terça-feira, 31 de julho de 2007

Sorte e azar

Quando alguma coisa tem que correr mal, correrá e correrá da pior maneira, causando o maior dano possível.

Esta é uma das leis de Murpyh mais conhecidas.quem nunca passou por uma situação em que pensa... porque é que sai de casa hoje?

Se imaginarmos as mais diversas situações em que passamos e se fizéssemos uma analogia com um jogo de ténis, diríamos que há situações inacreditáveis em que a bola bate na rede e um ganha e o outro por consequência … perde. Depois há outras situações em que a bola parecia não passar a rede e acaba por passar “milagrosamente” para outro lado.
Quando essas situações acontecem nós dizemos que foi “ sorte”, ou então que foi por um “ triz”.

Há uma margem sustentável para quase toda a gente e que permite a coexistência do “ azar” e da “sorte” na ponta da língua. Enquanto se a vitória ou a derrota for inequívoca não há volta a dar! E todos os argumentos que se possam dar ou demonstram no mínimo um mau perder… e uma dor de cotovelo tremenda.

Nesse caso num caso de um falhanço não há nada a fazer, se não admitir a “ mea culpa” e seguir em frente! É que “pegar” com o azar e com a sorte, com os anjinhos e santinhos … e sei lá mais ou que… não resulta, e isto porque? Porque margem do “ sobrenatural” socialmente aceite quase por todos simplesmente desaparece.

A grande questão que coloco é então: o que é que é melhor, isto é, o que é que será mais reconfortante, falhar por muito ou falhar por pouco? Perder mandando a bola contra a rede? Ou perder por uma abada descomunal? Chumbar com 9? Ou chumbar com 5 ou 7?

A questão é, a quem meter a culpa? A quem espetar o dedo indicador quando a falha está na cara que foi inteiramente nossa? Quando a lengalenga da sorte e trá- lá-lá não pode nem por sombras vir á baila?

A “ falha por pouco” faz-nos pensar que somos uns azarados, mas retira-nos dos ombros uma quota parte de culpa, o que é reconfortante de certa forma....Enquanto se tem alguém ou alguma coisa ou alguma “entidade” para dividir a culpa é uma parte de nós que no fundo agradece.

A” falha por muito” tem por consequência um dedo esticado apontado para nós. Não foi um falha, foi um falhanço… mas ao menos não se é azarado, tem se falta de jeito! Há Azar quando há uma coincidência que nos é nefasta, há nabice quando há um tendência frequente e geral para a asneira.

Como é óbvio entre a vitória e a derrota ninguém prefere a derrota… contudo entre o falhanço total e a “ falha por um triz”, talvez prefira não meter a sorte ao barulho e opte pelo "falhanço total" É que reconhecer que além de azelha se é azarado é duplamente mau!A "azelhice " contorna-se e treina-se, a " sorte" vai e vai sem pedir licença.

Então assumindo que dentro do mau, prefiro um falhanço total...esperemos contudo ter a "sorte" ( e que esta não me abandone) de quando isso acontece, nos termos lembrado de ter colocado um tapete vermelho para tornar a queda mais fofa… assim, dá-se uma queda redonda , mas será indubitavelmente uma queda com todo nível e requinte!

3 comentários:

Ticha disse...

Nestas coisas não gosto muito de me manifestar! A sorte tal como as marés vai e vem, e acrescento que a sorte e as oportunidades andam de mãos dadas....

Anónimo disse...

ALGUÉM ME SABE DIZER O QUE É FEITO DA TICHA?
DESAPARECEU DO MAPA?
E EU QUE TENHO SAUDADES DELA.
DIGAM-LHE QUE VOLTE.
O ANÓNIMO

Guidinha disse...

Com um silêncio tão prolongado, pensei que estavas algures à beira mar, a aproveitar o calor que se tem feito sentir nos ultimos dias.
Eu bem que gostava, mas continuo a gratinar diariamente a caminho do alentejo.
Já em relação à sorte e ao azar.... como pessimista de carreira, comigo o que pode correr mal, corre o pior possivel! Assim, tenho tendência a pensar que tudo me vai correr mal, e quando não corre, fico super contente! Há quem lhe chame masoquismo mas eu prefiro dizer que se trata apenas de nivelar as expectativas por baixo...
Mas acho que vou seguir o teu conselho e passar na "Tricana", em busca de um tapete vermelho fofinho, portátil, que me ampare as quedas em grande estilo... :P