terça-feira, 15 de maio de 2007

O Toni

“ Olá! Eu sou o Toni, educado, formado em sexologia. Acredito que o amor começa, apoia-se e fortalece-se numa amizade leal! Gostavas de partilhar comigo as tuas dificuldades sexuais e mágoas afectivas? Abraço!”

Ele, podia-se intitular de Doctor Love, Doctor Phill, capitão Robi ou quem sabe… Zezé! Mas não…. É o Toni! O Toni, é um dos artistas que escreve para o correio sentimental das revistas que nos impingem nos cabeleireiros de bairro e nos dentistas. O Consultório e o Correio sentimental são de longe a minha secção preferida desse tipo de revistas….

Percebi como o correio sentimental subiu o nível, como os novos escritores da revista estão cada vez mais…. Cultos!! O Toni é um desses exemplos…é um “ formado em sexologia”! Pelo menos é o que diz no correio sentimental e quase que me convencia não fosse o nome de “chuleco” que o denuncia. Ainda assim, mesmo sendo o nome mais parecido com “ TOINO” que conheço, tentei livrar-me dos preconceitos do nome ou da abreviatura do nome e continuar a ler o anúncio “ sério” com uma certa imparcialidade.

Segunda pérola… depois de anos e anos de estudo e de experiência na área sai-lhe uma frase profunda: “ acredito que o amor começa, apoia-se e fortalece-se numa amizade leal”… que é mais ou menos uma constatação ao nível da Lili Caneças:” Estar vivo é o contrário de estar morto.” É uma daquelas frases banalíssimas … a tresandar a engate de numa noite quente de verão Algarvio.

Mas apesar de tudo, eu tenho que reconhecer inteligência no anúncio do Toni, isto porque trabalha em 3 frentes: “ Sexo” ( “ formado em sexologia”), Amor ( “acredito que o amor…”), “ Amizade” (“ fortalece-se numa amizade leal”) . Não diz se o anúncio é dirigido a homens ou a mulheres, embora se possa deduzir que o Toni tem o anúncio dedicado a machos ( no final diz “ Abraço”), mas também o Toni não parece ser esquisito! Se o chamarem panasca sempre pode dizer que é um abraço fraterno! Se o chamarem de tangas e que não é nada sexólogo… pode sempre dizer que se licenciou na “ universidade da vida”!

Trocando por miúdos o anúncio poderia ser assim : “Olá ! Eu, sou o Toni e tanto declamo poesia trovadoresca como te besunto de creme. Liga-me! M ou F!” Talvez o anúncio pegasse, ou talvez ferisse a sensibilidade da dona de casa que lê a Maria, por natureza tradicional . Esta é dos tempo dos namoros por carta, namoros à janela,gravidezes por telepatia e casamentos por procuração.
Hoje a mulher em geral está diferente, a segunda geração da Maria também e o Toni sabe-o. Querem mais do que um paisinho de familia benfiquista, a cheirar a old spice e com brilhantina no cabelo... longe de quererem a segurança de outrora querem por oposição a aventura.

O Toni …assim formado em sexologia... reúne em si o sex appeal, com a inteligência e com estatuto social. ( Elas fingem que acreditam e ele finge que não sabe que elas sabem) Ainda demonstra um lado humano e sensível em preocupar-se com o “ outro” que tem dificuldades e mágoas….(Elas fingem que acreditam e ele finge que não sabe que elas sabem). Mostra-se disponível para qualquer coisa…sem ser demasiado explícito… mas sendo-o ao mesmo tempo. Será que teve saída com o anúncio? Não tenho dúvidas !!

4 comentários:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Cara Engenheira,

Parafraseando um spot comercial antigo que fazia publicidade a um ambientador/purificador do ar (que, se calhar, até daria jeito ter à mão quando se conhecesse o Toni):

E isso resulta????!!!!

Espero, por Deus, que a resposta não seja igual à daquele inesquecível anúncio...

Hic Hic Hurra

PS - Mas olhe que me parece que existem muitos Tonis por este país fora. É uma espécie que não está, ao que me revelaram, em vias de extinção, que deveria ser considerada muito estimulante para estudo pelo próprio Darwin...

Ticha disse...

Estava a precisar de descontrair e já me fartei de rir, este post está lindo...falando de coisas sérias, recomendo a maria a qualquer individuo deprimido. De facto, a evolução é uma coisa fantástica, faz com que as leitoras da maria desprezem o old spice and brilhantina man por um Toni licenciado em sexologia, qualquer dia será o Tony man e terá uma nave espacial para passear as babes...

Luís Nogueira disse...

Toni maroto e sabichão em sexologia...Enfim, ainda há quem compre a Maria, pensando que vai encontrar coisas de jeito...só mesmo para rir :)

João J. disse...

A Maria (revista) em tempos o supra sumo dos conselhos a quem tivesse dúvidas sentimentais, é hoje apenas mais uma revista no panorama da imprensa cor de rosa... se bem que com esses seus conteudos imutáveis, hoje apenas pode ser comprada, por quem está mesmo desesperado por um conselho... ou quem precisa de uma boa gargalhada...

Rabo de Saia.. fica aqui pago o acesso ao caixote!! ;)