terça-feira, 13 de março de 2007

" Parabéns a Você"

Este mês de Março e o de Fevereiro foram meses especialmente carregados de aniversários de amigos. E se eu já tinha pensado imensas vezes no ridículo da música “ Parabéns a Você” a quantidade de aniversários que tive fez com que a música me latejasse na cabeça e me fizesse reflectir sobre ela. Já não a posso ouvir pura e simplesmente! Mas também não me posso fazer a indelicadeza de não a cantar! É uma espécie de contrato social: eu canto e tu cantas também! E não se pensa muito nisso!

O pessoal reúne-se à volta do bolo cheio de creme e depois naqueles trinta segundos tem que fingir que se está especialmente feliz! Quem canta faz o sacrifício que ter que cantar a musiquinha da praxe! Quem faz anos fica com um certo brilhozinho por ver os amigos a fazerem tal figurinha Só por ele: e sim! Isto é amizade!

Deve ser das poucas vezes em que as pessoas se juntam para cantar! Ás vezes também se juntam nos karaokes quando a noite vai longa, bem bebida e quando corre no sangue, não só o álcool, mas uma veia bimba que curte Tony Carreira! Aqui a situação é muito diferente, sobriamente canta-se, por uma questão de boa educação.
No final sopram-se as velas e todos batem palmas.
Naquele dia o aniversariante ganha todo o protagonismo e é o centro das atenções, para além do bolo!

Quanto à música nunca a percebi bem e já agora quem a terá inventado: Parabéns a você!?? Mas nós portugueses não falamos assim! E se calhar é precisamente este “ a você” a acompanhar a melodia secante que fazem o ridículo da música. Parabéns “apenas” chegava, depois podiam continuar o resto, porque afinal, e apesar de estúpida, é uma tradição!

Apesar de tremendamente foleira a música é socialmente aceite por todos e não há casa onde não se cante quando alguém faz anos. Atravessa diametralmente todas as famílias desde a família do papo seco à do caviar e no entanto a música essa sim é sempre a mesma, mesmo que o menú do jantar seja mais ou menos requintado, mesmo que o bolo seja mais ou menos atractivo!

Depois chega a parte dos parabéns personalizados em que cada um já tem a sua frase na ponta na língua, sempre a primar pela originalidade: “ Parabéns! Felicidades, que este ano seja em grande… e blá blá blá”.

É mais um dia em que se deseja muita felicidade e muitos novos projectos, etc… em que se renovam votos e se fazem promessas. Quando se é aniversariante vê-se sempre mais um ano, como um ponto de viragem, como se no dia seguinte logo pela manhã se fosse muito mais responsável e se tivesse uma moralidade para pensar :”fizeste anos ontem, comporta-te e não digas mais disparates!”

Contudo, a memória é curta. O soprar das velas e a música extaseante de “ Parabéns a você” não conseguem mudar do dia para a noite a nossa natureza de que AMANHÃ é sempre um dia melhor do que hoje para cumprir as promessas! E vendo bem as coisas, para o ano há mais velas para soprar e promessas para se fazer. Um grupinho na mesma cantará os “Parabéns a Você” em coro e eu renovarei também os meus laços do contrato social e cantarei também!

2 comentários:

Anónimo disse...

COMO SERÁ EM ROMA?
TAMBÉM CANTAM OS PARABÉNS A VOCÊ ?
E QUANDO É QUE SABEMOS O RESTO DA VIAGEM?
O ANÓNIMO

Anónimo disse...

DEVE-SE CANTAR SEMPRE OS PARABENS.DÁ SORTE E E DA PRAXE.QUANTO A ROMA JA TUDO FOI DITO E ANALISADO.BEIJINHO GRANDE DIANA