sexta-feira, 16 de março de 2007

A Lixívia Foleira

Quando milhares de franceses estavam na miséria e não tinham pão sequer para comer, Maria Antonieta perguntou: Se não há pão, porque não comem brioches?

Agora vejo 8 mulheres totalmente estúpidas na televisão que não davam uma para a caixa, não faziam a mínima ideia quem era Fidel Castro, Putin, Bocage, Maria de Lurdes Pintassilgo ( a Piriquito como uma delas a chamou) a terem direitos de antena.

O que me chateia verdadeiramente é a ideia que está implícita neste programa, e não só me senti envergonhada (enquanto mulher) de elas não saberem nada de nada, mas também por estarem a ser totalmente ridicularizadas e terem sido escolhidas exactamente por isso. A miúda burrinha e bonita, e o homem inteligente!

Eu não sou nada feminista, mas isto realmente está num limite de decadência total em que se pegou na liberdade de direitos e virou-se de cabeça para baixo. “Alguém” quer provar e fazer parecer que a mulher está é bem como “ Fada do Lar” para aparecer e ser vista, porque de resto não serve para mais nada!

Agora quando a maioria das Universidades estão cheias de mulheres, quando as mulheres são as que têm melhores notas e melhor aproveitamento escolar, é este o bombom que nos dão! Se és bonita és burra, se és feia és inteligente. É como o típico: se és feia és de engenharia, ou de matemática, se és gira és de letras! O cliché típico, demasiado desgastado pela lixívia foleira que faz rasgar o pano.

Mas começo a achar que é moda utilizarem os maiores preconceitos da sociedade portuguesa, torcerem-nos e fazerem programas:

1- As mulheres são todas umas interesseiras ( e criaram aquele Programa do Pedro o Milionário)

2- As Mulheres bonitas são todas burras ( A Bela e o Mestre)

É que com dois programas seguidinhos, podia supor que tresanda a produtor empalitado pela mulher e só pode estar a fazer isto por despeito total. E também, está claro que irá de encontro com os gostos do público.

Também vou admitir e assumir que há mulheresinhas que gostarão de ver isto, nem que seja para provarem aos maridos a vantagem de estarem com elas até hoje. E eles ficam felizes porque se iludem em pensar que mulher boa é mulher que cozinha, como se o mundo se dividisse desta maneira: mulher bonita e fútil e o da mulher feia e inteligente.


As “ deles” estão felizmente no meio desta cisão . Então afundam-se aí todos os seus complexos.. ao ver a burrinha boazona a dizer disparates. E no meio de uma jola a ver a palhacita na TV,a mulhersinha fica feliz e o homem frustado também ( "é por isso que elas não conquistam o mundo, somos melhor do que elas” pensam). Nessa noite vai para a cama e dorme descansado!A lixívia foleira corroeu o pano.

9 comentários:

Anónimo disse...

mais burro/a é quem ainda se da ao trabalho e perder 5m a ver este programa!!

Anónimo disse...

Miuda,tu és fantástica a fazer estas análises.
Uma boa socióloga é aquela que analisa tudo o que a rodeia.

2007 o ano que promete! disse...

lol...dizes sempre mal dos meus programas! E a televisão que temos! mas claro concordo que não era capaz de ver aquilo na TV nem 1M, agora trabalhar la é outra coisa, acredita! ;)

Anónimo disse...

POIS EU GOSTO MUITO DE VER O PROGRAMA. É FANTÁSTICO. TANTA MIÚDA GIRA. EU NÃO ME IMPORTAVA DE ESTAR LÁ.

Ticha disse...

É muito mau.... mas para rir não há melhor, é tipo se estás deprimida compras a revista maria, agora vez as "belas e os mestres"

Anónimo disse...

ONTEM FOI A 1ºVEZ QUE VI E FIQUEI ESPANTADISSIMA.É VERDADEIRAMEMTE DEPRIMENTE DE MODO QUE ACHO A ANALISE PERFEITA.P A R A B E N S. C O N T I N U E. BJS DIANA

Anónimo disse...

Eu continuo a dizer que é muito bom.Viram as garotas a cruzar a perna? Aquilo é que é cultura "física". Não quero outra coisa.Venha mais.

Anónimo disse...

Bem miuda! tiveste uma grande sorte de não teres ido a casa neste fim-de-semana! senão ou muito me engano ou tinhas uma louca á perna a dizer que tinhas ido à figueira porque estás a perseguir alguém! LOLOL :)

Anónimo disse...

GOSTEI MUITO DO TEU COMENTARIO,MAS ONTEM LI QUE É TUDO COMBINADO.VAI EM FRENTE COM AS TUAS ANALISES.DA MAMY COM MUITOS.....BEIJINHOS