quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Algo está podre no Reino

O que é que tem em comum o meu irmão, um futuro diplomata, o senhor vereador, e eu? Pois bem, partilhamos a mesma casa em Lisboa! Não é uma casa qualquer, é a CASA.
Tinha que fazer esta apresentação de uma vez por todas, porque muito provavelmente irão ouvir falar DA CASA. Quando falo da CASA, esta adquire personalidade como um todo ( personalidade jurídica), as opiniões são sempre DA CASA e não ninguém em particular. Além das ilustres personalidades da casa temos os ilustres visitantes DA CASA, os nosso amigos.

Considerações feitas, vamos lá ao que interessa!Estávamos a ver lá em casa os 100 portugueses mais importantes da História ( RTP1). Assisti com atenção aos primeiros 30. Sinceramente se a minha opinião do tuga já era má, mas pensava do tuga do Portugal profundo, daquele analfabeto ou iletrado, bigode farfalhudo e uma pança do tamanho do seu ego agora ainda é pior!!
E o problema é que o Tuga a que me refiro, não foi o Tuga que votou.

Analisemos isto, as pessoas que votaram tem que ter as seguintes características:

1- Costumam ver a RTP 1 ( o que significa que para verem a RTP não puderam ver a telenovela da TVI , nem a SIC, nem os canais por cabo).
2- Têm acesso à Internet ( e além de terem acesso à Internet, não usam só para o MSN ou para ver sites pornos e filmes no you Tube, sacar músicas e filmes)

Daí se pode supor duas coisas pelo menos:
As pessoas que votaram neste programa, não têm nada a ver com as pessoas que votam no”Canta por Mim”, “Circo da celebridades”, “Big Brother” e todas esses programas que apareceram por aí. A segunda suposição, e deriva da primeira, é que a votação, por esse sentido... não é minimamente representativa da população portuguesa.

Se o objectivo da votação de um reality show é um prémio monetário e fazer com que algúem tenha mais uns segundos de fama e viagem à borlex pela LUX, CARAS e afins, a dizerem o “ quanto amam este ou aquele” e na semana seguinte “ ele espancava-me” e na outra logo a seguir: “ Encontrei a minha alma gémea”, festinhas do croquete e sessões de autógrafos no Jumbo de Alfragide e lançamento em discotecas, etc.. aqui trata-se do reconhecimento pela excelência de alguém que não irá aparecer em revistas ( a maioria já morreu), não terá viagens pagas , não irá a festinhas do croquete nem tão pouco a sessões de autógrafo no Jumbo de Alfragide, nem a lançamento de discotecas. Assim é evidente que o público que votou é supostamente um público com uma cultura média alta, com acesso a informação, que se dá ao trabalho de votar pela Internet.. logo sai dos padrão do TUGA , TUGA!!

Se em relação aos 10 primeiros lugares é mais ou menos consensual , em relação aos primeiros 30 tem muito que se lhe diga. Eu não vou discutir o Figo, pronto!

Agora, José Mourinho (20 ) e Pinto da Costa (17), Cristiano Ronaldo?? Por favor! E deixam o Pinto da Costa sem a Carolina Salgado? A essa Senhora também devia lá estar, não fez muito por Portugal, mas fez com certeza a alegria de muitos meninos da claque dos super Dragões e isso é de louvar! Tenho que dizer que o Pinto da Costa foi uma surpresa, principalmente porque no meio de os não sei quantos milhões de benfiquistas não está lá contemplado o Sr. Presidente Luís Filipe Vieira (ups, eles fazem parte do Tuga bigode farfalhudo em 90 % deles, logo estão excluídos desta amostra !) .Mas pensando bem... depois do Carlos Cruz ter recebido um prémio nos globos de ouro de “personalidade do ano” e anos mais tarde ter sido preso por “práticas pedófilas” já acredito em tudo e , se calhar, o senhor Pinto da Costa, até merece lá estar!!

O José Mourinho, opa, não me lixem! O senhor é bom treinador, é o melhor do mundo, e nem vou discutir que mereça estar nos 100 primeiros lugares, agora se comparar com quem ficou atrás dele...Eça de Queiroz, Egas Monis, D. Dinis, acho bastante discutível, quando os feitos de um país se misturam com “feitos” meramente futebolísticos. A verdade é esta, ninguém no mundo vai mudar a opinião dos Portugueses só por causa do Mourinho ( 1a pessoa) quando a maioria dos que estão lá fora emigrados são os desgraçados dos padeiros ou então dos que arrumam quartos de Hotel....logo, ele não fez nada por “nós” no sentido da nação. E quem diz Mourinho diz.. Vitor Baía, diz Cristiano Ronaldo...

Eu sei que o grande problema é misturar-se alhos com bugalhos, é como misturar inúmeros de pratos de tamanhos, cores e feitios na mesma balança, mas com o mesmo peso! Mas o Programa foi assim feito e é assim que terá que ser analisado. ..

Quem ganhará o primeiro lugar agora? D. Afonso Henriques, Álvaro Cunhal, Salazar, Aristides Mendes, F. Pessoa, D. Henrique, D. João II, M. Pombal, Vasco da Gama?

E se este programa fosse feito na TVI:
Qual seria o Português mais importante? Teria o mesmo resultado que na RTP? Não me parece..
E pensado bem nunca seria feito um programa desses.. não dá audiência!! ( não há choradeira, nem pobrezinhos.. nem criancinhas maltratadas nem tao poucos velhinhos abandonados num lar!)

Seria mais : “ Qual o Moranguito mais importante de Portugal? ( e sim.. apresentado pela estridente Júlia Pinheiro)
... Algo esta podre no reino... e cheira a morangos!

2 comentários:

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.