sábado, 1 de setembro de 2012

O Criativo

O nome Dele, acreditem, é o que menos interessa nesta história. Há pessoas que tiveram o privilégio de privar com gente ilustre, internacionalmente reconhecida, gente que mudou o rumo da civilização, eu tive oportunidade única de conhecer “ O Criativo” e melhor, partilhei a casa durante dois anos com ele!Falar Dele não é falar de um criativo qualquer, é nem mais nem menos do que o “autêntico”.

Mas antes de começar a definir o que é um “Criativo”, vou às origens do Mito.Ele ( o criativo) foi chamado para uma reunião do Centro de Emprego, após estar meses e meses desempregado, depois de ter tirado um proeminente curso da Etic ( não sei bem de quê) que dá equivalência ao 12º ano.
Chegou a entrevista e a psicóloga do centro que fazia as entrevistas disse:
-Bem, analisei o seu curriculum
(com o teu aspecto tísico de 50 kilos para um metro e 1,70 e tal, com essa roupinha que sinceramente.. já te mancavas - calça tamanho 34 a cair pelo rabo, all star podres vermelhos, riscado com canetas , camisola de carapuço verde e um gorro à BOB Marley na cabeça, barba por fazer de 5 dias, olhos de ganzado, cirroso ou coquinado, ou então tudo junto.... mudança de curso 3 vezes, em três cidades diferentes, curso na Etic ... nenhum emprego enquanto estudava, nenhum part-time... pouca iniciativa... não sabe fazer um "CV"... só me saem é cromos! )
...e tenho uma oferta de emprego para si!
- (Hum...publicitário na BBDO no mínimo.. 3000 euros de ordenado, mais extra, computador, telemóvel e carro da empresa, viagens pagas ao estrangeiro...Ui que bom!)
Então o que se trata?
- Bem, se calhar não é bem o que está a espera, mas é o que temos para si!
- (Hum...publicitário na BBDO, 2000 euros de ordenado, sem extras)
- O que temos para si é um emprego de COZINHEIRO DA TROPA!!
- O QUÊ?????!!!!!Está a gozar comigo?? Eu sou um CRIATIVO!

E .... o rapaz tem razão!! Afinal teve que se levantar as 4 da tarde para ir a entrevista( quando normalmente dormia até as 6 ), teve que por um aspecto ainda mais alternativo para a entrevista ( que esperava ser para a área da publicidade) e isso no limite.. é um tipo de ambição, no sentido, que Ele faz tudo para durar longos e vários anos, e demonstra ter um sentido grande de preservação da espécie “criativa”) logo, tem tudo para ter um futuro garantido e dourado!

A partir dai, percebi que era uma sortuda, por conhecer tal pessoa, que se auto- denominava sem o mínimo de pretensiosismo de “ Criativo”. Ser criativo, não é para todos. Ser criativo é um modo de vida, um criativo tem pensamentos “tão a frente” que são sempre incompreendidos, pelos comuns mortais ( não criativos). Isto em linguagem criativa, e resumindo é o chamado
“ pensamento lateral”.Um criativo, decididamente tem sempre uma opinião sobre tudo: da religião, à política, filosofia, história, futebol e qualquer tema da actualidade. E se na antiga Grécia se cultivava o dom da Oratória , o “ criativo” aplica sempre a técnica de “ desconversa”, “ Epa, não é bem assim!! ( hehe, já os calei!! Anormais do caraças, vão mas é para casa estudar!Toinossss!!) Andam intelectuais anos e anos a estudar assuntos, aparece o criativo e diz: Isso é “RELATIVO”. Essa é outra grande palavra que anda sempre na boca de um criativo que se preze. Assim com esse contra-argumento, consegue por sempre a colher em todos os assuntos. Basta dizer: “isso é relativo” e dizer, exactamente o contrário daquilo que alguém está a dizer!

Se Einstein inventou a teoria da Relatividade, o Criativo inventou a teoria do “Relativo”.

Outra característica do criativo é conseguir estar duas horas no banho e ter a preocupação de fazer para isso não transpareça. Isto é, é uma espécie de desleixo propositado. O criativo é desleixado com a sua imagem, ou melhor dá uma ideia de desleixado( Exemplo: aparar a barba para ter aspecto de 3 dias e não de 5)! Apesar das suas roupas serem todas de marca ( alternativa está claro), passa no Intendente às tantas da manhã, e ninguém lhe toca! Não é por ter um ganda caparro, nem tão pouco uma arma no bolso, simplesmente... passa bem por um deles.

Bem, terminei por hoje! Ou então não... isto é sempre Relativo!

(  Nota: Este texto foi por mim escrito em Janeiro de 2007 e foi agora recuperado)

Sem comentários: