quarta-feira, 18 de abril de 2007

As Matrioskas e os Action Man




Agora que estamos numa época de calor fora de tempo… há que comer saladinhas e coisas mais light que ajudam à digestão… como tal o menu de hoje é uma saladinha de frutas bem ligth. Proponho um mergulho refrescante na “ calda” da salada de frutas das revistas cor- de-rosa.

Pois bem….o que é que têm em comum Mário Esteves com Santana Lopes?? Pelo que se sabe, partilham a paixão pelo Sporting e por Cinha Jardim! De resto pouco mais! (Ah ok… a fama de playboys… , de bons “ vivans” e provavelemente serem “ pintas” de bolso roto! Ah e também enquanto um colecciona santanetes ou outro colecciona Matriokas e nos tempos livres as Santanetes perdidas pelo caminho).A tia Cinha é uma senhora ex 1º santanete e agora uma nova Matrioska. E se o termo “ santanete” não suscita qualquer dúvida… Matrioska é um termo que considero apropriado … porque é mais uma bonequinha que se encaixa quase em simultâneo depois da “ Elsinha” na vida do Sr. Esteves ( pode ser engenheiro também!!).


A tia Cinha ( Matrioska Segunda)é de famílias “super bem” e por isso e como o nível social assim o permite escolheu para seu namorado um socialite à sua altura, um tal de Mário Esteves com cara de chuleco e de “Action Man “ que é …. imagine-se professor de surf. Isto significa que se o namoro for para a frente…passará de professor de surf, a empresário de sucesso… ( é o que se chama subir na vida de uma forma rápida).

Isto é aliás o que fazem as revistas de forma a “premiar” as chulecas dos “tios” ou os “ chulecos” das “tias”: Empresário realmente soa melhor, mesmo que o “querido” ou a “queriduxa” não saibam sequer fazer uma conta de somar com mais de 3 números. Se não tiver habilitações nenhumas as revistas também costumam salientar que a “não sei quantas” abandonou a “carreira” para ficar com os filhos em casa… o que traduzindo significa… que a carreira que falam era no mínimo ser vendedora de produtos da Avon de porta em porta ou de Herbalife , mas como não interessa nada.. é mais chique e fica muito mais bonito dizer-se que se abdicou da “ carreira” pelos filhos!

A melhor forma de saber se um romance socialite vai durar basta estar atento às capas das revistas: se daqui a uma semana sair um título com “ ele é o amor da minha vida” é quase certo que 7 dias depois já estarão separados. Depois se sair : “ Não estamos separados”, significa : já nem se podem ver à frente. E finalmente vem a derradeira notícia: “ ele é um bêbedo, trafica droga, e está cheio de dívidas”… e entorna-se a calda toda de uma só vez.

O professor de surf Esteves anda aí a quebrar corações e carteiras na finesa do socialite Português… parece que já foi namorado da Matrioska Primeira – Elsa Raposo ( o que também não é muito difícil) que não deu certo e por causa disso ela teve uma depressão ( também não é muito difícil), por causa disso teve que ir para um clínica ( para dar patrocínio a clínica) e claro teve que ir repousar para o Brasil e para mais não sei onde… e como precisava de repouso, levou as revistas todas atrás, ou não fossem elas a patrocinadora da viagem da “ cura”!

Da Elsinha… passou para Cinha ( a “Matrioska Segunda”)… e se eram amiguinhas… já o deixaram de ser e provavelmente daqui a umas semanas estarão a trocar insultos uma com a outra numa revista qualquer. Isto claro, se o romance durar “ semanas”. Depois claro, voltarão a ser amigas e partilharão uma viagem juntas e andarão a rebolar nas festas de croquetes com o novo apêndice… esse sim “ o grande amor da sua vida” ( mais um!!)

Ou o socialite português é muito pequeno ou então é pouco imaginativo… ou então as duas coisas juntas. Anda ai uma enrodilhada de casalinhos que para se pouparem da”canseira” que é passar o dia em cabeleireiros, massagens e estilistas…e para não pensarem na quantidade de créditos que têm feitos no Cetelem , vão trocando entre si os namorados e maridos para descomprimir e então passeiam-se com as “ Matrioskas amor da sua vida desse mês” .Em vez de se trocar de roupa com as amigas “ caturras”, troca-se de namorado e marido… ou então encaixam-se umas sobre as outras. Esta misturada vai colorindo as revistas e fazendo as delícias do tuga e alimentando anedotas. Eu divirto-me pelo menos!! Há aí umas personagens que estão “ sempre à frente” e fazem constantemente as capas de revistas com os seus “ grandes amores” e “ grandes desamores”.

A Elsinha ( ex Matrioska 1º)está no topo das minhas preferências porque coitada apaixona-se 5 vezes por noite, o que significa 5 noites de depressão logo a seguir.
A Cinha está-se a habilitar a ser a nova rainha das capas de revistas e a somar escândalos com o novo “surfy boy”. E enquanto não aparecer a “Matrioska Terceira” ou enquanto o “ Action Man” servir para os gastos, está tudo bem! Se o caldo açucarado se entornar… não há mal, siga… que venham os próximos!

5 comentários:

Anónimo disse...

MARIA
JÁ DEVES SABER QUE FUI DESPEDIDO PELA PATRÍCIA. JÁ NÃO SOU O SEU ANJO DA GUARDA.
SERÁ QUE AINDA CONTINUO A SER O TEU OU TAMBÉM JÁ FUI DESPEDIDO?
AVISA-ME PARA DAR BAIXA DO IVA E DO IRS.
TEU ANJO DA GUARDA?

Anónimo disse...

Onde é que tu sacas todos os dias ideias? ;)
adorei miuda!

Ticha disse...

O que acho mais engraçado, é que o swing é algo extremamente criticado pela sociedade, mas a "alta socialate" passa a vida a fazer swing e o pessoal compra as revistas cor-de-rosa e até acha piada ao assunto...

ENGº. Viriato disse...

Cara Engª Maria,
O mais engraçado é que o tempo não pára também para eles: vai aprofundando as rugas, atenua cada vez mais os efeitos das plásticas, faz descair o botox...a bem dizer da verdade, com as manias que essa gente tem e com a proverbial incapacidade dos tugas de saberem quando é tempo de desistir há uma grande probabilidade de ainda irmos dar (mais) umas boas gargalhadas à conta deles na próxima década.

Bottled (em português, Botelho) disse...

Exma. Senhora Engenheira,

Prefiro ler os S. posts em detrimento das revistas cor-de-rosa.

Depressão, para mim, só o vinho!

E, ao ler um dos comentários, caíu-me tudo: Ai o swing não é uma dança, fortemente inspirada no jazz????!!!!

E o que é que é a Elsa Raposo e a Tia Cinha fazem com o Duke Ellington, com o Benny Goodman, com o Louis Armstrong e com o Glen Miller????

O mundo está, de facto, perdido...

Hic Hic Hurra