anokas disse...

Os ingleses vivem num país mais frio e andam mais tempo ao sol do que nós, algo de estranho se passa.

Aqui o pessoal está todo habituado a ir para o shopping aquecido e com todas as lojas lá metidas, não tem de se esforçar muito e o comércio de rua, pelo menos na minha cidade é uma coisa quase inexistente e as lojas do comércio tradicional são um bocado deprimentes, se calhar também é por isso que a maior parte das pessoas vai para os shoppings.

S* disse...

Adoro lojas de rua, têm um encanto especial... ainda bem que eles promovem esse comércio mais tradicional.

Rabodesaia disse...

Sim é verdade MissLilly, uns dias de sol, fazem a alegria, vai tudo para os parques, estende-se a tolha e fazem-se piqueniques em família. Os centros comercias muitas vezes têm as mesmas lojas que há na rua.

Anokas, ao fim de algum tempo, o frio torna-se normal. Na minha cidade em Portugal as lojas de comércio local são chinesas...

Rabodesaia disse...

S* não são bem lojas " tradicionais" porque são normalmente as mesmas que há nos centros comerciais. As pessoas, preferem é andar na rua e as grandes cadeias de lojas estão moldadas para essa tendência.

Pretty in Pink disse...

Poiss eu quando ai estive notei que as lojas fechavam cedissimo mas também como as 4 já é de noite nem estranhei =)
Adoro o Reino Unido :)

Beijinho*

Rabodesaia disse...

Sim, as lojas fecham bem cedo. Mas em compensação temos um hipermercado aberto 24 horas por dia ( excepto ao Domingo).