quarta-feira, 14 de março de 2007

O Desprezível vs Bom Samaritano

É uma enorme chatice quando se perde um telemóvel, uma carteira ou uma agenda o que for na rua, nos transportes públicos, no supermercado, etc. Grande parte da nossa vida está num telemóvel, carteira, e agenda. Estão lá informações tão importantes como toda a nossa lista de contactos pessoais e profissionais, todos os nossos cartões de débito e crédito e todos aqueles que nos fazem ser “ pessoas “, e sem os quais no limite “ não existimos”.

O mais problemático é que a nossa fé no outro é tão grande que na maioria das vezes, depois de se procurar nos sítios mais óbvios o mais certo é que passado 5 minutos já se dá por totalmente perdido!

Agora há o outro lado, o das pessoas que encontram os objectos perdidos que se dividem em dois grandes tipos: nos desprezíveis e nos bons samaritanos. Os desprezíveis são aqueles que ficam com os objectos e mesmo que vejam a pessoa desesperada à procura deles, mesmo à sua volta, não se acusam e calam-se bem!!! Podem até estar apenas 5 euros na carteira, mas o facto da posse de algo que não lhes pertence é uma espécie de catarse do dia cinzento que têm normalmente!

Depois há os bons samaritanos aqueles que apanham a carteira, abrem para ver se tem algum número de telemóvel ou morada, e que se não tiver ainda se dão ao trabalho de ir à polícia.

E quanto aos bons samaritanos tenho que contar um caso que aconteceu, não comigo, mas com a mãe de um colega de trabalho que, encontrou a carteira, procurou a identificação da pessoa e como não a viu decidiu ir á esquadra entregar a carteira. E se isto poderia ser visto como um excelente gesto de cidadania e de exemplo o cumprir.. vai aqui uma lição para todos:

“ deixem de ser toinos, fiquem com o dinheiro, ou deem um pontapé na carteira e metam-na debaixo de um carro”

Se nos meus olhos a veria como boa pessoa, aos olhos do Polícia português, aquela senhora que amavelmente se disponibilizou o seu tempo e paciência …era uma
“ potencial ladra”, visto a carteira ter sido dada como furtada. Golpe duro do destino! Parece piada, mas foi verdade!

Ou seja, apanha-se uma carteira, com a melhor das vontades entrega-se à polícia e sem dar por ela, pode-se meter numa grande alhada em que derrepente as posições invertem-se: a boa pessoa tem que argumentar ao polícia ( ou melhor, ao senhor agente) e provar por A e por B que não furtou a carteira!
Como é que se prova uma coisa dessas?” Olhe alguém diz que lhe furtaram a carteira, o senhor/a aparece-me aqui com ela! Como sei que não foi o senhor/ a? “

Imagino que além que seja confrontado com uma situação dessas no mínimo deve-se ter arrependido umas 1000 vezes de ter feito a boa acção, e de não ter deixado a carteira no chão como estava. Os senhores agentes como não estão habituados a estes gestos de boa vontade e amostras de cidadania… desconfiam! E isto torna-se um círculo vicioso! Ensina-se ás crianças uma quantidade de valores que na prática um dia se vão voltar contra elas.

E talvez os senhores agentes influenciados pelas séries americanas vejam todas as pessoas como possíveis psicopatas, ladrões e pedófilos. A alguns falta-lhes olhar para o umbigo peludo, deixar de serem autistas e terem um auto – sentido crítico tão rigoroso como têm com os outros. Talvez no limite se colocassem na pele do “desprezível”, lhe vestissem a pele e a caracterização lhes sirva como uma luva.
O tempo dos Cowboys e dos Xerifes já lá vai… mas há sempre uns “pseudo-justiceiros” ( os senhores agentes) com pensamentos tão profundos como da “ lógica da batata” com ânsia de acção e com histórias para contar ao jantar. E enquanto mergulham no mundo da ficção e tranquilamente mandam uma garfada no puré, há coisas que lhe escapam da visão... só conseguem ver do topo da altura que têm ... e com miopia acentuada.

Então deveremos ser Desprezíveis ou Bons Samaritanos? Eis a questão!

4 comentários:

Anónimo disse...

Sem duvida mais um post de qualidade...mais uma na ferida, isto quer é um 25 de Abril...

Beijo da tua "musa" inspiradora!!!

Anónimo disse...

PARABENS PELO POST E COMO DIZ O DITADO PRESO POR TER CAO E PRESO POR NAO TER.CONTINUA.UM GRANDE BEIJINHO DA MAMY

Anónimo disse...

ESTE POST ESTÁ MESMO, MESMO, MESMO, MUITO BOM.
PERFEITAMENTE BOM.MAIS PERFEITO NÃO PODIA ESTAR.
O ANÓNIMO

João J. disse...

Muito interessante este tópico... quem sabe se não deveríamos ser todos uns desprezíveis samaritanos... do tipo sacamos a guita da carteira e damos um pontapé na dita, direito a uma sargeta... depois avisamos o dono para a ir lá buscar. ;)