quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

A Maria Autêntica

O que é que terá passado pela cabeça do pasteleiro que inventou a bolacha Maria?? Ah é tal, vou criar uma bolacha em homenagem a minha santa maesinha, por isso vou fazê-la á sua imagem... bem redonda e simplesinha!

Tosco do caraças!!! Não há bolacha mais reles do que a Bolacha Maria ( grande homenagem à mamã!!) não há minimercado do interior e do Portugal mais profundo e que não tenha pelo menos 2 marcas de bolachas Maria, a competirem entre si o título das "Autênticas"...

Discutir o que apareceu primeiro, se a Maria ou se a bolacha, nem se discute… Agora, eu nasci com o nome de uma bolacha ( ou a bolacha é que têm o meu nome) que jamais poderá competir com umas OREO ou com umas Belgas. E isso é chato: “ Tens o nome de bolacha” era o que os miúdos me diziam na escola! Pois bem...depois disso e de tanto me chatearem ficaram com a cara bem mais parecida com uma bolacha e com a mão bem marcada de uma “ Maria” autêntica! E assunto arrumado!

A Bolacha Maria, ainda tem conseguido mais ou menos sobreviver sem ser corrompida pelo modernismo ( ou então eu ando distraída) e ainda não vi por ai, bolachas Maria recheadas ou cobertas de chocolate. Quer dizer, há ai umas Maria Choc e umas a imitar, chamadas bolachas “ Manel”… Por favor… ir ao mini- mercado comprar bolachas “ Manel”?? Nem sei como é que são!! Mas agora, pensando nisso…também há sexo nas bolachas? (Ah !!Esta bolacha sabe a macho!! Será esse o motivo de tal escolha?)

O que eu gosto na bolacha Maria é que não há bolacha mais democrática! Qualquer pedante com 30 cêntimos no bolso consegue comprar um pacotito delas. Não é das melhores, mas mantêm-se igual a si mesma!Não pretende ser mais ser mais do que isso, não pretende ascensão, não pretende um nome mais queque acabado em “inha” ou “ecas”! Tosca, redondinha, reles, baratinha , inconfundível… está aí para as curvas, e querem apostar que é eterna?

1 comentário:

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.