terça-feira, 10 de julho de 2007

Os Queijinhos Frescos


Sempre que me lembro de meninos da mamã lembro-me daquele grupo infantil: Os Queijinhos Frescos com a Ana Faria. E lembro-me disso porque quando era miúda pensava mesmo que a Ana Faria era mesmo mãesinha daqueles miúdos todos.

Pensava muitas vezes em como ela tinha sorte em ter filhos que cantavam como rouxinóis enquanto a minha mãe tem três filhos que cantam como canas rachadas! Enfim, cada um nasce para alguma coisa, e a minha voz é óptima para espantar pardais.

Enfim… mas peguei na Ana Faria e nos Queijinhos Frescos…e já agora no meu handicap por um propósito: tem tudo a ver como uma conversa clássica que tive ainda há poucos dias com uma amiga minha: gajos! Mas dentro da classe de “ gajos” a conversa direccionou-se para os “ gajos” meninos da mamã …. que são carinhosamente apelidados por mim, como “ queijinhos frescos”. ( está explicada a excelente associação de ideias).

O "queijinho fresco" é por minha definição um gajo que está sempre agarrado a saia da mae ( Pode ser a Ana Faria ou quem quiser) e que a mamã faz a questão de educar o seu menino como o seu " ai jesus" em que não lhe é permitido fazer nada em casa. Nada é mesmo nada! Coitadinho não é?

O problema do "queijinho fresco" júnior é que os anos passam e depois está de tal modo habituado a não fazer nada, que se torna normal a presença da mão invisível que como por magia aparece com tudo feito!

Ou seja o "queijinho fresco" é aquele que ainda nem chegou ao estatuto de Danoninho (“ainda falta mais um bocadinho assim” )quanto mais para atingir o patamar de um queijo curado!

O “queijinho fresco “ de refinado só tem o nome que lhe dei. Porque no fundo não passa de um grunho ( ele não tem culpa, ou pelo menos não totalmente) que acha que a mulher tem a obrigação de fazer comida, lavar a roupa, passar a ferro, aspirar a casa, enquanto ele está a frente da televisão…. A praticar “ machesa” que é não mexer uma palha…

Ele é o “ macho” da casa e a mulher a fada. Diz a alto e a bom som que quem manda em casa é a Patroa ( esse nome é muito bom), mas que quem manda nela é ele! A desculpa para não fazer nenhum está na ponta da língua… “ eu nunca fui habituado a fazer isso! A minha mãe é que fazia tudo”.

Mas o grunho, o "queijinho fresco" ou o diabo que o valha tem razão: ele não tem culpa….a culpa é nossa! "Nossa" das mulheres que fabricamos a bomba atómica dentro da própria casa sem que nos demos conta! O " nosso papel" de limagem psicológica começa precisamente ai... ou então está tudo perdido! “Nossa” no sentido de que nós, um dia futuras mães incutimos constantemente o “ papel” masculino e feminino,
Não me lixem!

Não tenham medo que os filhotes não ficam gaysolas se ajudarem a levantar a mesa, ou a limpar o pó, ou fazerem a cama. Ok? Que eu saiba os feijões verdes também fazem isso tudo no quartel e vá lá alguém ferir o orgulho “verde tropa” a dizer que isso não é de homem que leva logo uma belinha!

Por isso, futuras maesinhas de "queijinhos frescos", ou maesinhas que ainda estão a tempo de remediar e torná-los em queijo curado… por favor, deixem-se de cantigas e deixem isso para a Ana Faria e para os rouxinós fadunchos. Por favor... ponham-nos a trabalhar.

4 comentários:

Ticha disse...

Os queijinhos frescos são uma raça tramada.....

Bottled (em português, Botelho) disse...

Caras vizinhas,

Desconfiem de todos os meninos da mamã que se chamem Bruce. Porquê? Por causa da Brucelose!

Hic Hic Hurra

Rabodesaia disse...

Pois é caro vizinho,

Também já ouvo dizer para desconfiar de todos os meninos da Ota... os otários!
mas isso são as más linguas!! e eu prezo muittttto o meu lugarsinho no céu!

João J. disse...

Epá com esta descrição.. devo ser um queijo daqueles de Serpa, que se conseguem abrir so a escopro e martelo...

sou um gajo pouco exigente... so tenho algumas lacunas no que respeita ao passar a ferro.. de resto... ja tenho os cursos todos... alguma das meninas me ensina a passar a ferro?? ;)