quarta-feira, 18 de junho de 2008

Portugal, Portugal

Temos problema se não ganharmos o próximo jogo…. o país já teve o primeiro balde de água fria frente aos Suíços e no dia seguinte todos éramos um pouco mais tristes.

O fado português perseguiu-nos e nesse dia não houve festa no Marquês nem businadelas… a “euforia” lusa facilmente passou a apatia…e esta já nem tem lugar para revolta… “ foi má sorte” dizem.

Esta capacidade que nós temos em ser “apáticos” é o que nos preserva a espécie Tuga, é aceitar com as duas mãos aquilo que nos dão, sem perguntar como e porquê. É menos chato do que ter que pensar…

Este “país é uma vergonha “ é uma frase muito ouvida . Mas mesmo assim esta frase que demonstra apatia… não se espera que alguém arregace as mangas e vá ao trabalho de seguida. Pois claro que não!
“ Este país é vergonha” é como as reticências no fim de uma frase, um suspiro final.

Em maré de sorte da selecção nacional, pouco importa se o país está de tanga ou de pé descalço, se os preços estão exorbitantes, se o combustível está caríssimo. Pouco interessa ter havido greves de camionista que quase paralisou o país…
Enquanto houver tremoços e cerveja enquanto se vir o jogo na televisão, não está assim tão mal! ~

Nós portugueses somos sofredores de doença bipolar…. que nos faz simultaneamente ter orgulho no nosso País ou um profundo desprezo por ele. Somos “ nós” quando ganhamos, mas são sempre “ eles” quando perdem.

Tanto colocamos a bandeira ao peito e soam as nossas vozes entusiastas a cantar o hino nacional como nos enfiamos na toca quando as coisas dão para o torto.

Somos capazes de ser os maiores nacionalistas na vitória… de pôr as bandeiras à janela, mas o patriotismo é mais para os outros verem do que é realmente sentido por nós.
O patriotismo de aguentar o barco.. não é bem para nós.

O Governo sabe que as suas fragilidades e vulnerabilidades serão parcialmente esquecidas com mais uma vitória no próximo jogo. É que além da apatia, temos um problema de memória.

A “nossa” selecção, por enquanto, é a Aspirina que nos falta.

1 comentário:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Cara vizinha,

Vamos do 8 ao 800 tão depressa que nem conseguimos parar no 80!

Somos de extremos, no fundo...

Hic Hic Hurra

Nota - Durante o dia de hoje não me fale em aspirinas, por favor, que me lembra logo da Bayer, e essa é alemã, e...