quarta-feira, 27 de junho de 2007

Acredita, tu consegues!



Este é o anúncio do American Express que há uns meses passava na televisão…. O primeiro prenuncio do que vinha para ai. Será?
Aventurou-se, viveu…fez fortuna, teve sucesso!
(...)O que te falta é um pequeno gesto.
Acredita, tu consegues!!”


Fui buscar este pequeno anúncio a propósito do Senhor que todos falam: Joe Berardo!E falar de Joe Berardo é falar de imensa coisa, é falar de vinhos, falar de desacatos com o Governo, é falar do benfica.. do Rui Costa e OPA, é falar do Museu Berardo que foi inaugurado ontem.

A propósito disso, cheguei à conclusão de que a cultura não é apenas uma questão de elites é também uma questão de modas.

A mediatização do museu, do próprio Berardo foi publicidade positiva para si.
A mim pelo menos aguça-me a vontade de ir lá ver a exposição, e de ir o mais depressa possível...é uma questão de modas está claro, isto a ter atenção aos numeros astronomicos de visitas nas últimas 7 horas: 12 mil pessoas!

Mas mesmo admitindo que seja uma questão de modas, que mais de metade daquelas pessoas sejam da brigada do croquete e os fura salgadinhos, pouco interessa...não difere muito dos que visitam carradas de museus no estrangeiro, não em busca dos salgadinhos... mas em busca das fotos da praxe num museu qualquer. Além dos realmente interessados e entendidos na matéria, há outra parte que até vai sem fé nenhuma e sai de lá rendido... e isso já é um progresso!

O homem de negro ( Joe) tem uma mente iluminada com uma visão de economicista.
Ele é a prova Marxista de como o dinheiro gera dinheiro( ou melhor milhões).Não dá ponto sem nó e o que dá é tão forte como o nó de marinheiro. Já está naquela fase que não ambiciona apenas dinheiro, mas reconhecimento social e um lugar na história. Chamemo-lhes... vaidade social!

Joe Berardo já prometeu entradas grátis para os funcionários públicos e para os sócios dos principais clubes… bom golpe!

Quando Jardim bater as asas madeira fora...será que cometerá a loucura de tentar a ocupar o “ trono”? A acreditar pela imprevisibilidade do homem, pelo slogan do anúncio, e pelas imagens que passaram já está bem posicionado… tem um lugarsito sentado, e a frase essa não lhe sairá certamente da cabeça:
“ Acredita, tu consegues!”


PS: Além da vaidade social …tinha que acrescentar isto ( thanks Nuno;))… é um “terrorista”, quase todos os homens de negócio o são… e quem disser o contrário.. meu amigos…. ( de boas intenções está o inferno cheio). A sua téncica preferida é a destabilização, é o Rosbespierre das empresas ( BCP, Benfica, Sogrape). Não voam cabeças, mas quase… com o objectivo de pertubar para reinar, e de sacar uns bons milhões.Um bluffer, um óptimo jogador de poker, para alguns...que faz com que valorize tudo o que mete a mão ( as obras de arte.. segundo alguns estão valorizadas muito acima).
Marketing pessoal, o que quiserem! Blafejado de sorte, chica espertisse, sacanisse ou inteligencia ... é o homem que se fala... o Homem do momento.

3 comentários:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Cara vizinha rabodesaia,

Olhe que é bem provável que, findo o reinado do Alberto João no Jardim que é a Madeira...

O que só me faz concluir, com a inevitabilidade do costume, que na política só estão as verdadeiras peças de museu...

Acreditem, porque eles conseguem sempre um lugar no poleiro.

Hic Hic Hurra

Ticha disse...

Estou a interiorizar "acredita, tu consegues"....

MiSs Detective disse...

houvessem mais assim em portugal. o mundo é dos espertos e portugal nao esta nas maos desses, antes estivesse.