segunda-feira, 26 de março de 2007

A Bomba Glicémica

Bem sei que a concorrência entre hipermercados é tramada e dura. Bem sei que para vender e angariar novos clientes ou fidelizar os que existem é algo muito dificil e significa uma guerra constante entre preços e outras regalias.

Agora está na moda os talões e os cartões dos supermercados e hipermercados. Qualquer supermercado tem um cartão em que qualquer pessoa poderá ser “ membro”. Para os excluídos de tudo, ter um cartão em que é “ membro” de um clube significa no subconsciente a pertença a um grupo, que ainda que não valha nada , não deixa de ser um clube “ cheio de vantagens”.

Não se tem um cartão de crédito... mas é se membro do “ clube mini- preço”, do clube dos “ mosqueteiros” e tem a potes talões do Continente! Servem para encher a carteira, misturam-se com os outros documentos e cartões e.. derrepente qualquer pé rapado poderá ter uma carteira com a grossura de um burguês. O que tem lá... cartões de hipermercados e talões que permitem comprar iogurtes a metade do preço, leite e outos produtos básicos.

Mas o que tem lá na carteira, bem vistas as coisas... pouco interessa. São cartões que se misturam com todos os outros. Pena que nenhuma hipermercado ou supermercado ainda não tenha inventado um cartão de cor dourada. Garantidamente que pegava! Um cartão dourado misturado na carteira, poderia passar perfeitamente por um cartão gold. Pouco interessava se esse cartão proporcionva um desconto de 50 % nas salsichas em lata ou no leite em pó. É dourado e basta..

Se nem tudo o que reluz é ouro... um cartaosinho destes era uma espécie de bijuteria de cor dourada... que apesar de não ser ouro, vista de longe a e olho nu.. passava perfeitamente.

Depois outro aspecto é os anuncios que passam por aí dos super e hipers. Se o obectivo é ficar na cabeça das pessoas: “ palavra de Jumbo que ficaram”. Agora que são completamente estúpidos isso é uma constatação óbvia!

Ontem vi pela primeira vez o anúncio do Jumbo que era qualquer coisa “ é como ter o trevo na tromba no elefante”! Se o logotipo do hiper já é mau e foleiro... o slogan acompanha-o na perfeição e é uma espécie de namorado gaysola e totalmente fiel. O “logotipo” e o “slogan” são sem dúvida um casalinho perfeito!

Agora, se acrescentarmos os últimos do anúncios que passaram por ai do “ preçário” também do jumbo com o gordo do Malato, se acrescentarmos os “ eurónios” do Mini preço, mais a “ promoção par” do Feira Nova, mais os “ mosqueteiros” do Intermarché, mais a bichinha Leopoldina... mais a Europoupança”... começo a pensar que a concorrência é também entre os marketers ...de quem é de quem faz o anúncio mais ridículo!

E isto analisadas as coisas é de louvar! Fazer anúncios destes paupérrimos e a ultrapassar os limiares do rídiculo é tão difícil como tirar um zero bem redondo numa exame quando se escreve 3 folhas de teste, respondendo a TODAS as questões.

Talvez o objectivo seja mais uma vez criar um sentimento de pertença à estupidez colectiva que há por aí. De certeza que os “ Fernandos Rochas” e seus seguidores deste país acharam um piadão, a ver os numerosinhos a pular, o “ trevo na tromba do elefante” e outras macacadas .

Mas tenho para mim, que estes anúncios são uma bomba glicémica que consumidos em excesso só poderão provocar diabétes em primeiro grau.
O povo morre de estúpido, mas com a boca adocicada...

2 comentários:

Ticha disse...

O factor concorrência leva a estas coisas e o facto é que anda tudo à procura do mais barato, e são capazes de ir ao continente comprar o leite e o pão ao jumbo...

João J. disse...

Estou a ler isto ao contrário, do mais recente para o mais antigo.. mas isto tem tudo a ver com a "sande" de atum.. quanto mais barato melhor... quando o cinto aperta.. ;)