quarta-feira, 30 de maio de 2007

Política de Rigor ou uma Política Pró- Bufos?

Hoje houve greve geral! Nem com terror da " black list socrática" me pareceu com menos adesão das outras vezes, pelo menos fiquei com essa ideia...

Aqui por Lisboa vê-se bem que está em greve….é só olhar à nossa volta e ver um monte de gente ainda com um ar mais tresloucado do que no dia- a dia, ver mais do que o normal de pessoal a falar sozinho e a gesticular como se tivesse com alguém ao lado e temos o primeiro prenúncio que há greve… Depois o cheiro a lixo não engana: é cheiro a greve!

Vê-se filas intermináveis de carros a cercar todos os pontos da cidade, filas de gente à espera dos transportes públicos (os de reserva e que asseguram os serviços mínimos).

A cara das pessoas que os esperam parece já ter vindo treinada de casa, é a cara da seca antecipada, a antecipação do terror que é apanhar um autocarro ( o bendito autocarro) num dia de greve!

E quando chega não deixa de ser um bombom envenenado, porque vem à pinha de gente, com direito a testas pregadas aos vidros do autocarro e um cheiro a humanidade acentuado.

Há sempre um chico esperto que tenta furar a fila, que não se arrelia com os bocas afiadas dos que estão atrás, e essa chica espertice... pode sair-lhe cara! sim… habilita-se a levar uma sova valente e a ir parar ao hospital a chorar de dores … para aprender a gramar com civismo a fila nas urgências num hospital!( Que também está em greve!).

Há também ainda os resistentes que se tentam enlatar desesperadamente num autocarro a quadriplicar a lotação máxima. Não há grande hipótese, é um facto!

Pois bem, de loucura já me chegou na greve anterior em que para piorar o cenário caótico, estava a chover a potes.Desde esse dia que percebi que dia de greve é um dia para não fazer greve às pernas… e toca a andar!

Hoje deixei-me de ingenuidades e saí a pé de casa....(A greve é um direito constucional... pensei! e não foi por isso que fiquei menos lixada!). Contudo, a distância não era assim tanta , e nem os saltos altos da praxe me intimidaram, e siga “ á la pate”, e cheguei mais rápido do que se tivesse à espera de certeza absoluta!

Pelo caminho fui ouvindo comentários relativos à greve… “ é uma vergonha!”, “ acho muito bem! ”, “ isto vai de mal a pior”, " Isto parece que voltamos ao fascismo", " Isto é política de Rigor"...

Há sempre os “comentadores políticos” das filas intermináveis dos autocarros que falam coisas indecifráveis ( eu não percebia nada)com tanta convicção que poderiam fundar uma Igreja que teriam sem dúvida súbditos e a “dízima” de algumas centenas de pessoas a pingar no bolso todos os meses…passou-lhes um talento ao lado. E há tambem os sindicalistas que falam dos "bufos" e dos "fura -greves" que estão à espera do rebuçado pela "boa conduta" , " prontos a mandar a facadinha no colega".

Ouvia-se elogios ao governo e críticas a estourar por todos os lados… e as opiniões dividem-se. Os números da adesão, esses, como sempre nunca são consensuais. Fazendo uma média entre os números dos sindicatos e do governo, talvez teremos um valor aproximado...

Mas uma coisa é certa, desta vez, os tentáculos do nosso PM estão à mostra ( quer a listagem dos grevistas) e está em braço de ferro com os sindicatos. Esta questão leva-nos a questão da " inconstitucionalidade" da medida. Simplesmente Rigor? Ou uma política de Pró- bufos?( Fico com o que me parece...)
A ver vamos!

------------------------------------------------------------




Ps: O que eles ( os grevistas e os sindicatos) conseguiram com a greve... eu não sei! Eu cá fiquei com uma dor nós pés, e tramada por não ter transportes...
Quando ainda hojé é anunciado o despedimento de 700 pessoas na Delphi.. não deixa de ser irónico uma greve geral!(Dá Deus Nozes...)

2 comentários:

Ticha disse...

Sem dúvida que a medida da lista dos grevistas é uma inconstitucionalidade e nem vai muito ao encontro de um governo rosinha...mas ao que levam as greves? o que esta malta ganhou com a greve? além de lixar a vida a quem tem de trabalhar, claro....

João J. disse...

nem me apercebi que havia greve... demorei menos tempo a passar a ponte, do que nos outros dias... e depois ao fim do dia ainda foi mais rápido.. e chego a casa, é só guerra de números.. o governo com uns e os sindicatos com outros..