quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Living in Portugal

Inglaterra é, por definição, um país onde são poucas as pessoas que se aventuram a emigrar. Porém, há excepções no que diz respeito à Austrália e aos Estados Unidos, principalmente para a Flórida. A Austrália é extremamente aliciante e pisca o olho, especialmente a casais novos Ingleses, que ambicionam bons empregos e um estilo de vida mais livre e com bom tempo garantido. Depois, noutra faixa etária bastante diferente, há uma espécie de movimento migratório, que mais não é, um movimento massivo de reformados ingleses com algumas massas para outros países solarengos, numa espécie de férias prolongadas. Estes ambicionam, finalmente, passar os anos que lhes restam num país com sol e onde possam andar de chinelos, roupas leves e com motivos florais o ano inteiro.


A Flórida é um destino muito atractivo por causa da língua que os une e os preços baixos das casas ( nem que seja a 300Km de Miami ou de Ft Lauderdale), e depois, bem mais perto, também o sul de Espanha ou as ilhas canárias e baleares. Aí, podem encontrar um clima ameno e que com a valorização da libra face ao Euro, tudo é extremamente barato, para os padrões ingleses. Portugal, finalmente, entrou na corrida para este tipo de " turismo" alargado, para quebrar a sazonalidade do Algarve e conseguir escoar as 10 mil casas de luxo que estão sem compradores. Em troca, prometem a facilidade na atribuição de vistos ( aos países fora da UE), além de vantagens fiscais para os estrangeiros que optem por receber as suas pensões em Portugal.

Contudo, quando é para vender alguma coisa, há que falar com o coração e puxar ao sentimento dos possíveis compradores e, neste caso, os ingleses. Eu acho lindamente elogiarem o tempo, a comidinha, o golf, o turismo religioso que Portugal tem para oferecer, bem como acenar com as mil e uma vantagens financeiras que terão se forem morar para Portugal. Contudo, se querem mesmo mexer com o coração dos ingleses, há que tocar num ponto que lhes vai ser sensível e que lhes vai despoletar aquele clique que é dizerem "pub within walking distance" na promoção das casas. Ter um bar à porta de casa é uma dos
 " atractivos" que há quando se compra uma casa, a par de comércio, parque e outros atributos. Por isso, se lhes querem vender a ideia de um Portugal de sonho, associem o sol à cerveja e vinho baratos e temos sucesso garantido.

7 comentários:

MissLilly disse...

o que nao e mentira nenhuma! eles adoram o algarve, mas um algarve diferente do que o resto do pais quer, eles querem zonas tranquilas, praias quase vazias, bom tempo, boa comida e bom convivio. O que nao e de todo o algarve do mes de agosto, montes de predios altos a beira da praia. Nos e q nao nos sabemos promover la mto bem, mas o mesmo q os ingleses procuram por exemplo tb os alemaes. e muitos deles nem sequer se lembram q portugal existe. ta mal!
digo desde ja q raramente vejo publicidade a portugal por aqui. a unica coisa e q nos sites a habitacao, tao la sempre casas a venda no algarve.

soblushed in USA disse...

totalmente de acordo, há q lhes dar condições!n sei como é q as coisas estão a correr la nos algarves mas investir num pub bem localizado parece-me bastt obvio!

Rabodesaia disse...

Miss lilly isto tem que ser uma camapanha muito bem organizada. Também para atrair mais turistas no ano inteiro é criar pacotes all inclusive, que não sei bem porque, não há muita oferta desse nível em Portugal e há tantos hoteis às moscas...
Soblushed, não há condições... tem que haver mesmo um pub para contrariar as saudades de casa.

S* disse...

Really? Não acho nada piada a essa ideia de ter um pub ao lado de casa. Mentalidades...

London Calling disse...

"Inglaterra é, por definição, um país onde são poucas as pessoas que se aventuram a emigrar. "
N acredito. Pode ser por conhecer mais ingleses londrinos mas a grande maioria ja trabalhou e viveu no estrangeiro.
O meu colega de secretaria foi um ano pro japao, pq sim...

