quarta-feira, 23 de maio de 2007

Piada ou Anedota?


Não há Português nenhum que ainda não tenha contado uma piada sobre a licenciatura do nosso primeiro Ministro. Tem servido de assunto em todo o lado e anda a vadiar por todas as casas deste país, barbearias, mercearias e um pouco por todos os lugares.

As anedotas refinaram-se e já não é a “ Matumbina “ e o “ Tiburcio” que andam na boca do povo, mas é mais precisamente o nosso Primeiro Ministro… hesito em colocá-lo como Engenheiro… mas com toda a reverência que merece, aqui vai: Senhor Primeiro Ministro José Sócrates.

Com tantas piadas ao nosso Primeiro Ministro, ainda há alguém que se ofenda e lance um processo disciplinar instaurado a um funcionário da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) por este ter feito um comentário sobre a licenciatura de José Sócrates.
( mais um , pensei eu…)

Das duas uma, ou a senhora não tem acesso a maioria das piadas que circula por ai inclusivamente pela classe política (como por exemplo quando o ministro invocou a condição de Engenheiro civil, inscrito na Ordem dos Engenheiros para defender a OTA)
ou então decidiu chocar-se com o já “ inchocável” e tomar as dores do nosso Primeiro Ministro.

Segundo se consta a frase que o ex deputado alega (adoro esta palavra) ter dito a um colega é qualquer coisa como “Se precisares de um doutoramento tens que enviar por fax”. Mas suponho que não seja a mesma frase que recai a acusação porque a directora geral da DREN visto que fala de “ insulto”. Ou será que se picou mesmo com esta frase? Será isto insultuoso? E a senhora não achou não achou gracinha nenhuma?

Se calhar levanta-se aqui uma duvida semântica do que é”anedota” e o que é “piada”.
Piada pensei eu… é quando é dito pelos apoiantes do primeiro Ministro, e ai é permitido rir muito… é piada….!Anedota é quando é dito pelos opositores, ai, já é “ jocoso” e dá direito não a umas risadas, mas por outro lado, a uma suspensão e processo disciplinar ao género “ Toma lá a ver se aprendes!”

O líder do PS/ Porto Renato Sampaio, defendeu que esta suspensão é” Um procedimento absolutamente normal”… quase que me enganava…estamos mesmo em que ano? Que Regime político é o nosso?

Ou está tudo perdido ou há aqui uma grande trapalhada com os conceitos de “piada”, “anedota” e “normalidade”….eu diria que devíamos ir todos para a Independente tirar um cursinho, deste modo pode ser que venhamos todos formatados com os conceitos a bater certo e a bater na " mouche" da graça e não da desgraça..

Para quem não tiver tempo de ir lá ao cursinho" reapreender conceitos" não se preocupem...pode ser que mandem os testes por fax para fazer em casa.

É malta amiga, pelo que dizem!
-------------------------------------------------------------------------------------

PS1:

Parece que a frase" jocosa" não é bem essa, "alegadamente" será outra:
"Estamos num país de bananas, governado por um filho (....) de um Primeiro-Ministro"

Tb já ouvi outra versão da frase " alegadamente" dita:
"Estamos numa República das bananas, governado por um PM sacana"... ( Esta aqui até quase que rima!Boa, boa!).

.... ok... ( é mesmo necessário "reaprender conceitos"...)



PS2:
Espero que não considerem "Jocosa" a Fotografia colocada... qualquer semelhança é pura ficção!( juro!!)

7 comentários:

Ticha disse...

Cara Mery,

Permintes-me um reparo?! O fax está "demodé" e fico a aguardar os testes no meu e-mail...

Rabodesaia disse...

Cara Ticha,

Será que foi por causa disso que a senhora se sentiu que foi um insulto?

Bom.... não custa tentar:
"Se precisares de um doutoramento tens que enviar por e-mail!" ( piada nº 1... não anedota)


Se não tiverem tempo de reapreender conceitos, pode ser que mandem os testes por mail.
( piada nº 2... não anedota)

João J. disse...

Estamos lentamente a voltar ao antigo regime... censura, proibição de falar mal do Estado (nem em anedotas), presos políticos (ainda não, mas já não falta muito, para já são apenas multas e suspensões), e ditadura (houve alguém há uns anos que disse que nem todas as promessas são para cumprir)... é a escumalha política que temos. Volto a sugerir: vamos buscar tantos jogadores da bola e outra mão de obra necessária ao estrangeiro, para quando a importação de políticos?

Bottled (em português, Botelho) disse...

Cara engenheira rabodesaia,

O único que eu, assim de repente, se poderia considerar ofendido com a publicação da foto era o Adolfo.

Hic Hic Hurra

Luís Nogueira disse...

Heill Socrates LOLOL - Agora a sério, esse socrático está a transformar a administração pública na PIDE do sec. XXI...Não sei onde anda o Provedor de Justiça nestes casos!!!

Inspector Serôdio, José Serôdio disse...

Zig Heil! Zig Heil! Zig Heil

Malu Almeida disse...

Cara Engenheira Mary,
vimos por este meio informá-la de que acabou de ganhar um diploma de doutoramento em Engenharia Independente. Oferecemos também uma viagem à Republica das Bananas, que é como quem diz, depois da trabalheira para tirar tal diploma, está mesmo a precisar.

Com os melhores cumprimentos,
Engenheira Inês