quinta-feira, 13 de setembro de 2012

As mulheres de hoje

Caro homem Invisível,

Não resisti a escrever-lhe para lhe explicar o quanto discordo do seu texto. As mulheres procuram desde sempre amor. Crescemos programadas para isso, para acreditar que existe. As histórias infantis com príncipe fizeram parte da maioria do nosso imaginário e todas construímos uma imagem do que esse “príncipe” significa para nós. Todas as mulheres querem um companheiro a seu lado e, a determinada idade, querem um companheiro para a vida e um pai para os filhos. Acontece, que isso nem sempre pode ser dito nesses termos porque há muitas palavras que são autênticos tabus no vocabulário masculino e são o suficiente para o pôr a fugir a sete pés.

A simples palavra” namoro” afugenta muitos homens principalmente ao grupo de homens mosqueteiros, “Peter Pan” ou playboy.

Os homens mosqueteiros são um grupo constituído por machos. O lema, está claro, um por todos e todos por um. São amigos desde sempre e partilham copos, futebol, férias radicais e noitadas juntos. Ora, quando um dos mosqueteiros arranja alguém, os outros, enciumados,fazem tudo para dizer mal da namorada do amigo. Pois isso, significa menos tempo para fazer o que antes faziam juntos. Neste grupo é permitido “amigas coloridas” mas nunca namoradas. Também é permitido todo o tipo de inconfidências e mentiras descaradas com o que fazem com as suas “ amigas”.

Os homens Peter Pan são homens que não querem crescer e são imaturos demais para estarem numa relação. Fogem das relações e dos compromissos como o diabo da cruz porque rejeitam serem sujeitos a criticas. E por isso, preferem não arriscar nada e não sair da “ amizade colorida”. E enquanto as mulheres com quem estão aceitam isto, vão-se deixando estar.

Os playboys acham sempre que podem arranjar alguém melhor do que com quem estão e por isso mantém-se constantemente na zona cinzenta e não assumem coisa nenhuma. Estão sempre insatisfeitos. Normalmente, este tipo de homens chega aos 40 anos e cansado da vida que leva, casa-se com qualquer uma que esteja disponível e que não se importe que ele se tenha enrolado com metade do Zézebel e vá, das docas, quando estava entediado.

E o problema está então quando a mulher apanha pela frente um destes tipos de homem que referi que fogem das palavras “namoro” ou “relação séria”. As mulheres sabem-no e por isso evitam perguntar quando estão numa relação. Estão juntos há algumas semanas, vêem-se praticamente todos os dias ou telefonam-se, fazem fins-de-semana juntos, até que um dia, a inevitável pergunta surge por alguém: “Então vocês namoram?”. E ele antecipa-se e diz “estamos a conhecermo-nos” ou pior do que isto “ah, não! Somos só amigos”. E a mulher, tola, finge que está tudo bem, quando na realidade lhe caiu um balde de água fria em cima. A mulher aguenta-se ali, firme, porque além de estar apaixonada, acredita que isso é ser moderninha. Mentaliza-se para si própria que o que interessa é estarem juntos e afinal aquilo é só um jogo de palavras. Para a mulher “aquilo” que é namoro e uma relação séria, para um homem sempre foi um “amizade” especial. Um homem nem percebe bem o que “aquilo“ é mas deixa-se estar porque está bem e ela até aceita a situação. E pronto, se as coisas azedarem sempre está salvaguardado e pode sair-se com a desculpa brilhante “o problema não és tu, sou eu”. É melhor terminarmos por aqui, para não estragarmos a amizade” (aqui tónica na amizade!).

Pode eventualmente evoluir para um “ namoro” mas os primeiros tempos, às vezes meses, são dúbios. A mulher, ao contrário do que diz, quer tranquilidade, amor e rotina saudável. Se a rotina significar horas do fim-de-semana a ver jogos de futebol, sim, a mulher não quer rotina. Se a rotina for jantar fora todos os fins-de-semana, ou em casa à luz de velas, não me parece que achem chato ou que trocassem de caras por uma noite de disco e de bebedeira. Agora ir ao cinema, ir passear por um jardim ou comer um gelado, como diz, duvido que alguma mulher ache isso chato, a não ser que isso seja para cumprir “calendário” e esteja a fazer um frete tremendo. A mulher quer um amor “tranquilo” e não estar sempre com dúvidas existenciais. Não é preciso estar sempre com a adrenalina no máximo e drama. O amor tranquilo também é bom.

Por isso, Homem Invisível ou pertence a um dos grupos de homens que referi, ou vai procurar mulheres em sítios errados. Claramente andam aí erros de casting. A mulher que descreve é uma caloira universitária que está fora pela primeira vez e que quer absorver tudo ao mesmo tempo. A mulher que descreve não é uma mulher adulta ou então é uma mulher profundamente magoada com os homens estilo “Mosqueteiros”, “Peter Pan” ou “Playboy” que deve ter apanhado pela frente e então decidiu sair da norma por já não acreditar no amor. Mas também lhe digo, que ao homem tudo é permitido, a mulher que faça o que o homem faz é uma cabra insensível.

Desengane-se quando diz que as mulheres não querem homens normais. A mulher não quer um Ken para a sua vida, a mulher quer um homem que a faça rir, que a entenda, e que a faça sentir especial. A mulher normal quer um tipo normal e procura um reflexo de si mesma. A mulher que tem uma lista de requisitos muito grande e selecta em relação ao homem que quer ao seu lado, é bom que tenha a noção que deve ter também em si mesma todos os requisitos que procura noutra pessoa. Ou então é só parva e está desfasada da realidade. A mulher normal como diz, fica com estrias e celulite e com mamas descaídas. O homem normal, e isso esqueceu-se de referir, fica careca e barrigudo. Estamos quites, não lhe parece? Deixe-se lá de parvoíces.

Só para concluir, que o texto vai longo, as mulheres de hoje, no ponto essencial são iguais às mulheres de ontem ou às mulheres de amanhã. Querem apenas e só, alguém para amar e serem amadas.

Um beijinho,

Maria rabodesaia

2 comentários:

Madalena disse...

Ora nem mais, a conclusão é essa mesma :)

Blade disse...

Sua resposta foi "qse" boa, acredito q o texto se referia ao homem comum, akele q pede a mulher em namoro e ela o joga na friendzone, simplesmente prq a mulher de hj e dia qer aventura, qer emoção, e o homem comum ñ pode dar isso a ela, apenas o playboy e o cafajeste conseguem isso, então, seus argumentos são invalidos exatamante por isso, em nenhum momento vc mencionou o homem invisivel (talvez por ser invisivel msmo)mencionou apenas os estereotipos de homem q faz vcs perderem a cabeça, os promiscuos e cafajestes, pois so eles suprem suas carencias por emoções fortes