terça-feira, 27 de março de 2007

O Allgarve dos enlatados

No final do mês vê-se sempre imensa gente nos transportes públicos, os restaurantes ficam muito mais desertos, as lojas ficam vazias e os shoppings perdem metade dos maratonistas domingueiros. Está tudo sem dinheiro e isso vê-se perfeitamente é só olhar à nossa volta para perceber a grande diferença entre o final do mês e o início.

No início do mês pelo contrário vê-se tudo muito mais desafogado, vê-se carros por toda a parte, os transportes públicos estão mais desertos, as lojas rebentam pelas costuras, os supermercados estão cheios de pessoas com carrinhos cheios de compras do mês. O início do mês há um bem estar colectivo, está tudo muito mais satisfeito! Quem diz que dinheiro não traz felicidade, é só olhar para a casa das pessoas ao dia 1, para perceber, que se calhar não é bem assim!
O início do mês cheira a dinheiro e a consumismo e eu obviamente não lavo daí as minhas mãos, bem pelo contrário, partilho inteiramente!

Se no final do mês o mote é a “ contenção moderada” …no final Maio, Junho, então a contenção passa de moderada a “contenção drástica”, e há ainda a “contenção hiper drástica” tudo em nome de uma férias numa praia qualquer chique no "Allgarve".

Então aí durante esse meses… a “ sandes” ( “sande “ para os cromos) é a rainha! A sandes tem isso de bom.. é possível praticamente fazer-se sandes de tudo.. mas para mim, o cúmulo da depressão é sandes de atum !Soa-me mesmo a desespero, lembra-me as sandes da universidade que o pessoal (eu portanto!) comia quando tinha estourado a mesada nas galas da universidade ou em jantares de curso e depois andava sem dinheiro para uma refeição decente! Mas, se a sandes de atum é depressiva … sandes com manteiga ou pior…com margarina, bate no fundo do sacrifício que se poderá fazer por umas férias no "Allgarve".

Sacrifício… porque as férias estão mesmo ai à espera, e para se levar a família inteira para lá durante 2 semanas sai caro e o subsídio de férias não chega e sim sacrifício porque todos os amigos vão também para o "Allgarve", e parece mal não ir!
Depois sim… nos 15 dias de férias já é permitido estourar por dia quase o que se poupou numa semana durante o ano a comer sandes e a fazer outros sacrifícios.
As férias são por excelência tempo de excessos, porque a mola andou apertada durante tanto tempo que depois salta para longe! Há uma classe que emerge durante 15 dias do ano que é a classe “ enlatada” amiguinha do atum e das sandes de atum durante o ano ( os que fazem “ contenção hiper drástica”), e do
“ Evaristo” durante os 15 dias férias no "Allgarve".

A classe “enlatada” enche as festas no "Allgarve" e as festas do croquete! Arrendam uma bela vivenda, vão para as praias mais chiques e durante 15 dias são felizes, sem dúvida! Agora, resta saber se um ano de sandes de atum compensa 15 dias de felicidade! E sim... está quase a chegar a altura das “sandes de atum”! Não acreditam? sim... o " Allgarve" dos enlatados já está próximo!

4 comentários:

Ticha disse...

É mais pura das verdades...pena que não consiga comer sandes 5 dias por semana, como consequência este ano não há férias...

Catarina disse...

e trazer a marmita com o almoço???? queres pior que isso???eheheheheh

João J. disse...

Realmente.. com tanta sandes de atum, eles é que deveriam estar em extinção, e não o bacalhau. Mas pior que isso só uma sandes de pão com dentes, quando não há mesmo nada de nada para por dentro do pão...

Doninha disse...

Pequena correcção estourar = estoirar. Quanto ao resto é verdade. No entanto ao invés de criticarmos a pobreza material ou de espirito deviamos procurar dar conhecimento, condições ecónomicas e sociais ás pessoas. Para que seja dia 1 todos os dias :)

Bacci