Temos a mania de dizer q em qq parte do mundo ha um tuga...mas acredito que a frente temos ingleses.
Repara so que eles com 16 anos fazem um gap year. Viajam de mochila as costas mais tempo do a exp de emigracao de varios tugas em londres.
E é tao frequente ver nas noticas de cada x q um barco se afunda no vietnam, ou um comboio descarrila na india...estava la ingleses.
Acho sinceramente q eles sao mt pro emigracao. Saem sem pieguices e pela experiencia, n apenas em busca de ordenados minimos elevados ou ajudas sociais.
Tantos portugueses que conheco que nunca sequer chegaram a viver num local diferente do de onde nasceram...

Qt a ideia do pub in walking distance....n acho q seja por serem alcoolicos. O pub é para eles o mesmo q o cafe é para nos. É aquele lugar onde as pessoas se encontram mesmo depois de jantar (qual é o cafe em londres q esta aberto depois das 20?).
E outra diff cultural é que o bife nao vai de carro 5min para ir pro cafe (cmo fazemos em pt). Logo é bom ter locais onde se possa conviver sem ter de andar de carro...ao inves de viver num mega dormitorio e irmos todos de popo para o centro comercial...


Rabodesaia disse...

London Calling, acho que temos visões muito diferentes dos ingleses. Eu vivo em Inglaterra há quse 5 anos. Eu não vivo em Londres e não creio que Londres seja representativo de Inglaterra. Uma coisa é Londres e o que se passa em Londres, outra coisa é o que se passa no resto do país. Começa logo com o facto de que em Londres viverem poucos " londrinos". Londres foi uma cidade que foi crescendo com imigrantes e com britânicos vindos de toda a parte, muito não têm as suas raízes lá. Além do mais é uma capital, uma das mais cosmopolitas do mundo e isso não é de todo o que é Inglaterra. Outras cidades como Oxford, Cambridge, Bristol, Manchester, nada têm a ver com Londres. O country side... nem se fala, muito menos das gentes que o habitam. E essa é a realidade que me rodeia. O pub é uma "instituição", bebedeira é o programa mais "cool" para se fazer ao fim-de-semana. E o pub perto de casa dá jeito, por causa do álcool.

London Calling disse...

Também vivo em londres ha quase 5 anos (se é que isto conta para alguma coisa depois dos primeiros 3)...
e concordo quando dizes que Londres não é o uk. Mas tb é verdade que malta de cornwall é mt diferente dos geordies que são mt diferentes dos escoceses que são muito diferentes dos de isle of man...no entanto encontras estes todos numa cidade só...logo consegues ver um ingles grunho do norte...um labrego do oeste todos a beber copos juntos.

Londres poderia ser um país só de tão diferente que é o resto do país mas no entanto é provavelmente o unico lugar onde encontras tudo e todos de todos os lugares do uk.

Por isso é que discordo quando dizes que os ingleses "Inglaterra é, por definição, um país onde são poucas as pessoas que se aventuram a emigrar. ". Porque conheci vários de varios locais de inglaterra que foram viver no estrangeiro pela experiencia e sem pieguices. E a historia do gap year não é algo exclusivo de londres.

Os de Bristol, Liverpool, Manchester não conseguem beber um copo sem ser até cair e sem arranjar confusão com alguem no bar...no então a maioria dos londrinos n é assim. Logo acho normal que quem viva no norte ache que os ingleses são mais loucos por pub in walking distance pela bebedeira do que para socializar da mesma forma que nos vamos beber um cafe...comparando com portugal...se for para o interior vejo mais a cultura de ir ao café beber uma mini do que a de lisboa que é beber um chazinho ou uma meia de leite...

Curiosamente Londres não tem maioritariamente estrangeiros (como eu tb julgava).
http://www.bbc.co.uk/news/uk-20672090

Apenas 37% nasceu no estrangeiro...e desses alguns devem ter pedido nacionalidade.